Voltar para o blog

Entenda o que é o tipo de contrato de trabalho Verde e Amarelo

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 04/12/2020
Entenda o que é o tipo de contrato de trabalho Verde e Amarelo

Gestão

A dificuldade de conquistar o primeiro emprego enfrentada pelos jovens brasileiros não é uma novidade. Haja vista que, entre os pré-requisitos para o preenchimento das oportunidades anunciadas, normalmente, as empresas listam a experiência prévia na função a ser desempenhada.

Em razão desse cenário, foi publicada a MP 905/2019, também chamada de Medida Provisória do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. Ela estabelecia a diminuição dos encargos trabalhistas arcados pelos empregadores, com a finalidade de fomentar a contratação de jovens, criando uma modalidade de contrato de trabalho.

O intuito, conforme afirmava o Poder Executivo, era reduzir a burocratização das contratações, facilitando o alcance da primeira oportunidade de emprego por aqueles que nunca tiveram a sua carteira assinada.

Embora em 20 de abril do ano de 2020, o Presidente Jair Bolsonaro tenha anunciado a revogação da MP, ele afirmou que uma nova medida será editada para tratar da mesma finalidade. Sendo assim, vale a pena entender as especificidades do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e o seu funcionamento, que é o que abordaremos neste conteúdo. Boa leitura!

A que se destinava o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo?

A modalidade, que havia passado a vigorar em 1 de janeiro de 2020, destinava-se à criação de novos postos de trabalho para indivíduos que estivessem na faixa etária entre 18 e 29 anos, visando o registro do primeiro emprego.

Inclusive, vale ressaltar que a MP que a instituía previa que o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo era aplicável a qualquer atividade, de caráter transitório ou permanente, e para a substituição, de forma temporária, de colaboradores permanentes. O prazo limite para tais contratações era de 24 meses.

Quais eram os requisitos para a contratação sob a nova modalidade?

No caso de contratação de jovens colaboradores sob a modalidade do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, era necessário observar alguns requisitos, como os exemplificados abaixo:

  • a oportunidade de emprego deveria ser o primeiro registro em CTPS e o trabalhador, como dito, deveria ter entre 18 e 29 anos;
  • a contratação sob essa modalidade aconteceria, de forma exclusiva, para novos postos de trabalho e ficaria limitada a 20% do total do quadro de pessoal da corporação;
  • o salário do trabalhador não poderia ser maior que o valor correspondente a um e meio salário mínimo nacional, havendo segurança quanto à manutenção do contrato trabalhista em caso de aumento, após os 12 meses de contratação.

Quais eram os direitos trabalhistas assegurados?

Diferentemente do que é estabelecido no contrato de trabalho convencional, no Verde e Amarelo, ao fim de cada mês (ou de outro período determinado pelas partes, desde que não inferior a esse intervalo), o jovem trabalhador teria direito a receber, de forma imediata, o pagamento das seguintes parcelas:

  • 13º salário proporcional;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço sobre a remuneração de 2%;
  • férias proporcionais, com o adicional de 1/3 previsto na Constituição;
  • salário-base.

Quais eram os benefícios em termos econômicos para as empresas contratantes?

Às corporações que se utilizassem do novo modelo de contratação eram garantidos os benefícios elencados a seguir:

  • diminuição de 8% para 2% da alíquota correspondente ao FGTS;
  • redução da multa sobre o FGTS pela metade, em caso de extinção do contrato trabalhista;
  • isenção do pagamento da contribuição previdenciária patronal, das contribuições sociais destinadas ao Sistema S e do salário-educação.

Essas foram algumas informações sobre o funcionamento e as peculiaridades do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, incluindo as vantagens econômicas para as empresas que contratassem sob essa nova modalidade. Embora às contratações realizadas após o fim da validade da MP não possam ser aplicadas essas regras, os acordos que foram estabelecidos durante o prazo de vigência foram mantidos e, por essa razão, é importante entender todas as particularidades relativas a esse modelo.

Este conteúdo foi útil? Se sim, continue a acompanhar as nossas próximas publicações. Basta curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novas postagens!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais