Voltar para o blog

Como a tecnologia Face Match ajuda no processo de credenciamento de clientes?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 25/09/2021
Como a tecnologia Face Match ajuda no processo de credenciamento de clientes?

Tendências



As fraudes por personificação têm se tornado a cada dia mais recorrentes no país e, para tentar combater esse problema, as empresas passaram a investir em soluções tecnológicas que permitem uma gestão de dados mais segura. Em geral, essas tecnologias são assertivas, sendo possível reduzir até 90% dos crimes de identidade com o uso de uma combinação de ferramentas. 

Nesse caso, o Face Match surge como uma alternativa que visa à proteção da identidade de um indivíduo, ou seja, uma ferramenta auxiliar que executa o reconhecimento facial para a segurança dos usuários e das empresas.

Neste artigo explicaremos o que é a tecnologia Face Match e como ela funciona na prática, destacando os seus principais benefícios no processo de credenciamento de clientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a tecnologia Face Match?

O Face Match é um recurso baseado em sistema de Inteligência Artificial, desenvolvido para identificar e comparar diversos pontos faciais e calcular o grau de semelhança entre as duas referências, que, geralmente, consistem em uma selfie com a foto no documento.

Essa tecnologia é usada tanto no cadastro quanto na autenticação de identidade para reforçar processos de segurança, quando existe a necessidade de comparação da face previamente cadastrada com a face que está tentando autorizar a transação. 

Por meio dessa solução, é possível identificar características de um rosto, ao realizar uma análise de dados da face da pessoa, que ocorre por meio do registro de suas informações biométricas, também conhecidas como pontos nodais, como o queixo, o tamanho do nariz, a distância entre os olhos, a profundidade das órbitas oculares e a espessura dos lábios, por exemplo. 

Como ela funciona na prática?

Assim como a impressão digital, o Face Match faz o mapeamento das características faciais de uma pessoa em busca de pontos nodais, por meio de um conjunto de algoritmos que compara a pessoa com imagens do banco de dados para reconhecer sua identidade (ou negar). 

No processo de cadastramento, são necessárias duas referências para serem comparadas, e o procedimento mais utilizado é solicitar uma selfie da face e o escaneamento de um documento de identificação com foto. Dessa forma, é possível comparar as características com a informação armazenada e verificar se correspondem à mesma pessoa.

É importante destacar que os resultados das análises apontam um percentual final de compatibilidade. Com o uso de boas ferramentas de detecção, por exemplo, tem-se uma precisão de mais de 99%, porém o padrão pode ser modificado conforme as diretrizes da empresa. Isto é, se o objetivo for flexibilizar a operação, em alguns casos, é possível aceitar um resultado com 90% de acerto. 

Quais os principais benefícios de investir nessa tecnologia?

Antes de conhecer os benefícios da tecnologia Face Match, é importante destacar que esse recurso tem diversas aplicações no cotidiano, como desbloqueio de aparelhos, confirmação de identidade por aplicativos, abertura de contas digitais, prova de vida e atividades de entretenimento.

Dentre as aplicações, o processo de credenciamento de clientes é o que mais chama atenção das empresas. Afinal, muitas vezes, os usuários desistem de contratar ou de continuar com um serviço devido à demora da aprovação do cadastro, já que algumas empresas ainda usam o sistema manual de análise antifraude.

A seguir, listamos os principais benefícios do Face Match no processo de credenciamento de clientes. Confira!

Segurança

Levando em consideração que o reconhecimento facial é um código único aplicável a cada usuário, podemos dizer que essa tecnologia torna o processo de identificação mais seguro e mais difícil de ser fraudado por criminosos. Isso porque as informações biométricas são mais difíceis de serem roubadas do que outros métodos de autenticação convencionais, como o uso de senhas. Desse modo, por meio da detecção dos pontos nodais, a empresa garante que o seu cliente não está usando a imagem do documento de outra pessoa.

Agilidade no processo

O Face Match além de garantir segurança, oferece agilidade no processo de reconhecimento da face por meio da automatização do cadastro e da autenticação dos clientes. Em questão de segundos é possível ter todas as informações e cadastrar mais clientes, prevenindo os possíveis ataques cibernéticos e ferramentas de hacking avançadas.

Automação dos processos

Como dito, os processos de credenciamento e de identificação de clientes são totalmente automatizados com a tecnologia de reconhecimento facial, o que garante maior precisão e menos interrupções durante a operação. Assim, você não precisará de uma equipe de funcionários para monitorar as câmeras e autorizar o acesso de usuários, por exemplo.

Integração com outros sistemas

Em geral, a tecnologia funciona muito bem com os softwares de segurança que existem nas instituições. Além disso, ela é considerada simples de programar, o que significa menos tempo e recursos financeiros no desenvolvimento para adequar o software à integração.

Melhor experiência do usuário

Além de tornar o processo de cadastro mais simples para o cliente, a ferramenta utiliza diversos recursos que otimizam a experiência do usuário durante a etapa de identificação. Afinal, o cliente não precisará mais preencher um longo cadastro e autenticar as informações toda vez que precisar acessar a empresa.

Além disso, a sua empresa ganhará destaque como uma instituição que se preocupa com a transformação digital e está atenta aos diversos recursos do mercado que possam oferecer mais segurança ao cliente e, sobretudo, proporcionar ganhos em todo o processo.

Viu como a solução amplia a produtividade e torna os processos cadastrais mais ágeis e seguros? Além de permitir o credenciamento de clientes com precisão, o Face Match protege os próprios usuários e reduz a exposição a riscos. Sem dúvida, é uma grande aliada para os negócios!

Agora que você já entendeu mais sobre a tecnologia do Face Match, que tal conhecer a nossa ferramenta? A plataforma da eBox Digital oferece soluções para a verificação de documentos, automatizando o processo de checagem de informações básicas e de credenciamento de clientes. Com a ferramenta, você pode automatizar a autenticação para realizar consulta de dados de forma simples e rápida, agilizando as operações da empresa.

Entre em contato agora mesmo com a gente e tire todas as suas dúvidas a respeito dos nossos serviços. Esperamos por você!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Lidera o time de tecnologia e inovação da eBox. Mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos

Gestão

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos
Leia mais
Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?

Gestão

Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?
Leia mais