Voltar para o blog

Entenda a importância da transformação digital em tempos de crise

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 10/07/2020
Entenda a importância da transformação digital em tempos de crise

Transformação Digital

Transformação digital pode ser definido como o processo empenhado pelas empresas no qual se empregam tecnologias e ferramentas adequadas para elevar o desempenho do negócio no mercado. Seja por conta da otimização dos processos, seja pela melhor adaptação às demandas, esse processo é fundamental para a sobrevivência dos empreendimentos em momentos de crise.

Pensando nisso, e tendo em vista o contexto instável de mercado diante da pandemia do novo coronavírus, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

A transformação digital em tempos de crise

A crise instaurada pelo novo coronavírus tem arrasado muitas empresas pelo Brasil. Isso decorre, em especial, da recomendação acerca do isolamento social e do fechamento temporário de estabelecimentos. Por outro lado, o consumo continua e muito da instabilidade sofrida pelos negócios tem relação com a falta de preparação para as novas necessidades dos clientes.

É justamente em razão disso que, no atual contexto, a transformação digital é indispensável às empresas. Por meio dela, por exemplo, é possível otimizar ou eliminar processos meramente burocráticos, aproveitar o trabalho das equipes e gerenciar, mesmo de longe, os indicadores de desempenho da instituição.

Desse modo, o empreendimento se mantém fortalecido para sobreviver a qualquer intempérie, fazendo com que o produto ou serviço esteja próximo do público apesar das barreiras físicas. A exemplo disso está o aumento das vendas online ou por vias digitais.

Realizando a transformação digital

Embora muitos gestores compreendam a necessidade da transformação digital em contextos de crise, muitas vezes não sabem por onde começar o trabalho. Nesse sentido, vale estar atento a dois fatores importantes: comunicação interna e estratégia comercial.

O primeiro ponto de atenção refere-se às maneiras de centralizar a informação e de se comunicar com a equipe para fazer reuniões e transmitir recados. Para tanto, vale conferir ferramentas de software que viabilizam esse diálogo próximo. Quanto à estratégia comercial, trata-se da necessidade de perceber as fragilidades da empresa e, assim, amadurecer o processo de vendas. Muitos estabelecimentos, por exemplo, já apostam no comércio por contratos digitais.

O gestor, se considerar necessário, pode contar com uma assessoria especializada para indicar as melhores ferramentas de acordo com as especificidades da empresa, tanto para aplicar tecnologias de comunicação empresarial quanto para tornar mais próximo o produto do público.

O papel da gestão documental

O processo de transformação digital para a adaptação à nova realidade do mercado deve, necessariamente, contemplar a gestão eficiente dos documentos e a distribuição da informação entre as equipes. Afinal, em qualquer fase da economia é preciso tomar decisões com base no comportamento do cliente e nos dados financeiros do negócio, de modo a reduzir riscos de qualquer natureza.

Para tanto, é necessário ter em mãos relatórios que revelam o perfil do público, as preferências do consumidor e os resultados empresariais. Isso, por sua vez, só é possível por meio do armazenamento e distribuição eficaz dos dados no sistema de computadores.

Nesse sentido, é importante contar com uma empresa especializada que possa indicar a maneira mais segura para digitalizar acervos físicos e otimizar a busca por documentos, tornando o negócio mais flexível e compatível com as demandas.

A pandemia do novo coronavírus tornou incerto o futuro de diversos estabelecimentos, que agora entendem a necessidade de fortalecer seus processos para se adaptar às necessidades do público e ultrapassar barreiras físicas. Diante desse contexto, a transformação digital se mostra excelente saída. Afinal, ela garante a redução de custos operacionais, a otimização do tempo dos funcionários e eleva a produtividade em momentos de crise.

É importante que o gestor, nesse cenário, também tenha em mente a necessidade de abordar a gestão documental nas novas mudanças propostas, tendo em vista o papel estratégico das informações para o crescimento da empresa.

Gostou das nossas dicas? Que tal completar a sua leitura? Entenda agora por que implementar a automação de processos de RH na sua empresa!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?

Gestão

Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?
Leia mais
Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui

Organização

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui
Leia mais