Voltar para o blog

Como funciona a assinatura digital: confira passo a passo

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 19/01/2022
Como funciona a assinatura digital: confira passo a passo

Transformação Digital

Antes de saber como funciona a assinatura digital, é necessário conhecer a sua definição. Assinatura digital é uma tipologia de assinatura eletrônica que utiliza chave virtual privada, e que está interligada a um certificado digital.

É uma tecnologia bastante utilizada para autenticar documentos eletrônicos de forma online e com validação jurídica. Esse formato de assinatura é assegurado por meio das leis que a rege. Confira!

Conheça como funciona a assinatura digital

Para aderir à assinatura digital, é importante conhecer muito bem como é o seu funcionamento, para compreender o seu real valor e o que ocorre nesse processo.

Uso de chave privada

O uso da chave privada é de responsabilidade do usuário. Ela deve ser mantida em sigilo para que a assinatura digital seja resguardada por meio de um certificado digital. É por intermédio da chave privada que as assinaturas digitais são criadas. Elas servem, também, como fonte para decifrar as mensagens ou arquivos cifrados com chave pública relacionada.

Identificação das informações da chave

Em se tratando de certificado digital, a codificação criptográfica é criada por meio de um software que determina uma série de operações matemáticas, com o propósito de gerar uma chave sigilosa específica para cada mensagem. Ou seja, o provedor envia inúmeros dígitos que são reprocessados para que a leitura seja realizada, quando o usuário digita a chave correta. 

Verificação da assinatura digital

A verificação de uma assinatura digital acontece para garantir que as normas ICP-Brasil, as determinações internacionais padronizadas e as definições da MP 2.200-2/2001 da assinatura digital estejam em conformidade. Vale destacar que, as documentações de pessoa física, pessoa jurídica privada ou pública que são assinadas de forma digital, necessitam passar por essa verificação, com o intuito de confirmar a sua validação. Durante essa verificação, alguns critérios devem ser analisados, como:

  • nome do assinante;
  • resumo criptográfico ou hash;
  • código para verificação;
  • carimbo de tempo.

A verificação da assinatura digital inicia quando o documento é avaliado para constatar a sua integridade. Isso ocorre para detectar se a assinatura foi attached (anexada) ou detached (desanexada) ao documento.

Veja quais pontos requerem maior atenção

É importante conhecer alguns detalhes ao fazer uma assinatura digital. Esse tipo de assinatura substitui o reconhecimento de firma. Porém, não substitui o registro da firma no cartório, por terem objetivos e processos diferenciados.  

Outro cuidado indispensável quanto ao implemento da assinatura digital é o atendimento às normas legais. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), determina todas as práticas que correspondem à assinatura digital. Para inserir esse recurso na empresa é importante contar com uma solução que esteja alinhada com essa lei.

Por fim, saber como funciona a assinatura digital é imprescindível para que sua empresa possa aderir a esse avanço tecnológico. Ao implementá-lo na sua organização diversos benefícios podem ser percebidos, como otimização dos processos, redução de custos, sustentabilidade, segurança etc.

Como vimos, a assinatura digital é um recurso que pode ser utilizado em em qualquer lugar, desde que a pessoa tenha acesso a internet e seja cadastrada. Esse método de assinar é capaz de potencializar os trabalhos da empresa. Sugerimos que leia o artigo: anywhere office: no que consiste esse modelo de trabalho?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais