Voltar para o blog

Conheça 9 principais problemas no setor de RH

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 21/08/2019
Conheça 9 principais problemas no setor de RH

Gestão

Os profissionais de Recursos Humanos sofrem desafios constantes e variados no mundo empresarial. Além disso, há vários problemas no setor de RH que intrigam e dificultam o trabalho de quem está ligado a esse segmento. Contudo, a boa notícia é que existe solução para cada um deles.

Com a chegada das novas tecnologias, as empresas aprenderam a lidar melhor com as informações e documentos, otimizando o trabalho de forma geral. Neste post, você vai descobrir as principais dificuldades dessa área e como solucionar os problemas do RH.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro!

Por que adotar medidas para eliminar problemas no RH?

É muito importante adotar medidas que ajudem a minimizar ou acabar com esses problemas. Isso ajudará a beneficiar a empresa como um todo, pois as dificuldades no departamento de RH podem causar impactos negativos para a empresa. Por exemplo, a rotatividade constante de colaboradores gera encargos e afeta as equipes em relação à produtividade e ao engajamento.

Quais são os problemas no setor de RH?

Existem algumas dificuldades comuns e rotineiras da área do RH que podem ser solucionadas com o simples uso dos recursos tecnológicos. A seguir, veja quais são os principais problemas e como a implementação de soluções tecnológicas e da inovação podem ajudá-lo!

1. Excesso de burocracia

O setor de RH cuida de documentos de colaboradores, informações trabalhistas, registros de entrada e saída, armazenagem de currículos e outros fatores que demandam controle e organização. Por isso, é tradicionalmente conhecido como um setor burocrático.

Muitas empresas não o veem como uma área que tem capacidade estratégica e que pode ajudar significativamente a lidar com as questões decisivas para melhorar os resultados dos negócios. Portanto, contar com um sistema integrado pode substituir os arquivos físicos e os processos manuais.

Dessa forma, eleva-se a importância do setor e os profissionais podem trabalhar no que realmente importa. Por exemplo, no desempenho dos colaboradores, na capacitação profissional, na criação de um processo seletivo acertado e na produtividade da equipe, dentre outros.

2. Gestão de documentos

O RH cuida de documentos relevantes para toda a empresa, além de ser o responsável por lidar com questões judiciais. Diariamente, ele gera um volume alto de informações importantes, que, muitas vezes, não são geridas corretamente. Esse problema é causado pela desorganização e pelo uso de sistemas obsoletos, ocasionando a perda de dados essenciais ao negócio.

Por isso, é interessante contar com um bom sistema de armazenamento e um processo inteligente de documentos, focado na segurança e organização. Assim, fica muito mais fácil encontrar uma informação, evitar a perda de dados, agilizar a rotina de trabalho dos profissionais e trazer mais qualidade aos processos.

3. Falha na comunicação interna

A troca de informações e transparência dentro da empresa permite que os colaboradores estejam conscientes do que acontece no negócio. Assim, todos ficam engajados e empenhados a ajudar no que for preciso. Por isso, a comunicação interna está muito ligada ao bom desempenho da empresa no mercado.

Entretanto, para isso ocorrer, ela precisa ser efetiva para não gerar efeitos desastrosos e prejudicar a imagem da empresa. Além disso, a sua eficiência possibilita o manuseio correto de dados, evitando perdas e imprevistos. Investir em um sistema que traga melhorias à comunicação interna é uma excelente alternativa.

4. Constantes mudanças nas legislações

Outro problema que esse setor enfrenta é o grande número de leis trabalhistas e suas alterações constantes — realidade que prejudica muitas empresas em relação a aspectos legais no Brasil. Por isso, é importante que os profissionais realizem treinamentos periódicos em legislação ou contem com a ajuda de uma consultoria especializada.

Ficar atualizado nas questões trabalhistas e documentais previne erros de natureza burocrática, além de evitar problemas futuros com colaboradores e com o governo. Dessa forma, o setor consegue realizar o seu trabalho tranquilamente e sem ser pego desprevenido em uma eventual mudança.

5. Processos manuais

Muitas empresas mantêm processos manuais controlados por meio de planilhas, tais como registros de férias, benefícios, controle de ponto, folha de pagamento etc. Um sistema de administração com métodos padronizados pode acelerar esses processos, sem causar insegurança para as equipes. A organização e automatização das tarefas elevam a produtividade e a lucratividade das organizações.

6. Desperdício de recursos

A tecnologia ajuda a resolver várias questões importantes por meio dos dispositivos digitais, aplicativos e sistemas. Ela traz economia de tempo e evita o desperdício de recursos, impactando positivamente a rotina dos funcionários. Com isso, ocorre uma melhoria no resultado das tarefas simples ou complexas. A ausência de eficiência também gera gastos desnecessários devido a falhas e retrabalhos.

7. Falta de treinamentos

O RH é responsável por treinar os funcionários e evitar o surgimento de problemas no desempenho das funções. Esses treinamentos são essenciais para a excelência dos serviços e para a adequada gestão de pessoas. As equipes podem ser treinadas por meio de aplicativos mobile, plataformas digitais e outras opções. O setor de recursos humanos precisa investir nesse sentido.

8. Foco apenas em resultados

As empresas que desejam permanecer ativas no mercado não devem ter o foco apenas nos números e nos resultados. A pressão sobre os colaboradores faz com que o clima no ambiente de trabalho fique pesado, prejudique o desempenho deles e os relacionamentos internos. A flexibilidade e os investimentos na qualidade de vida dos funcionários geram mais retornos que a rigidez.

9. Falta de investimento em tecnologia

O departamento de RH é um setor estratégico em todas as organizações. Por isso, ele precisa encontrar alternativas para economizar recursos financeiros e o tempo das equipes. O gestor deve ficar atento às facilidades tecnológicas e às novidades próprias para aprimorar os processos internos, pois as novas ferramentas disponíveis conferem simplicidade e praticidade às tarefas.

Desse modo, os líderes precisam investir em cloud computing, softwares e plataformas atualizadas. Outra opção interessante é a assinatura eletrônica que ajuda a economizar tempo na realização de certas atividades operacionais. Com ela, os colaboradores têm mais segurança para assinar e liberar documentos de modo virtual, além de otimizar o trabalho do pessoal do RH.

O armazenamento de dados e documentos em nuvem evita o acúmulo e a guarda de papéis, elimina a necessidade de impressão e promove a economia de valores com papel, tinta e impressoras. Os recursos digitais também auxiliam na integração e no desenvolvimento de outros setores empresariais e asseguram resultados promissores. Essas mudanças são necessárias para aumentar a competitividade e superar desafios.

Enfim, esses são os principais problemas do RH, que podem ser perfeitamente superados. Para isso, é preciso utilizar sistemas integrados que garantem o armazenamento e a organização dos documentos com segurança. Além disso, é importante promover uma boa comunicação interna e investir na capacitação dos profissionais.

Gostou do conteúdo? Então, se mantenha atualizado e entenda a importância da transformação digital em tempos de crise!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais