Voltar para o blog

Tendências para o futuro do RH: listamos 5 delas!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 10/02/2021
Tendências para o futuro do RH: listamos 5 delas!

Tendências

O departamento de Recursos Humanos (RH) tornou-se um dos setores mais estratégicos dentro das empresas por meio da gestão do capital humano, devido à participação ativa das decisões do negócio e auxílio para o alcance dos objetivos, por isso a importância de inovar suas operações.

Embora algumas tendências já estivessem em andamento há um certo tempo, graças ao avanço da tecnologia e às mudanças no comportamento das pessoas, algumas delas foram simplesmente aceleradas pelo contexto da pandemia do COVID-19, que se iniciou em 2020.

Tais mudanças foram inevitáveis e as organizações tiveram que se ajustar às necessidades, transformando o cenário de gestão — e o setor do RH não fica de fora. Quer conhecer as tendências para o futuro do RH esperadas para 2021? Acompanhe nosso artigo e saiba mais!

1. Trabalho remoto e equipes híbridas

Uma das mudanças mais visíveis em 2020 foi a mudança da empresa para o trabalho remoto. Em alguns casos, trabalhar em casa era cada vez mais comum para os trabalhadores antes do início da pandemia, porém não havia uma política de trabalho remoto nas organizações. Contudo, mesmo que de maneira forçada, o home office veio para ficar.

Portanto, uma das principais tendências de RH para o futuro pós-pandemia é um trabalho mais flexível. Após a crise, muitas serão as motivações para que os regimes de trabalho sejam híbridos, misturando dias de trabalho no escritório com outros em casa. Afinal, existem ferramentas tecnológicas que possibilitam uma rotina de interação e que mantém os colaboradores produtivos. 

2. Processo de seleção automatizado

A automação das operações do departamento segue como uma forte tendência de RH para 2021. Isso porque as tecnologias possibilitam que os processos sejam mais ágeis e seguros, evitando prejuízos financeiros.

De modo geral, um dos grandes desafios do setor de RH é realizar contratações. Além de gerar gastos com o processo seletivo, a escolha de um candidato mal posicionado pode atrapalhar o funcionamento da organização. Porém, com a automação do processo, as etapas de admissão passam a ser virtuais e mais eficientes, já que as vagas são direcionadas devidamente dentro do time.

3. Ampliação no uso de dados

O uso de dados no RH já é uma realidade em muitas empresas. Dessa forma, o trabalho do setor é baseado no Big Data, atingindo vários processos realizados pelo departamento. A cultura de dados permite mensurar a atuação dos talentos por meio de informações objetivas, cientificamente comprovadas e assertivas ao negócio. 

People Analytics, por exemplo, tende a crescer ainda mais. O modelo analisa comportamentos e habilidades dos colaboradores, com o propósito de melhorar a performance deles e promover o alinhamento das capacidades desses profissionais de acordo com as demandas da organização.

4. Treinamento e desenvolvimento contínuos

A qualificação dos colaboradores já era uma forte tendência global, porém ela se tornou ainda mais evidente com o início da pandemia, sobretudo porque muitos colaboradores ainda não estavam inseridos no mundo digital.

Nesse sentido, o RH deve incentivar ainda mais os treinamentos e desenvolvimentos contínuos em 2021, pois a busca por profissionais com habilidades específicas é escassa, sendo mais vantajoso investir no próprio time.

Nesse caso, não é possível falar sobre o desenvolvimento contínuo sem mencionar a experiência do colaborador (Employee Experience) como regra. O desafio para 2021 é garantir a preservação e o fortalecimento da cultura da organização no modelo de trabalho remoto ou híbrido, o que faz com que as expectativas dos colaboradores e da companhia sejam atendidas. 

5. Gestão de documentos digitalizada

Como o departamento lida constantemente com muitos formulários e documentações de seus colaboradores, a gestão de documentos digitalizada é, sem dúvida, uma tendência para os próximos anos. Afinal, com o trabalho remoto, tornou-se necessário a integração de dados e o compartilhamento em tempo real dos registros. Por isso, a digitalização de documentos facilitou o trabalho do setor.

Nesse caso, vale ressaltar a importância da tecnologia para agilizar resultados. Para isso, existem empresas como a eBox, que oferecem soluções específicas para a gestão de RH e uma plataforma de admissão digital, que facilita os processos burocráticos.

Gostou de conhecer as tendências para o futuro do RH? Então, aproveite a visita no blog e leia também sobre o Big Data em Recursos Humanos!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais