Voltar para o blog

Como garantir a segurança da informação em sua empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 18/11/2019
Como garantir a segurança da informação em sua empresa?

Segurança

A segurança da informação ganha cada vez mais relevância e espaço na parte estratégica das empresas devido às mudanças no cenário atual. É imprescindível que os gestores entendam a importância da segurança da informação, todas as técnicas e aspectos envolvidos que ajudam a aprimorar a segurança da empresa. Continue acompanhando o texto e saiba tudo o que é essencial sobre segurança da informação, para que você possa aplicá-la! Boa leitura!

Qual é a importância da segurança da informação?

A segurança da informação vai muito além de uma questão estratégica para o negócio, afinal, é também uma das responsáveis pela possibilidade de funcionamento da empresa. Afinal, como todos sabem, dado é poder. E, no ambiente empresarial, cada vez mais eles são usados de maneira estratégica para o funcionamento e crescimento da organização. A segurança da informação se baseia em alguns pilares:
  • confidencialidade;
  • disponibilidade;
  • integridade;
  • autenticidade.
Ou seja, é imprescindível que as ações realizadas se dediquem a assegurar esses 4 aspectos.

Quais as dicas para garantir a segurança da informação na empresa?

Confira algumas dicas práticas que você precisa implementar o quanto antes para prevenir situações de risco que podem prejudicar a empresa!

Acompanhe as tendências da área

Novas soluções são criadas diariamente pelas maiores empresas especializadas da área, e isso já torna necessário que os responsáveis da área de Tecnologia da Informação se mantenham atentos. No entanto, a área de segurança da informação demanda cuidados bem maiores nesse aspecto, afinal, os cibercriminosos também estão sempre criando e investindo em novos mecanismos de ação todos os dias. Sendo assim, é preciso pesquisar e estar atento às inovações que são lançadas. Se aparecer alguma novidade, você vai poder implementar medidas de contenção o quanto antes.

Implemente as tecnologias necessárias

Para manter o sigilo das informações, você vai precisar de tecnologias auxiliares que sejam capazes de promover a segurança. Há diversos recursos tecnológicos que atuam na proteção dos dados de uma empresa, como: Cada empresa precisa analisar o nível necessário de segurança e aplicar as tecnologias mais adequadas às suas condições e ao seu perfil.

Digitalize documentos

Não existem mais razões para uma empresa guardar informações em papel. É importante saber que digitalizar documentos estratégicos está totalmente ligado aos princípios da segurança da informação. Os dados estão sempre disponíveis, ganham sigilo necessário e dificilmente são perdidos por qualquer motivo.

Proteja redes de wi-fi

Uma rede sem fios, se não for manipulada de modo adequado, pode trazer riscos para a segurança dos negócios. Sem a proteção correta, usuários não autorizados obtêm acesso à rede Wi-Fi de forma bem fácil, podendo invadir o banco de dados da companhia, roubar as informações relevantes e até mesmo praticar ações que copiem, danificam ou destroem periodicamente as informações registradas. Por isso, é importante que sejam implementados mecanismos que façam a proteção correta da rede sem fim fio de uma empresa. Uma solução viável é criar senha de acesso, que seja bem forte, ou seja, que tenha letras, caracteres especiais e números que, em conjunto, dificultam a descoberta da chave por outras pessoas.

Crie políticas de segurança na empresa

É preciso estabelecer políticas de segurança e normas de conduta que devem ser seguidas por todos. Esse tipo de documentação permite que as regras utilizadas na empresa sejam normatizadas. Assim, torna-se possível reduzir as facilidades que permitem falhas que comprometam os arquivos ou a ação de cibercriminosos. Caso a sua empresa não invista em segurança da informação, os resultados podem ser desastrosos em vários níveis. A inviabilização do acesso aos dados pode causar uma paralisação dos serviços e o processo pode levar horas ou dias para ser resolvido. Além disso, a confiabilidade sobre a empresa diminui muito. Então, siga essas dicas e garanta uma boa segurança da informação na sua empresa! Gostou do texto e quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também o texto “Como a adoção do certificado digital auxilia na segurança digital?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

Confira outros artigos

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa

Gestão

Aprenda como realizar a gestão de documentos na sua empresa
Leia mais
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais