Voltar para o blog

Como a empresa pode se tornar eco friendly?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 30/07/2021
Como a empresa pode se tornar eco friendly?

Tendências



Uma das principais preocupações das empresas, além de obter lucro e se destacar dos concorrentes, é se preocupar com o meio ambiente. A degradação da natureza se acentuou bastante nos últimos anos, acendendo esse sinal de alerta no meio empresarial. É nesse contexto que surge o conceito de empresa eco friendly.

Se este termo soa novo para você, não se preocupe. Iremos ao longo do texto explicá-lo, dando dicas de como adotar práticas sustentáveis na empresa. Falaremos também sobre a importância da gestão de documentos nesse processo, em especial no tocante à diminuição no uso de papel. Ficou interessado em incorporar o eco friendly no negócio? Então, continue a leitura até o final!

O que é empresa eco friendly?

Uma empresa eco friendly é aquela considerada amiga do meio ambiente. Consiste em adotar práticas sustentáveis e de consumo consciente, no intuito de eliminar ou reduzir a degradação da natureza. Na prática, a empresa deve implementar o eco friendly em todos os seus processos, por meio da elaboração de políticas internas e outras práticas que serão vistas adiante no texto.

Como a empresa pode se tornar eco friendly?

Entendido o conceito de eco friendly, vamos agora detalhar o que sua empresa deve fazer para se tornar mais sustentável. Lembrando que isso deve ser visto como algo que vai aumentar o valor da empresa perante a sociedade, o que vai impactar a obtenção de clientes e, consequentemente, a receita do negócio.

Planejamento e organização

Em uma empresa nada deve ser feito sem planejamento, e no caso do eco friendly isso não poderia ser diferente. Vale aqui salientar que se a companhia for de pequeno ou médio porte, as práticas sustentáveis podem ser mais rapidamente implementadas, visto que o número de colaboradores e processos a serem adaptados é menor.

Designar uma pessoa ou equipe responsável pelo eco friendly

Ser eco friendly passa necessariamente pela designação de uma pessoa ou equipe para isso. Isso é fundamental na hora de monitorar a efetividade das ações implementadas e fazer melhorias contínuas sempre que necessário. Além disso, essa pessoa ou equipe deve ter todos os processos do negócio mapeados, de modo a identificar todos os pontos que precisam ser adaptados à sustentabilidade.

Reciclar

Quais os materiais na empresa que podem ser reaproveitados? Muito provavelmente a primeira coisa que veio à sua mente foi o papel, não é mesmo? No entanto, nos últimos séculos houve um aumento explosivo na quantidade de materiais gerados e que precisam de reciclagem para reduzir a degradação ambiental, como os lixos:

  • eletrônico;
  • radioativo;
  • industrial;
  • químico etc.

A prática de reciclar materiais existe já há muito tempo, mas o advento da revolução industrial intensificou bastante a necessidade de fazer esse processo. Trazendo para a realidade de imprimir papéis na empresa, caso não tenha outra forma de reduzir de imediato a impressão, pode-se optar, por exemplo, na obtenção de um tanque, de modo a juntar todos os papéis que não mais serão usados e enviá-los para a reciclagem.

Praticar o consumo consciente

Em termos gerais, ter um consumo consciente significa fazer um uso mais sustentável de algo, de modo a ajudar o meio ambiente a se preservar. Trazendo para a realidade empresarial, uma das maneiras de incentivar o consumo consciente é fazendo a troca das lâmpadas comuns por fluorescentes. Essa simples prática traz uma vantagem dupla ao negócio: redução do dano ambiental e do gasto na fatura de energia.

Outra prática importante é desligar todos os equipamentos da tomada ao final do expediente. Conforme a empresa passa a adotar a computação em nuvem, por exemplo, o uso de servidores passa a ser menor, trazendo redução de custos ao negócio, da mesma forma que a troca de lâmpadas comuns por fluorescentes.

De que forma ocorre o consumo de água na companhia? Uma dica nesse sentido é se desfazer das torneiras convencionais e colocar aquelas com desligamento automático, que evitam a água pingar após a lavagem das mãos. Verifique também se a equipe de serviços gerais lava os ambientes com água de mangueira ou balde. É importante conscientizar esses colaboradores sobre o uso reutilizável, até mesmo para reduzir o valor da conta no final do mês.

Eliminar desperdícios

Além da troca de lâmpadas e torneiras que citamos, existem outros pontos que merecem ser vistos. É importante verificar, por exemplo, a situação das instalações elétricas e se os aparelhos de ar-condicionado são antigos demais. Minimizar esses desperdícios que antes passavam praticamente despercebidos ajuda a empresa a se tornar eco friendly e reduz os custos do negócio.

Diminuir o uso de papel

Existe pelo menos desde a década de 70 um movimento para eliminar ou reduzir drasticamente o uso de papel na empresa. Nesse sentido, várias tecnologias surgiram com o intuito de diminuir impressões, como o certificado digital. Em poucas palavras, essa solução permite fazer a assinatura de documentos eletronicamente e enviá-los pela Internet, de forma segura e sem burocracia.

Portanto, uma empresa eco friendly deve ser também paperless, ou sem papel. Uma das formas de alcançar esse objetivo é conscientizar os colaboradores sobre a real necessidade de imprimir um determinado documento. Em outras palavras, é fundamental implementar na companhia o hábito de digitalizar e assinar documentos digitalmente.

Como a gestão de documentos pode ajudar a empresa a se tornar eco friendly?

Antes de falarmos da relação com o eco friendly é importante conceituarmos a gestão de documentos, que consiste basicamente em produzir, usar e armazenar os registros da empresa. Dito isso, o uso de um sistema gerenciador (ou GED) é de grande importância, em virtude da melhor organização e acesso dos documentos, bem como na redução na quantidade de impressões.

Quando se adota um sistema de gestão de documentos na nuvem, por exemplo, a necessidade de usar servidores pode diminuir, trazendo economia para o negócio. Além disso, contribui na hora de tornar a empresa não somente eco friendly, mas também mais ágil e produtiva, visto que a busca por um arquivo pode durar apenas alguns segundos nesse sistema. Portanto, uma solução de gestão documental traz redução de custos, sustentabilidade e aumento de eficiência nos processos do negócio.

A empresa eco friendly é aquela que está preocupada com o meio ambiente. Um ponto relevante dito no texto é o fato de que a adoção de práticas sustentáveis ajuda a reduzir custos, fazendo com que seja vista como um investimento. Vimos também que a sustentabilidade é um conceito que precisa ser transmitido a todos os colaboradores, exigindo planejamento e a designação de uma pessoa ou equipe para lidar com o eco friendly.

Viu como ser uma empresa eco friendly pode impactar o negócio? Aproveite a visita ao blog da eBox Digital e siga-nos no Linkedin e Facebook!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais