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5 práticas ideais para uma boa gestão de pessoas na empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 09/07/2021
5 práticas ideais para uma boa gestão de pessoas na empresa

Gestão

Você já ouviu falar em gestão de pessoas? Ela é responsável por cuidar do capital humano de uma empresa, de forma que os objetivos e as expectativas dos colaboradores estejam alinhados com as metas da organização. Dentre outros benefícios, com um bom gerenciamento é possível aumentar a produtividade e motivação dos funcionários.

Apesar de não ser tarefa fácil, a adoção de boas práticas de gestão de pessoas nas empresas permite a constante evolução dos colaboradores e facilita as operações diárias do negócio, para que os objetivos e as metas organizacionais sejam cumpridos adequadamente, impactando, assim, nos resultados da empresa.

Mas afinal, como é possível fazer uma boa gestão de pessoas na prática? A seguir, listamos 5 dicas que podem te ajudar a implantar esse sistema de forma eficiente no seu negócio. Continue a leitura, confira e inspire-se!

1. Melhore o ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho influencia diretamente na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, na sua produtividade. Mas o que a maioria dos gestores ainda não sabe é que eles são um fator decisivo para isso.

Lembre-se de que quanto mais leve e amigável for o ambiente de trabalho, menos será necessário lidar com conflitos entre a equipe, ou pior, com a alta rotatividade e o absenteísmo como consequências de desmotivação. 

Por esse motivo, o ideal não é promover a competição entre os membros, mas sim a cooperação. Crie um ambiente positivo, estimulando a participação, a valorização e o reconhecimento dos seus funcionários. Além disso, a interação dos gestores com os colaboradores — e, até mesmo, o seu humor — também é capaz de definir o clima do escritório durante todo um dia de trabalho.

2. Incentive a construção de relacionamentos interpessoais

Gerir uma equipe não é uma tarefa fácil. No entanto, quando os seus colaboradores estão conectados, esse processo pode ser muito mais leve e produtivo. Na prática, isso significa que os relacionamentos interpessoais dentro da empresa importam e devem ser incentivados — sempre de forma positiva.

Lembre-se de que sua equipe é formada por pessoas, com vontades e histórias de vidas diferentes. Crie ações e momentos que estimulem a colaboração, respeito, confiança e principalmente a empatia entre os colaboradores.

 3. Ofereça treinamentos

Ajude a sua equipe a crescer e desenvolver novas habilidades a partir de cursos e treinamentos de capacitação. Esse tipo de ação costuma ser bem recebida entre as equipes e traz resultados positivos também para a sua empresa como um todo.

Quando você investe em treinamento para os seus colaboradores está mostrando que se importa com o seu desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional, e isso faz com que eles se sintam reconhecidos e valorizados.

4. Desenvolva uma cultura de feedback

Incentive sempre o diálogo entre as equipes e faça reuniões de feedback frequentemente com os seus colaboradores. Esse tipo de prática gera resultados positivos a curto e longo prazo e evita falhas de comunicação entre as partes.

A dica é que você converse com os funcionários individualmente e seja sempre justo e franco em suas colocações. Lembre-se de desenvolver a cultura de feedback, elogiar o bom desempenho, pontuar o que precisa ser melhorado e, o mais importante: ouvir o que eles têm a dizer.

5. Otimize a comunicação interna

Uma comunicação interna ineficiente pode trazer muitos problemas para uma empresa e afetar diretamente a gestão de pessoas. Por isso, é importante que os gestores saibam como se comunicar de maneira efetiva com todos os integrantes da sua equipe, independentemente do canal utilizado para isso.

Lembre-se de que uma boa comunicação interna é essencial para manter a sua equipe engajada e motivada com suas atividades. Além disso, ela possibilita a interação entre a empresa e seus colaboradores. Desse modo, quando bem estruturada, ela tem o efeito de estabelecer e manter um vínculo de confiança entre os dois lados.

6. Adote uma liderança horizontal

O ambiente de trabalho agradável, o engajamento dos colaboradores e a retenção de talentos estão intimamente associadas ao relacionamento da equipe com seu líder. 

Nesse caso, adote na empresa o conceito de liderança horizontal, em que o gestor saiba ouvir, seja capaz de motivar e inspirar os colaboradores, entenda as necessidades de cada um e envolva todos, a fim de que a execução do trabalho seja bem-feita.

 Somente com uma boa liderança, o colaborador será capaz de apresentar o seu melhor e ter espaço para desenvolver os aspectos mais fracos.

7. Atente-se ao perfil comportamental nos processos de seleção

De nada adianta o profissional ter um currículo exemplar se ele não estiver na vaga correta ou não for compatível com a cultura da empresa. Em geral, as chances de que ele permaneça costumam ser bem pequenas.

Para ajudar nesse processo, você pode utilizar algumas ferramentas para o recrutamento de profissionais, capazes de traçar um perfil comportamental e fazer um bom processo seletivo, que avalie não apenas as competências técnicas do candidato, mas também as suas tendências comportamentais.

8. Promova políticas de diversidade

 Os programas de diversidade dentro das empresas facilitam a troca de experiência e a construção de profissionais mais empáticos e responsáveis. Logo, proporcionar a diversidade na organização é assegurar que ela tenha representatividade na sociedade.

 O resultado disso é uma empresa mais plural, democrática e que conta com muitas vantagens diante do mercado, como retenção dos melhores talentos, formação de equipes mais criativas e fortalecimento do negócio.

9. Alinhe metas e competências

 Uma boa gestão de pessoas deve alinhar metas e competências com a estratégia do negócio, sendo capaz de aproveitar as habilidades de cada profissional e como seu trabalho pode ajudar nos resultados da empresa.

 Para isso, invista na avaliação de desempenho das equipes, promova treinamentos e atue em planos de desenvolvimento. Essas ações resultam em comportamentos mais consistentes dos colaboradores e afetam positivamente os processos de recursos humanos.

 Por fim, se uma empresa deseja permanecer competitiva no mercado de trabalho, mantendo funcionários satisfeitos e produtivos, é importante adotar modelos estratégicos de gestão de pessoas mais inovadores, com o uso de ferramentas que otimizem o processo. 

 O People Analytics, por exemplo, é uma metodologia de gestão de pessoas baseada na coleta, na organização e no processamento de dados dentro da empresa. Esse tipo de análise torna o RH mais estratégico.

Vale lembrar que quando lidamos com pessoas, é importante ter sempre em mente que alguns erros simples — como a desvalorização de um funcionário ou o incentivo a disputas internas, por exemplo — são capazes de prejudicar diretamente a estratégia do seu negócio. Por isso, é preciso evitá-los ao máximo.

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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