Voltar para o blog

Novo decreto! A partir de agora documentos digitalizados têm os mesmos efeitos legais dos físicos

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/04/2020
Novo decreto! A partir de agora documentos digitalizados têm os mesmos efeitos legais dos físicos

Tendências

O Brasil acaba de dar mais um passo em direção à modernização do uso de documentos digitais. A partir de agora, de acordo com um decreto do governo, os documentos digitalizados passam a produzir os mesmos efeitos legais dos documentos físicos ou originais. O decreto nº 10.278 faz parte do artigo 3º da Lei de Liberdade Econômica e foi publicado no dia 18 de março de 2020. Além de modernizar e agilizar os processos das empresas, o decreto também contribui para evitar a disseminação do coronavírus, uma vez que a prática diminui consideravelmente o contato físico entre as pessoas e o seu deslocamento.

Validade

Mas atenção! Para ter valor jurídico, os documentos digitais, além de assinados eletronicamente, devem ter o certificado digital. “A certificação digital é uma importante ferramenta para assegurar a integridade, autenticidade e segurança de documentos no universo online”, explica Marcelo Araujo, diretor comercial da eBOX DIGITAL.

Como funciona a certificação digital?

Na certificação digital um algoritmo é utilizado para codificar e depois decodificar as informações no ambiente virtual. As chaves aplicadas para esse fim podem ser simétricas ou assimétricas. No primeiro caso, emissor e receptor usam a mesma chave para acessar as informações criptografadas. Já no modelo assimétrico, são usadas duas: uma privada e outra pública. A privada é única e deve ser aplicada para decodificar os dados enviados pela chave pública.

Em que casos pode ser feita a certificação digital em documentos?

Ela pode ser usada em diferentes casos. Veja alguns exemplos:
  • Realização de operações bancárias;
  • Assinatura de documentos pela Internet;
  • Envio de declarações da empresa;
  • Emissão de notas e de outros documentos fiscais;
  • Aval da validade jurídica de arquivos eletrônicos;
  • Assinatura de documentos pela Internet.

O que é necessário fazer para digitalizar documentos com certificado digital?

A melhor opção para realizar a digitalização de documentos com certificado digital é contratar uma empresa especializada em prestar esse serviço. Ela será responsável pelos procedimentos de captura, organização e guarda física dos arquivos, se necessário. Além de certificar todos os arquivos, é possível implementar um sistema de gerenciamento para otimizar processos, reduzir despesas e garantir a segurança dos arquivos contra danos e extravios.

E quais as vantagens da utilização de documentos digitais?

Como já dissemos, além de contribuir para a saúde pública e agilizar os processos, o uso de documentação eletrônica tem ainda muitas outras vantagens. Veja:
  • Maior facilidade de localização de documentos;
  • Economia de tempo dos colaboradores;
  • Facilidade para atualizar o conteúdo dos documentos;
  • Maior proteção dos dados dos documentos;

Por que arquivos físicos são ultrapassados?

Além de ocupar muito espaço, com o tempo é preciso contratar um colaborador apenas para cuidar destes documentos. Isso sem falar nos custos de manutenção e de aluguel de espaço para guardá-los e da preocupação com possíveis perdas, roubos e sinistros. Saiba mais sobre este assunto aqui!   Agora que você já sabe sobre o novo decreto e sobre as vantagens da utilização de documentos eletrônicos, comece a pensar em adotá-los em sua empresa! Se precisar de ajuda, pode contar sempre com a eBox Digital!        

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais