Voltar para o blog

Como reduzir a burocracia auxilia na gestão documental da empresa?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 27/01/2020
Como reduzir a burocracia auxilia na gestão documental da empresa?

Gestão

Todas as empresas, independente do ramo de atuação, lidam com uma grande quantidade de informações, que se concentram em documentos, formulários e arquivos em geral que fazem parte da rotina diária da organização. Todos esses procedimentos geram burocracia na gestão documental da empresa. Em alguns aspectos, a burocracia pode ser algo positivo para garantir a segurança e sistematizar as operações. No entanto, há momentos em que ela pode se tornar prejudicial à empresa, onerando as atividades e deixando-as mais lentas e obsoletas, afetando, assim, a produtividade da equipe. Quer saber como reduzir a burocracia pode ajudar na gestão de documentos da empresa? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como a redução da burocracia gera impacto na gestão documental?

Desenvolver a redução da burocracia na gestão documental ajuda a empresa a se manter organizada e atualizada, acompanhando as inovações do mercado e atendendo melhor as necessidades do cliente. De modo geral, a prática evita a estagnação e o engessamento das atividades. Além disso, contribui para o aumento da objetividade dos processos, com redução da documentação desnecessária. Isso proporciona mais rapidez e precisão, tornando a gestão mais eficiente. Cabe ressaltar que outras vantagens também podem ser destacadas ao reduzir a burocracia, como: otimização do tempo para atendimento aos clientes, redução de retrabalhos, aumento da produtividade diária e baixo índice de reclamações.

Quais as principais formas de reduzir a burocracia em uma empresa?

Confira, a seguir, as principais maneiras de reduzir a burocracia em uma empresa.

Faça um mapeamento de todos os processos

O mapeamento é basicamente uma maneira de organizar os processos da empresa, por meio da determinação de procedimentos, prazos, cronogramas e metas que otimize o fluxo de trabalho. Essa etapa é fundamental para a empresa, pois permite que os processos sejam revisados e acompanhados, para que os gargalos sejam identificados e as melhorias sejam implantadas. Além disso, o mapeamento elimina o excesso de centralização do comando, que, além de aumentar a burocracia, gera ineficiência operacional. O ideal é que a equipe adote uma postura colaborativa em que todos trabalhem juntos e tenha autonomia nas operações.

Elimine os processos que não são realmente necessários

Há uma série de processos em todas as empresas que garantem resultados específicos. Entretanto, alguns deles são imprecisos e desnecessários, já que aumentam a burocracia e afetam negativamente a produtividade. Dessa forma, é necessário classificá-los de acordo com sua utilidade, buscando separar os que são úteis e eficientes e os que precisam ser eliminados. Ao agilizar esses processos, a empresa pode se diferenciar diante da concorrência, agregando maior produtividade e ganhando tempo no fluxo de trabalho.

Trace um cronograma

Muitos processos são arquivados ou esquecidos porque se perdem no meio dos percursos burocráticos. Por esse motivo, é crucial elaborar um cronograma com prazos e etapas bem definidas. Assim, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e cumprimento das atividades.

Adote ferramentas tecnológicas

Aderir à transformação digital é uma excelente opção para a gestão documental de uma empresa. Com ela, é possível abrir mão da papelada e adotar sistemas digitais mais eficientes que potencializam os processos. Digitalizar documentos e armazená-los em nuvem, por exemplo, é uma opção viável para reduzir o excesso de burocracia por meio da tecnologia, além de economizar tempo e dinheiro à empresa. Por fim, reduzir a burocracia e otimizar a gestão documental é um desafio diário. Para isso, a empresa deve avaliar novas formas de manter a produtividade dos colaboradores e buscar soluções inovadoras que facilitem a rotina da empresa. Gostou do nosso artigo? Então aproveite e compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a dominarem o assunto. Vamos lá!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Urgência de tratar os dados como um ativo estratégico" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas

Segurança

Informativo SGSPI: Indicadores e Métricas
Leia mais