Voltar para o blog

10 maiores vantagens de ter uma sala-cofre na sua empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 09/04/2021
10 maiores vantagens de ter uma sala-cofre na sua empresa

Segurança



As salas-cofre são muito usadas para a proteção de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) e Datas Centers contra impactos, poeira, umidade, calor, fogo e outros fatores. Se acontecer um incêndio em um prédio, haverá inundações, explosões e queda de escombros que vão danificar os aparelhos que contêm dados valiosos.

Caso as informações de um negócio sejam perdidas, os prejuízos podem ser irreparáveis. Para protegê-las, as empresas contam com ambientes mais seguros, que evitam danos e oferecem proteção máxima aos dispositivos, livrando-os em situações de risco. Afinal, a segurança dos dados é indispensável para que o negócio sobreviva, logo, eles precisam ser mantidos em segurança.

Neste artigo, vamos explicar o que é e quais são as características de uma sala-cofre, além de apresentar as maiores vantagens de ter esse ambiente nas empresas. Por outro lado, listaremos as maiores vantagens de ter esse ambiente e forneceremos detalhes a respeito da proteção dos equipamentos de tecnologia e dos documentos empresariais, aumento da segurança, acesso restrito etc.

Deseja obter mais informações sobre os benefícios de usar uma sala-cofre para proteger os equipamentos de tecnologia? Siga em frente!

Entenda o que é uma sala-cofre

Ela é uma unidade de armazenagem segura para hardwares, classificada como resistente por meio de diversos métodos. Trata-se de um local composto por paredes corta-fogo, que foram certificadas conforme as exigências da Norma Brasileira Regulamentadora — NBR nº 15.247/2004 —, que protege os equipamentos de informática críticos e os dados processados e armazenados neles.

Essa norma foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o intuito de especificar os requisitos para a construção desses ambientes, que devem resistir a incêndios. Para garantir a sua eficácia, foi incluído um método de ensaio que determina a capacidade desses locais de proteger os conteúdos sensíveis diante de altas temperaturas, gases corrosivos e água.

Compreenda as características de uma sala-cofre

As salas-cofre são diferenciadas de todos os outros ambientes seguros devido à sua certificação, que apresenta exigências distintas. O ambiente precisa ser rigorosamente testado, de acordo com a NBR 15.247/2004, para assegurar a estabilidade térmica do conjunto e a segurança que ele oferece aos dados e os equipamentos.

Já um ambiente seguro é composto por pilares ou vigas, portas e paredes que não permitem a passagem do fogo. As suas portas terão que atender à ABNT NBR nº 6.479/1992, que trata sobre os métodos de ensaio e as avaliações de desempenho relacionadas à resistência dos componentes construtivos, cuja finalidade é vedar as aberturas em lajes e paredes.

As suas paredes, por sua vez, deverão ser fabricadas conforme as especificações da ABNT NBR 10.636/1989, que se refere à classificação e a graduação da resistência contra chamas, referente às divisórias e as paredes que não têm função estrutural. Essa norma não trata sobre a toxicidade dos gases que emanam do corpo de prova durante os testes.

Salas seguras são testadas por meio de um painel para saber se a tecnologia antichamas de suas paredes será aprovada e certificada. Então, uma sala-cofre precisa ser construída em conformidade com as regulamentações da ABNT, mas é diferente dos ambientes seguros. Portanto, as duas opções não podem ser confundidas porque são diferentes.

A certificação da sala-cofre abrange toda a estrutura e submete o sistema inteiro ao fogo, testando inclusive a toxicidade dos gases emitidos. Como você pôde ver, não é apenas a legislação que as distingue, mas a sua construção e o seu processo de testagem são diferenciados. Apesar disso, ambas as estruturas devem ser confiáveis e seguras.

Saiba como funciona uma sala-cofre

De acordo com a NBR 15.247/2004, existem os tipos A e B. A sala-cofre do tipo A é resistente ao fogo e deve ser colocada em um local com tetos e paredes que sejam capazes de suportar os testes de resistência às chamas durante 1 hora e 30 minutos. O ambiente deve ser totalmente isolado e íntegro.

As suas entradas precisam ter dispositivos de fechamento automático e também aberturas ou dampers de passagem para casos de incêndio. Ainda, ela deve obedecer às exigências da NBR 11.515/2007, que impõe backup, cópia de segurança ou condições operacionais para transporte ou caso de emergência.

A sala-cofre tipo A resiste a temperatura de 360 graus Célsius durante 1 hora, temperatura de, no máximo, 75 graus Célsius em seu interior, elevação de 50 Kelvin (K) e umidade máxima de 85%. São essas as condições para que essa estrutura mantenha a integridade de dados, equipamentos e servidores sem oferecer riscos.

Já a sala tipo B é diferente porque, além de suportar o fogo, ela resiste aos impactos que acontecem nos incêndios. Elas são submetidas a todos os ensaios da sala-cofre tipo A e ainda são testadas contra impacto de 3.000 nanômetros, devendo resistir ao peso de até 200Kg lançados de 1 metro e 50 centímetros acima.

Confira as maiores vantagens de ter uma sala-cofre

Geralmente, essas salas-cofre são compradas pré-fabricadas, porque as suas estruturas são modulares, suas células são independentes e autoportantes e podem ser inseridas por fora ou por dentro do Data Center principal. Elas são herméticas ou lacradas e podem até ficar isoladas em outras edificações separadas. É uma sala colocada dentro de outra maior, como se fosse um cofre selado.

1. Proteção dos equipamentos de tecnologia

Vários equipamentos de tecnologia podem ser protegidos por uma sala-cofre, que é versátil e segura e parece ser feita de aço por ser tão resistente. No seu interior, você poderá armazenar documentos, todos os dispositivos de informática que mantêm a sua empresa funcionando, os dados sigilosos que não devem ser acessados por colaboradores curiosos e recursos de valor inestimado.

2. Proteção de documentos

Uma sala-cofre é um excelente lugar para proteger documentos essenciais de uma empresa, para evitar que eles sejam destruídos pelas chamas. Apesar de que a maioria das documentações já se tornou eletrônica, ainda existem aquelas que são físicas e precisam ser armazenadas em local seguro. Se desejar, você poderá criar nela um sistema de monitoramento com circuito fechado de TV.

3. Aumento da segurança

Se você quer aumentar a segurança dos seus equipamentos de TI, invista em uma sala-cofre. Ela vai protegê-los contra eventos inesperados e poderá evitar a entrada de pessoas mal-intencionadas se for preparada com essa intenção. Além disso, essa estrutura também poderá proteger os seus familiares contra ataques de criminosos.

4. Acesso restrito

O acesso à sala-cofre é restrito e suas portas não poderão ser rompidas com facilidade, porque contêm um núcleo sólido. A sua pintura pode ser da cor das paredes normais, para não atrair a atenção das pessoas. A porta pode ser trancada de forma segura por dentro e por fora, para aumentar a segurança do usuário.

5. Adaptação de acordo com as necessidades

A sala-cofre pode ser adaptada conforme as necessidades da sua empresa para situações de emergência. Essas salas podem variar de tamanho, formato e cor. Além de instalar um sistema completo de segurança ao seu redor, você poderá treinar os colaboradores para que acessem o ambiente com agilidade.

6. Proteção contra desastres naturais

Os desastres naturais podem destruir completamente os dados mais importantes de um negócio. Por essa razão, as salas-cofre são projetadas para serem resistentes a esses eventos, evitar danos aos equipamentos e até mesmo para salvar vidas. Algumas delas podem resistir a tempestades e inundações, além do fogo.

7. Segurança das informações da empresa

A segurança da informação de uma empresa é uma grande preocupação para os empresários. Contudo, uma sala-cofre pode resolver essa questão e manter seguros os documentos confidenciais, os segredos industriais e outros itens importantes. Dentro dela, você poderá colocar um rádio comunicador para possibilitar o contato com outras pessoas.

8. Proteção contra roubos

Mantenha os seus equipamentos de TI protegidos contra roubos usando uma sala-cofre. Como elas são maiores que os cofres comuns, podem servir para a proteção de vários dispositivos caros e que normalmente são alvo de ações criminosas. Armazene-os nesse ambiente e estarão seguros contra ladrões.

9. Isolamento térmico

A estrutura apresenta ótimo isolamento térmico e impedem que os Data Centers sofram danos causados pelo aquecimento do ambiente. Dentro dela, todos os equipamentos de TI estarão bem abrigados e não poderão ser destruídos pelas chamas, agentes químicos ou biológicos.

10. Estabilidade

Salas-cofre são alternativas seguras e estáveis. Por serem reforçadas com o uso de materiais destinados a protegê-las contra quedas de estruturas das edificações, contam com excelente estabilidade. Desse modo, não é qualquer desabamento ou incêndio que poderá destruí-las.

Veja quando uma sala-cofre é necessária

Uma sala-cofre é necessária quando você descobre que precisa dar maior proteção aos equipamentos de TI e mais atenção à segurança dos dados do seu empreendimento. Na realidade, todas as empresas precisam dessas estruturas, já que os negócios devem manter muitas de suas informações em segurança durante, no mínimo, 5 anos e outras durante toda a sua existência. 

Verifique como pode ser feita a certificação da sala-cofre

A certificação de uma sala-cofre ocorre por meio dos testes impostos pela NBR 15.247/2004. Os profissionais constroem um protótipo com proporções reais e o envolvem em um forno de ensaios. A estrutura pode ser construída dentro desse forno para simular o ambiente onde será feita a sua instalação. O forno é aquecido e depois resfriado durante a testagem.

Depois disso, as salas-cofre do tipo B são testadas contra os impactos e prova de estanqueidade. Assim, é feita a verificação da blindagem e de possíveis vazamentos de fogo ou gás nas portas, dutos ou cabos. Se for aprovada, a estrutura será reconhecida como corta-fogo, por ter isolamento em suas paredes e pisos.

Enfim, essas são as 10 maiores vantagens de ter uma sala-cofre. A eBox Digital é uma empresa de guarda de documentos que pode ajudar você a preservar as suas fitas e mídias de backup em salas-cofre totalmente seguras e específicas para esse objetivo, que atendam a todas as legislações brasileiras e, também, as normas internacionais. Ela oferece para cada cliente racks exclusivos e individuais!

Gostaria de saber mais sobre essa possibilidade? Acesse nosso site e obtenha todas as informações sobre as salas-cofre da eBox Digital! 



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais