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Segurança de dados: 4 erros que você deve evitar na sua empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 28/08/2020
Segurança de dados: 4 erros que você deve evitar na sua empresa

Segurança

A segurança de dados nunca foi tão importante para manter a privacidade das empresas e seus clientes, se tornando um verdadeiro diferencial que guia a tomada de decisões e até mesmo a personalização de produtos e serviços. Contudo, infelizmente, muitos negócios ainda não sabem como se proteger corretamente.

Pensando em ajudar você com esse problema, neste post vamos apresentar os 4 principais erros na segurança de dados que uma organização geralmente comete e explicar como eles devem ser evitados. Continue com a gente e confira!

1. Não investir em ferramentas de segurança

Esse é o erro mais básico, mas também o mais comum entre a maioria das empresas. Muitas vezes, os gestores focam seus esforços e orçamentos em outros segmentos que julgam prioritários e, com isso, deixam de investir em um sistema adequado e em ferramentas eficientes de segurança de dados.

Para evitar esse tipo de economia — que sai muito cara a médio e longo prazo — é importante contar com ferramentas de seguranças adequadas para cada uma das áreas e, em alguns casos, até mesmo processos dentro da sua empresa. Faça um mapeamento das principais atividades e conte com um especialista para direcionar as melhores soluções.

2. Não controlar o acesso a recursos

Em um ambiente empresarial cada vez mais digital, dados seguros são, necessariamente, dados com controle de acesso. Apesar disso, muitas empresas ainda não se preocupam em restringir e monitorar as suas informações e, com isso, não conseguem identificar potenciais fraudes.

Para resolver esse problema, é preciso contar com um sistema integrado de gestão de dados, que só libere o acesso a usuários previamente autorizados e registrados e seja capaz de controlar qualquer alteração nas informações.

3. Não realizar backup

Mesmo contando com um sistema eficiente de gestão de dados, imprevistos e falhas acontecem e você precisa estar preparado para eles. Ainda é comum que algumas empresas percam o acesso a informações importantes porque simplesmente não fizeram o backup ou fizeram de forma inadequada.

O backup permite a recuperação dos seus dados de forma rápida e, em alguns casos, é possível fazer o armazenamento automaticamente direto por um sistema de nuvem, sem que seja necessário dedicar um tempo exclusivo para isso. Uma boca dica é armazenar as informações mais importantes em, pelo menos, dois backups diferentes.

4. Não realizar atualizações

Quem nunca foi bombardeado por notificações de atualização no celular que atire a primeira pedra. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que elas são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas digitais. Quando falamos em ferramentas de segurança, é preciso ter um cuidado ainda maior.

Manter os softwares e sistemas de segurança da sua empresa sempre atualizados é mais uma forma de se proteger de crimes digitais e perda de dados. Um programa desatualizado pode ter pequenas falhas que são suficientes para expor as suas informações. Por isso, fique atento!

Lembre-se de que, para ter uma estratégia ainda mais eficiente para proteger o seu negócio, é essencial contar com uma empresa especializada no assunto, que será capaz de ajudá-lo a garantir a segurança dos dados em todos os níveis.

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Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

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