Voltar para o blog

Qual é o prazo de guarda de documentos contábeis? Entenda aqui

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 26/10/2020
Qual é o prazo de guarda de documentos contábeis? Entenda aqui

Organização

É indispensável que os donos de empresas saibam o prazo de guarda de documentos contábeis, pois, na prática, evita problemas trabalhistas e com o fisco, por exemplo. Ter essa organização ajuda o negócio a gerenciar melhor os seus recursos, podendo crescer de forma sustentável.

Apesar de ser preciso lidar com inúmeros documentos, se a equipe usar as ferramentas corretas de organização e acesso desses arquivos, muitas coisas podem ser simplificadas. Como será visto ao longo do texto, a grande maioria dos documentos apresenta o mesmo prazo de guarda, contudo observar o tempo de vigência dos demais também é de grande importância.

Quer ficar por dentro do prazo de guarda dos principais documentos contábeis? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Qual o prazo de guarda de documentos contábeis?

De modo geral, o período de armazenamento e preservação dos arquivos depende basicamente da natureza dos documentos e do seu objetivo. Os documentos contábeis, por exemplo, dividem-se em três partes: tributários, comerciais/fiscais e trabalhistas/previdenciários. Acompanhe cada um deles nas subseções a seguir.

Tributários

Essa categoria é a mais fácil de gerenciar. Isso, porque o prazo de guarda é de cinco anos para todos os documentos contábeis, o que inclui as notas fiscais e os comprovantes de recolhimento de impostos.

Comerciais e fiscais

Assim como no caso dos documentos contábeis tributários, os comerciais e fiscais também expiram no prazo de cinco anos, na grande maioria das vezes. Algumas exceções à essa regra são:

  • compensação mercantil — 20 anos;
  • contrato de seguros/informação de valores — 20 anos;
  • contrato de seguros pessoal — 20 anos;
  • contratos previdenciários privados — 20 anos;
  • ações judiciais e administrativas — tempo indeterminado;
  • novação e pagamentos mercantis — 20 anos;
  • títulos ou contratos de investimentos coletivos — 8 anos;
  • títulos de capitalização — 20 anos.

Trabalhistas e previdenciários

O prazo de guarda de documentos trabalhistas e previdenciários também se assemelha bastante aos fiscais e comerciais. Algumas exceções são:

  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) — 36 anos;
  • CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho) — 10 anos;
  • GPS (Guia de Previdência Social) — 10 anos;
  • depósitos do FGTS — 30 anos;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) — 20 anos;
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) — 20 anos.

Qual a importância de guardar os documentos pelo período certo?

Mesmo sendo uma prática muito comum, a liberação do espaço de armazenamento dos documentos deve ser feita cuidadosamente. Afinal, diversos arquivos são comprovantes fundamentais e jogá-los fora pode ocasionar problemas legais para a organização e gerar processos trabalhistas. 

Nesse caso, quando o armazenamento não é realizado pelo período correto, o negócio apresenta dificuldade de defesa durante alguma fiscalização de caráter fiscal ou trabalhista.

Portanto, a guarda de documentos contábeis garante a segurança nos processos e permite a rápida localização dos dados, com precisão. Desse modo, o armazenamento deve ser feito de maneira organizada, categorizando os assuntos — por tema, setor ou palavra-chave — e de acordo com o prazo.

Trata-se de um procedimento indispensável para que a empresa mantenha um histórico de suas atividades, além de contar com um acervo que pode ser utilizado para proteção em fiscalizações e processos judiciais. Além disso, o prazo de guarda dos documentos segue os parâmetros alicerçados na legislação brasileira, atendendo a exigências que se relacionam com os valores legais e/ou fiscais, o que garante que a destruição dos documentos seja feita de forma segura.

Desse modo, a guarda de documentos correta traz diversos benefícios às empresas, tais como:

  • melhoria do controle;
  • economia de tempo;
  • otimização do espaço;
  • redução de perdas de documentos e de custos;
  • aumento da produtividade;
  • menos risco de deterioração;
  • destruição segura dos documentos;
  • diminuição de chances de ter problemas com a legislação.

Diante disso, para fazer uma gestão de documentos eficiente, é necessário ir além do registro de informações e de prazo. Deve-se ter um bom planejamento para que, mesmo com um grande acervo, seja possível gerir cada um deles de uma maneira organizada e de fácil acesso.

O que acontece se eles forem perdidos ou danificados?

As empresas que não apresentam o processo de guarda de documentos adequados com as normas estão sujeitas a multas e penalidades da Receita Federal, assim como podem ser autuadas pelas autoridades fiscalizadoras.

Além do prejuízo financeiro com as multas, em casos mais graves, a ausência de determinados documentos pode dificultar a defesa em alguma fiscalização ou processo judicial, como também pode causar a interdição do estabelecimento ou o ajuizamento de execuções fiscais. Por esse motivo, a guarda de documentos é um processo indispensável para que a empresa esteja em dia com a lei.

É importante ressaltar que o descarte adequado deve ser feito baseado nas definições da Tabela de Temporalidade — ferramenta que determina o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período.

Por que é preciso contar com uma empresa para esse serviço?

Para organizar e gerir corretamente todos esses documentos contábeis, contar com uma solução tecnológica é imprescindível. Por meio de um sistema automatizado e com integração de dados, a guarda de arquivos ficará muito mais fácil, principalmente porque eles podem ser armazenados digitalmente, o que facilita a localização dos dados e reduz o tempo gasto nas operações.

No entanto, vale salientar que é preciso ainda manter os documentos físicos vigentes, no sentido de que a empresa só deve se desfazer deles quando o seu prazo de validade estiver de fato expirado. Para o caso de notas fiscais, está em andamento no Brasil o processo de digitalização de todas elas, o que contribui para a empresa economizar com impressão de papel e o fisco reduzir o risco de sonegação fiscal.

Saber o prazo de guarda dos documentos contábeis ajuda os empresários a gerenciar melhor o negócio, já que é possível garantir o sigilo, a disponibilidade e a integridade das informações. Além disso, evita multas, pagamento duplicado de notas fiscais e problemas junto aos órgãos fiscalizadores do governo.

Viu como é importante acompanhar os prazos de documentos contábeis? Como dito, para que esse processo seja realizado adequadamente e de forma eficiente, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada como a eBox Digital.

Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça as melhores soluções para otimizar os resultados da sua empresa!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais