Voltar para o blog

Segurança de dados: 4 erros que você deve evitar na sua empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 28/08/2020
Segurança de dados: 4 erros que você deve evitar na sua empresa

Segurança

A segurança de dados nunca foi tão importante para manter a privacidade das empresas e seus clientes, se tornando um verdadeiro diferencial que guia a tomada de decisões e até mesmo a personalização de produtos e serviços. Contudo, infelizmente, muitos negócios ainda não sabem como se proteger corretamente.

Pensando em ajudar você com esse problema, neste post vamos apresentar os 4 principais erros na segurança de dados que uma organização geralmente comete e explicar como eles devem ser evitados. Continue com a gente e confira!

1. Não investir em ferramentas de segurança

Esse é o erro mais básico, mas também o mais comum entre a maioria das empresas. Muitas vezes, os gestores focam seus esforços e orçamentos em outros segmentos que julgam prioritários e, com isso, deixam de investir em um sistema adequado e em ferramentas eficientes de segurança de dados.

Para evitar esse tipo de economia — que sai muito cara a médio e longo prazo — é importante contar com ferramentas de seguranças adequadas para cada uma das áreas e, em alguns casos, até mesmo processos dentro da sua empresa. Faça um mapeamento das principais atividades e conte com um especialista para direcionar as melhores soluções.

2. Não controlar o acesso a recursos

Em um ambiente empresarial cada vez mais digital, dados seguros são, necessariamente, dados com controle de acesso. Apesar disso, muitas empresas ainda não se preocupam em restringir e monitorar as suas informações e, com isso, não conseguem identificar potenciais fraudes.

Para resolver esse problema, é preciso contar com um sistema integrado de gestão de dados, que só libere o acesso a usuários previamente autorizados e registrados e seja capaz de controlar qualquer alteração nas informações.

3. Não realizar backup

Mesmo contando com um sistema eficiente de gestão de dados, imprevistos e falhas acontecem e você precisa estar preparado para eles. Ainda é comum que algumas empresas percam o acesso a informações importantes porque simplesmente não fizeram o backup ou fizeram de forma inadequada.

O backup permite a recuperação dos seus dados de forma rápida e, em alguns casos, é possível fazer o armazenamento automaticamente direto por um sistema de nuvem, sem que seja necessário dedicar um tempo exclusivo para isso. Uma boca dica é armazenar as informações mais importantes em, pelo menos, dois backups diferentes.

4. Não realizar atualizações

Quem nunca foi bombardeado por notificações de atualização no celular que atire a primeira pedra. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que elas são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas digitais. Quando falamos em ferramentas de segurança, é preciso ter um cuidado ainda maior.

Manter os softwares e sistemas de segurança da sua empresa sempre atualizados é mais uma forma de se proteger de crimes digitais e perda de dados. Um programa desatualizado pode ter pequenas falhas que são suficientes para expor as suas informações. Por isso, fique atento!

Lembre-se de que, para ter uma estratégia ainda mais eficiente para proteger o seu negócio, é essencial contar com uma empresa especializada no assunto, que será capaz de ajudá-lo a garantir a segurança dos dados em todos os níveis.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais