Voltar para o blog

Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 28/10/2020
Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?

Gestão

Saúde é um bem precioso, por isso, deve ser valorizada e cuidada! A saúde física na pandemia requer atenções especiais do setor de RH.

Cada colaborador da empresa é “peça” fundamental de um grande “quebra cabeças” e sua presença é valiosa. Investir na saúde física dos colaboradores é oferecer qualidade de vida, proteção à saúde mental, melhorias no clima organizacional e tantos outros benefícios.

Perceba como o RH pode oferecer saúde digna à sua equipe de sucesso. Confira ao ler este artigo!

Verificação de temperatura

Uma das medidas que o RH pode oferecer para proporcionar a segurança dos funcionários é medindo a temperatura para detectar se a pessoa está apresentando febre e, assim, evitar a proliferação do coronavírus. Essa medição acontece por meio do uso de um termômetro infravermelho.

O aparelho é direcionado à testa ou ao braço para conferir a temperatura. Quando acusa, no máximo, 37,8 ºC significa ausência de febre; maior que isso, afirma a presença de febre. Nesse caso, o funcionário fica impedido de entrar no ambiente organizacional para evitar o contágio aos demais colaboradores.

Oferta de álcool em gel caso o trabalho continue presencial

Os decretos estabelecidos pelos municípios e estados determinaram que no período pandêmico todos os ambientes ofereçam álcool em gel 70%. Essa norma deve ser cumprida pelas empresas quando as atividades estão sendo presenciais.

É importante que várias porções de álcool sejam colocadas em lugares estratégicos da empresa, principalmente no rol de entrada, pois ao chegar da rua há grande possibilidade de o funcionário trazer consigo o coronavírus em suas mãos ou em outros lugares do corpo.

Ações de conscientização e informação aos colaboradores

A Covid-19 ocasionada pelo novo coronavírus desestruturou o psicológico de muitas pessoas devido à mudança brusca de vida. Os ambientes de trabalho tomaram um novo norte e muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer e o que esperar. Nesse momento, é papel do RH fortalecer o seu grupo por meio de conscientização e informação das equipes quanto às medidas de segurança necessárias no ambiente organizacional.

Busca por maior ergonomia no home office

A pandemia veio transformar as formas de trabalho das empresas. O home office se expandiu consideravelmente e, com ele, a necessidade de otimizar as condições de trabalho das equipes. Embora trabalhando em casa, as obrigações e responsabilidades permanecem e as entregas com bons resultados devem estar em dia. Por isso, o RH tem como papel fomentar recursos para manter o grupo engajado e produtivo.

Busca por parcerias com academias que ofereçam tutoria online

O mais importante é que a empresa pense na saúde dos seus colaboradores em aspecto mental e corpóreo. Praticar exercícios físicos fortalece o sistema imunológico, eleva os hormônios da felicidade (dopamina, ocitocina, endorfina e serotonina), que proporcionam bem-estar, disposição para as tarefas do dia a dia e evitam ansiedade, insônia, depressão etc.

Poder fazer atividade física em casa é um bom incentivo para quem evita contatos externos. Uma ótima medida é a empresa fazer parcerias com academias que possam oferecer diversas modalidades online.

Portanto, o RH tem que atuar com muito dinamismo para manter o grupo focado nas atividades diárias da empresa. Cuidar da saúde física na pandemia é extremamente importante para manter os funcionários em atividade e seguros. Para isso, o setor pode criar estratégias, como videoconferência por profissionais da saúde, palestra sobre resiliência, conscientizar sobre a compreensão do momento em que estamos passando, reforçar a autoestima no ambiente organizacional e outras iniciativas.

Achou o artigo interessante? Então, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, assim, outras pessoas ficarão mais informadas.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais