Voltar para o blog

Quais são os 7 tipos de autenticação de documentos? Entenda aqui

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 19/02/2021
Quais são os 7 tipos de autenticação de documentos? Entenda aqui

Segurança



Conhecer os tipos de autenticação de documentos é muito importante para garantir a segurança da empresa, evitando possíveis fraudes e erros de identificação que podem gerar sérios problemas para a organização. Esse processo garante a identificação correta da procedência de um documento emitido eletronicamente, ou seja, ele visa certificar a identidade da pessoa que elaborou tal documento.

Existem vários tipos de autenticação de documentos — e os principais listamos aqui. Veja quais são eles!

1. Token

Refere-se a códigos criptografados que são responsáveis por controlar o acesso de informações e, inclusive, pode ser usado para autenticar a identidade do indivíduo. Portanto, quando falamos em resguardar ou proteger um documento, o Token aparece como uma solução muito útil, podendo ser usado para autenticação eletrônica.

2. Senhas e PINs

Nada mais são que combinações de letras, números e símbolos usados para a autenticação de documentos e outros fins. Essa é uma ótima maneira de proteção na Autenticação Digital, uma vez que dificulta a ação de hackers e outras pessoas não autorizadas a emitir documentos e assinar em nome dos colaboradores e gestores da empresa.

3. Autenticação de Chave Pública e Privada

Esse tipo de autenticação de documentos é dividido em duas categorias:

  • chave pública: está disponível para qualquer servidor ou usuário e é emitida por uma Autoridade de Certificação;
  • chave privada: essa é disponibilizada apenas para o usuário. 

4. Autenticação de chave simétrica

Permite que o usuário compartilhe uma chave exclusiva com um servidor de autenticação. Dessa forma, quando ele envia uma mensagem, ela automaticamente é criptografada pela chave secreta. Depois, ela é direcionada ao servidor de autenticação. Com isso, ao reconhecer o padrão da mensagem, o usuário é autenticado.

5. Autenticação baseada em SMS

Quem nunca recebeu um código via SMS para concluir o login em uma conta online, por exemplo. Pois bem, é basicamente assim que a autenticação baseada em SMS funciona. Você recebe uma senha no seu smartphone e a digita para concluir a autenticação. Esse modelo é muito eficiente para impedir ataques offline.

6. Autenticação biométrica

Visa identificar as características comportamentais e fisiológicas do indivíduo. Quando falamos nas fisiológicas, nos referimos a:

  • impressão digital;
  • geometria da mão;
  • varredura de retina, íris e facial;
  • dinâmica de teclado e de assinatura;
  • impressão de voz, entre outros.

Já a autenticação biométrica refere-se ao método de impressão digital.

7. Autenticação de identidade digital

Esse tipo de autenticação diz respeito ao uso combinado de comportamento, dispositivo, localização e outras informações — como e-mail, cartão de crédito e conta — para autenticar usuários em tempo real de maneira online. Tudo para tornar o dia a dia das empresas muito mais ágil e produtivo.

Agora, você já conhece os principais tipos de autenticação de documentos. A eBox Digital oferece uma solução de assinatura eletrônica, a qual autentica documentos com muita praticidade e segurança, a fim de proporcionar tranquilidade à empresa para que ela possa desempenhar suas atividades sem preocupações.

Entre em contato conosco agora mesmo para entender como podemos ajudar o seu negócio a não ter problemas com a guarda e gestão de documentos.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Lidera o time de tecnologia e inovação da eBox. Mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?

Organização

Como aplicar treinamentos sobre organização na empresa?
Leia mais
Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender

Tendências

Assinatura eletrônica de documentos: guia completo para você entender
Leia mais