Voltar para o blog

Inteligência artificial no RH: maior eficiência e otimização de processos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 15/05/2019
Inteligência artificial no RH: maior eficiência e otimização de processos

Transformação Digital

Novas tecnologias estão transformando decisivamente as indústrias e seus processos. E isso não é diferente quando falamos de gestão de pessoas. A inteligencia artificial no RH já é uma realidade, o que pode ser visto por alguns como algo estranho, em virtude da substituição de parte da força de trabalho por máquinas. Porém, as novas possibilidades estão permitindo que os setores de recursos humanos deem maior foco naquilo que realmente interessa: cuidar e desenvolver talentos. Neste artigo, discutiremos como isso está acontecendo e o que você pode fazer para aproveitar esses benefícios. Acompanhe!

A inteligência artificial gera melhores resultados

A inteligência artificial (IA) nos negócios está rapidamente se tornando uma ferramenta competitiva, de uso praticamente obrigatório. Claramente, as empresas estão investindo em soluções baseadas nesse conceito. Desde melhores chatbots para atendimento autônomo ao cliente, sistemas complexos de análise de dados para recomendações preditivas e aprendizado profundo, até diversas abordagens que fazem a IA essencial. Ela é útil para melhorar a tomada de decisão e aumentar a capacidade de controle da qualidade tanto de sistemas como de produtos.

As aplicações da IA em recursos humanos

Um dos campos em que a IA poderia desencadear uma verdadeira revolução é o RH. Em uma área que precisa extrapolar a análise de dados para ter insights úteis para a atração e retenção de talentos, a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar e simplificar quase todas as atividades inerentes.

Busca por candidatos

Procurar candidatos para preencher vagas em aberto é uma das principais rotinas da área de RH. Hoje existem plataformas que utilizam a inteligência artificial desde a etapa da divulgação das posições até a triagem inicial. Se você abre uma vaga, pode ser impossível avaliar todos os candidatos de maneira precisa de forma manual. Então, o uso da IA acelera o comparativo de informações, fazendo com que o direcionamento da busca seja mais eficiente. As soluções atuais são capazes de rastrear candidatos em bases múltiplas, examinar perfis em redes sociais e levantar outros requisitos de interesse, estabelecendo um filtro que pode agilizar bastante o processo.

Entrevistas

Depois de mapear candidatos em potencial ou terminar as etapas prévias, é hora de entrevistar aqueles que você considerou mais adequados. Nesse contexto, a inteligência artificial também pode oferecer muitos benefícios. Muitas empresas ​​já estão utilizando IA durante o processo de recrutamento, especialmente para entrevistar e testar candidatos. Os sistemas podem analisar entrevistas realizadas por representantes de RH e procurar pistas ocultas que aumentem ou diminuam as chances de alguém ser contratado. No futuro, talvez a inteligência artificial realize entrevistas inteiras.

Automatização de tarefas administrativas

Gerenciamento de folhas de pagamento, análise de dados de desempenho, administração de férias, treinamentos introdutórios de novos funcionários. Essas são algumas tarefas processuais e repetitivas, que demandam tempo e que podem ser automatizadas utilizando a inteligência artificial. Com isso, além de liberar tempo dos profissionais para que lidem com questões mais estratégicas, a IA também melhora os resultados, uma vez que torna a execução das rotinas menos sujeita a falhas.

Identificação e desenvolvimento de talentos

O RH tem uma função central que é gerenciar as pessoas, permitindo que elas cresçam e se tornem melhores naquilo que fazem. Assim, proporciona meios para que possam desenvolver suas habilidades, criando e mantendo o melhor ambiente de trabalho possível. No entanto, muitas vezes, pelo envolvimento com tarefas burocráticas, os gerentes e especialistas de RH desviam desse foco. A inteligência artificial libera tempo para que os profissionais de gestão de pessoas façam o que precisa realmente ser feito: criar um ambiente que aumente o engajamento dos funcionários e permita que eles desenvolvam suas competências. Além disso, ferramentas como o people analytics permitem tratar dados em massa sobre a força de trabalho, facilitando a identificação de funcionários talentosos que se destacam. Dessa forma, é possível trabalhar em políticas mais personalizadas de retenção e de inserção no planejamento da sucessão organizacional. As tecnologias voltadas para a inteligência artificial no RH trazem maior eficiência operacional e otimização de processos. Sua utilização é irreversível e será cada vez mais vista, pois permite que o foco em tudo aquilo que realmente interessa quando falamos do desenvolvimento de pessoas. Achou este artigo interessante? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais
Leia mais
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?
Leia mais