Voltar para o blog

Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 27/06/2022
Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias

Tendências

Sustentabilidade empresarial é a nomenclatura dada às diversas ações que as organizações praticam com o propósito de conservar o meio ambiente.

Implementar medidas sustentáveis na organização é importante para o contexto ambiental e social, e todos ganham com isso. Ser uma instituição sustentável traz vários ganhos para o empreendimento, além de ajudá-lo a se posicionar positivamente no mercado.

Quer conhecer algumas iniciativas que podem ajudar a sua empresa a tornar-se sustentável? Acompanhe este artigo!

Implemente um gerenciamento de processos totalmente digital

Quando um gerenciamento de processos é implementado em sua totalidade e a plataforma atua de maneira abrangente na empresa, a eliminação do uso de papel ocorre de forma total. Ter um sistema dessa magnitude é um dos requisitos que fazem com que uma companhia seja 100% sustentável.

Por meio de uma plataforma moderna e inovadora, o seu negócio sofre uma verdadeira transformação digital. Com isso, as atuações dos seus colaboradores são potencializadas todos os dias, as entregas das tarefas são feitas de forma ágil, os documentos são encontrados em segundos, podendo ser compartilhados, e tantos outros trabalhos podem ser realizados sem a necessidade do uso de papel. 

Ter um sistema automatizado exclui também o uso de impressoras, o que, por sua vez, elimina a utilização de toner ou cartuchos com tinta, que ao se deteriorarem causam danos irreparáveis ao meio ambiente devido à toxicidade do produto.

Invista na infraestrutura da sua empresa

Ao investir na infraestrutura tecnológica do seu negócio, todos os documentos da empresa vão estar acondicionados em um sistema de nuvem. Isso significa que estarão guardados com total segurança e que poderão ser usados e compartilhados dentro de todos os processos legais.

Com esse recurso, não há necessidade de levar documentos ao cartório para autenticar ou de fazer impressão para pegar a assinatura de um gestor ou cliente. Ao escolher um sistema de alto padrão, o banco de dados é todo criptografado, as informações são geo-replicadas etc. 

Adote um software para o seu RH

O setor de RH (Recursos Humanos) é um departamento que utiliza um grande fluxo de papel durante todo o processo de admissão e demissão. Empresas que ainda trabalham em formato tradicional têm essas ações ainda bem latentes durante os seus procedimentos. Contudo, o uso de papel gera acúmulo ao solicitar cópias dos documentos dos candidatos, assinar o contrato de admissão e demissão e em tantas outras atividades burocráticas.

Por outro lado, com uma plataforma multifuncional, o setor de RH se torna totalmente digital. Dessa forma, a sua empresa fica livre do uso de papel. Todos os processos de recrutamento e seleção passam a ser automatizados. Com essa iniciativa, a gestão do departamento fica mais eficiente ao fazer:

  • a admissão a distância;
  • a assinatura do contrato de maneira digital;
  • a análise de documentação virtual;
  • a digitalização dos documentos;
  • o arquivamento digital.

Descarte objetos corretamente

Sabia que a separação do lixo pode fazer parte da cultura organizacional da sua empresa? É isso mesmo. Descartar o lixo de forma correta contribui muito para o meio ambiente. Isso porque grande parte dos elementos que são jogados nas lixeiras podem ser reaproveitados pelo processo de reciclagem.

Ao implementar a cultura de descarte correto, é importante conscientizar a sua equipe, para que todos façam sua parte de maneira consciente. Vale informá-los do tempo de decomposição do lixo quando colocado na natureza. Por exemplo:

  • papel: 3 a 6 meses;
  • latas e copos de plástico: 50 anos;
  • garrafas de plástico (PET): 200 a 500 anos;
  • isopor: 400 anos;
  • latas de alumínio: 200 a 500 anos.

Para que essa cultura seja bem implementada, deixe disponível as lixeiras próprias para cada tipo de lixo, que são autoexplicativas por meio das cores, como: 

  • amarelo: metais em geral;
  • azul: papel e papelão;
  • marrom: resíduos orgânicos;
  • verde: vidros;
  • vermelho: plásticos.

Reaproveite a água

Apesar de o assunto “cuidado com o meio ambiente” ser muito falado na sociedade, o desperdício de água ainda é bem significativo nas organizações e nas residências. No entanto, a sua corporação pode ser uma instituição que faz a diferença ao realizar o reaproveitamento das águas já usadas. Elas podem ser utilizadas para lavar calçadas, colocar panos de molho, jogar no vaso etc.

Além disso, coletar água da chuva ajuda a economizar água potável. Com ela, é possível fazer vários tipos de limpeza na companhia, além de reduzir o valor da conta de água. Como o período de chuva é longo, você pode adquirir um recipiente grande para aproveitar uma quantidade enorme de água e fazer uma boa economia. 

Invista em energia limpa

Nos dias atuais, a implantação de painéis fotovoltaicos já é mais acessível, com um custo que está ao alcance de empreendedores. É uma escolha que diminui intensivamente os gastos com energia elétrica. A energia limpa é captada a partir da radiação solar, que é transformada em energia saudável e pode atender a todos os setores da empresa, sem prejuízo algum. A economia de energia pode ser feita, também, ao adotar algumas práticas fáceis de serem realizadas no negócio, como:

  • substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, pois, além de consumirem menos energia, iluminam melhor o ambiente;
  • desligar todos os equipamentos eletrônicos ao acabar o seu uso;
  • abrir portas e janelas para evitar o uso do ar-condicionado.

Use produtos biodegradáveis

Vale ressaltar que ter uma empresa sustentável envolve tanto a parte burocrática quanto as ações de outros setores. Fazer uso de produtos biodegradáveis também é cuidar do meio ambiente. Esses produtos contêm substâncias que se desfazem rápido ao chegar à natureza. Normalmente, não deixam resíduos que possam causar danos à flora e à fauna.

Por fim, para aplicar a sustentabilidade empresarial, é imprescindível ter um olhar bem amplo sobre o que faz parte desse fator. Cuidar bem do planeta requer inúmeras atitudes, e fica difícil enumerá-las. No entanto, a sua empresa pode reduzir o fluxo de papel na natureza ao adotar a digitalização de documentos, por exemplo. Em seguida, os documentos podem ser destruídos, triturados e enviados para a reciclagem. A destruição segura é feita ao utilizar tecnologias de ponta.

Agora que você já entendeu que fazer a digitalização de documentos é uma das soluções para tornar a sua empresa sustentável, pensamos que é importante conhecer também sobre a assinatura digital. Então, que tal ler mais este artigo: "Como funciona a assinatura digital: confira passo a passo".

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais