Voltar para o blog

5 práticas ideais para uma boa gestão de pessoas na empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 08/07/2020
5 práticas ideais para uma boa gestão de pessoas na empresa

Gestão

Você já ouviu falar em gestão de pessoas? Ela é responsável por cuidar do capital humano de uma empresa, de forma que os objetivos e expectativas dos colaboradores estejam alinhados com as metas da organização. Dentre outros benefícios, com um bom gerenciamento é possível aumentar a produtividade e motivação dos funcionários.

Mas afinal, como é possível fazer uma boa gestão de pessoas na prática? A seguir, listamos 5 dicas que podem te ajudar a implantar esse sistema de forma eficiente no seu negócio. Continue a leitura, confira e inspire-se!

1. Melhore o ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho influencia diretamente na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, na sua produtividade. Mas o que a maioria dos gestores ainda não sabe é que eles são um fator decisivo para isso.

Crie um ambiente positivo, estimulando a participação, valorização e o reconhecimento dos seus funcionários. Além disso, a interação dos gestores com os colaboradores — e, até mesmo, o seu humor — também é capaz de definir o clima do escritório durante todo um dia de trabalho.

2. Incentive a construção de relacionamentos interpessoais

Gerir uma equipe não é uma tarefa fácil. Mas quando os seus colaboradores estão conectados esse processo pode ser muito mais leve e produtivo. Na prática, isso significa que os relacionamentos interpessoais dentro da empresa importam e devem ser incentivados — sempre de forma positiva.

Lembre-se de que sua equipe é formada por pessoas, com vontades e histórias de vidas diferentes. Crie ações e momentos que estimulem a colaboração, respeito, confiança e principalmente a empatia entre os colaboradores.

3. Ofereça treinamentos

Ajude a sua equipe a crescer e desenvolver novas habilidades a partir de cursos e treinamentos de capacitação. Esse tipo de ação costuma ser bem recebida entre as equipes e traz resultados positivos também para a sua empresa como um todo.

Quando você investe em treinamento para os seus colaboradores está mostrando que se importa com o seu desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional, e isso faz com que eles se sintam reconhecidos e valorizados.

4. Desenvolva uma cultura de feedback

Incentive sempre o diálogo entre as equipes e faça reuniões de feedback frequentemente com os seus colaboradores. Esse tipo de prática gera resultados positivos a curto e longo prazo e evita falhas de comunicação entre as partes.

A dica é que você converse com os funcionários individualmente e seja sempre justo e franco em suas colocações. Lembre-se de elogiar o bom desempenho, pontuar o que precisa ser melhorado e, o mais importante: ouvir o que eles têm a dizer.

5. Otimize a comunicação interna

Uma comunicação interna ineficiente pode trazer muitos problemas para uma empresa e afetar diretamente a gestão de pessoas. Por isso, é importante que os gestores saibam como se comunicar de maneira efetiva com todos os integrantes da sua equipe, independentemente do canal utilizado para isso.

Lembre-se de que uma boa comunicação interna é essencial para manter a sua equipe engajada e motivada com suas atividades.

Gostou das nossas dicas? Quando lidamos com pessoas é importante ter sempre em mente que alguns erros simples — como a desvalorização de um funcionário ou o incentivo a disputas internas, por exemplo — são capazes de prejudicar diretamente a estratégia do seu negócio. Por isso, é preciso evitá-los ao máximo.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de pessoas, confira o nosso próximo post e descubra a importância do Big Data para a área de recursos humanos.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais