Voltar para o blog

Docs & Box - EPI 5 - Segurança De Dados

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 17/11/2020

Podcasts

Docs & Box - EPI 5 - Segurança De Dados - Soundcloud


No Docs & Box de hoje vamos falar sobre segurança.

A segurança de dados nunca foi tão importante para manter a privacidade das empresas e de seus clientes, se tornando um verdadeiro diferencial que guia a tomada de decisões e, até mesmo, a personalização de produtos e serviços.

Mas, infelizmente, muitos negócios ainda não sabem como se proteger corretamente.

Para ajudá-lo a ficar mais atento, vamos apresentar os quatro principais erros quando o assunto é segurança de dados de uma organização.

O primeiro é não investir em ferramentas de segurança

Muitas vezes, os gestores focam seus esforços e orçamentos em outros segmentos que julgam prioritários e, com isso, deixam de investir em um sistema adequado e em ferramentas eficientes de segurança de dados.

Para evitar esse tipo de economia, que a médio e longo e prazo pode sair mais caro, é importante contar com ferramentas de seguranças adequadas para cada uma das áreas e, em alguns casos, até mesmo processos dentro da sua empresa.

Faça um mapeamento das principais atividades e conte com um especialista para direcionar as melhores soluções.

O segundo erro é não controlar o acesso a recursos

Em um ambiente empresarial cada vez mais digital, dados seguros são dados com controle de acesso. Apesar disso, muitas empresas ainda não se preocupam em restringir e monitorar as suas informações e, com isso, não conseguem identificar potenciais fraudes.

Para resolver esse problema, é preciso contar com um sistema integrado de gestão de dados, que só libere o acesso aos usuários previamente autorizados e registrados, e seja capaz de controlar qualquer alteração nas informações.

Não realizar backup é o terceiro erro

Mesmo contando com um sistema eficiente de gestão de dados, imprevistos e falhas acontecem.

Ainda é comum que algumas empresas percam o acesso a informações importantes porque simplesmente não fizeram o backup ou fizeram de forma inadequada.

O backup permite a recuperação dos seus dados de forma rápida e, em alguns casos, é possível fazer o armazenamento automaticamente, por um sistema de nuvem, sem que seja necessário dedicar um tempo exclusivo para isso.

Uma boa dica é armazenar as informações mais importantes em, pelo menos, dois backups diferentes.

Por fim, e não menos importante o quarto erro é não realizar atualizações

Quem nunca foi bombardeado por notificações de atualização no celular que atire a primeira pedra. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que elas são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas digitais.

Quando falamos em ferramentas de segurança, é preciso ter um cuidado ainda maior.

Manter os softwares e sistemas de segurança da sua empresa sempre atualizados é mais uma forma de se proteger de crimes digitais e perda de dados.

Um programa desatualizado pode ter pequenas falhas que são suficientes para expor as suas informações.

Lembre-se de que, para ter uma estratégia ainda mais eficiente para proteger o seu negócio, é essencial contar com uma empresa especializada no assunto, que será capaz de ajudá-lo a garantir a segurança dos dados em todos os níveis. A Ebox Digital pode te ajudar.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais