Voltar para o blog

Saiba como escolher o melhor sistema de gestão de documentos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 31/08/2020
Saiba como escolher o melhor sistema de gestão de documentos

Tendências

Diariamente, empresas emitem dados e documentos importantes para o seu funcionamento no mercado. Gerir adequadamente esses papéis, portanto, deve ser uma das prioridades dos gestores. 

A boa notícia é que, atualmente, se pode contar com diversas ferramentas e sistema de gestão de documentos que facilitam a tarefa e ainda resolvem a questão da segurança da informação.

Por outro lado, a diversidade de soluções disponíveis pode confundir na hora de escolher a melhor para o seu negócio. Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre sistema de gestão e dicas para que você saiba optar pelo melhor software. Confira!

O que é um sistema de gestão de documentos?

Sistema de gestão de documentos pode ser definido como uma ferramenta que permite gerenciar dados eletrônicos. Isso inclui a capacidade de organizar digitalmente todas as informações emitidas pelo negócio, distribuí-las na rede de computadores e acessá-las quando necessário.

Pode se dizer, assim, que a solução assegura o controle e o armazenamento eficaz de todos os arquivos. Além disso, protege os papéis contra a ação do tempo e melhora a dinâmica dos processos, uma vez que facilita o encontro de dados importantes.

Como ele funciona na prática?

Na prática, a ferramenta pode trabalhar em conjunto com um scanner, de modo que os papéis da sua empresa possam ser convertidos em documentos digitalizados. Por essa razão, inclusive, um dos grandes benefícios do sistema de gestão é a otimização do espaço físico.

O software, dessa forma, centralizará tudo o que houver de dado referente ao seu negócio: e-mails, planilhas, PDFs e contratos digitais. Ainda, distribuirá as informações entre os setores para que os funcionários possam ter acesso por meio de senhas ou códigos de entrada.

Como escolher o melhor sistema de gestão?

Como visto, são diversos os benefícios que você pode obter ao contratar um sistema de gestão de documentos na empresa, especialmente a otimização do fluxo de trabalho, já que por meio dele será possível padronizar processos e encontrar dados mais facilmente. No entanto, alguns aspectos devem ser levados em consideração no momento da escolha para que a solução realmente atenda às demandas do negócio. Confira!

Considere as necessidades da empresa

Primeiramente, é importante identificar quais são as reais necessidades do negócio. Cada empresa tem seus processos e particularidades na lógica de trabalho. Por isso, vale a pena mapear tal fluxo de trabalho e verificar quais seriam as funcionalidades mais importantes de acordo com as demandas.

Observe a segurança eletrônica

Além de funcional, a ferramenta adquirida pelo seu negócio deve ser segura, de modo a resguardar o sigilo das informações e evitar a perda de dados importantes. Nesse sentido, é indispensável consultar se há um sistema de backup eficiente e se o método de armazenamento de arquivos digitais é moderno.

Verifique a facilidade de uso

Não basta que o software seja eficaz e adequado às suas expectativas, é importante que ele também seja fácil de manusear e instalar nos computadores. Vale lembrar que, eventualmente, alguns funcionários precisarão acessar o sistema. Para saber da facilidade de uso, vale perguntar para outros clientes que já adquiriram o sistema sobre a sua experiência.

Pesquise sobre a credibilidade da empresa

Por último, vale lembrar da importância de contratar uma empresa com credibilidade. Assim, além de assegurar um sistema eficaz, você poderá contar com um suporte personalizado para a instalação. Para tanto, verifique a presença do negócio no mercado, bem como a avaliação de consumidores e a disponibilidade da equipe técnica para o atendimento.

Um sistema de gestão de documentos, sem dúvidas, pode atribuir grandes benefícios à empresa. Por outro lado, é preciso saber escolher o melhor software entre os disponíveis para obter uma boa funcionalidade.

Nesse sentido, a eBox Digital pode ser uma grande aliada. Isso porque oferece a plataforma mais moderna do mercado, fazendo uso da Inteligência Artificial para que os clientes possam gerenciar suas informações de maneira ágil e organizada. Ainda, disponibiliza atendimento eficiente para que o processo de instalação seja o mais seguro.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Então visite a página da eBox Digital e fique por dentro das soluções mais avançadas para a gestão de documentos!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais