Voltar para o blog

Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 28/10/2020
Saúde física na pandemia: como o RH pode ajudar?

Gestão

Saúde é um bem precioso, por isso, deve ser valorizada e cuidada! A saúde física na pandemia requer atenções especiais do setor de RH.

Cada colaborador da empresa é “peça” fundamental de um grande “quebra cabeças” e sua presença é valiosa. Investir na saúde física dos colaboradores é oferecer qualidade de vida, proteção à saúde mental, melhorias no clima organizacional e tantos outros benefícios.

Perceba como o RH pode oferecer saúde digna à sua equipe de sucesso. Confira ao ler este artigo!

Verificação de temperatura

Uma das medidas que o RH pode oferecer para proporcionar a segurança dos funcionários é medindo a temperatura para detectar se a pessoa está apresentando febre e, assim, evitar a proliferação do coronavírus. Essa medição acontece por meio do uso de um termômetro infravermelho.

O aparelho é direcionado à testa ou ao braço para conferir a temperatura. Quando acusa, no máximo, 37,8 ºC significa ausência de febre; maior que isso, afirma a presença de febre. Nesse caso, o funcionário fica impedido de entrar no ambiente organizacional para evitar o contágio aos demais colaboradores.

Oferta de álcool em gel caso o trabalho continue presencial

Os decretos estabelecidos pelos municípios e estados determinaram que no período pandêmico todos os ambientes ofereçam álcool em gel 70%. Essa norma deve ser cumprida pelas empresas quando as atividades estão sendo presenciais.

É importante que várias porções de álcool sejam colocadas em lugares estratégicos da empresa, principalmente no rol de entrada, pois ao chegar da rua há grande possibilidade de o funcionário trazer consigo o coronavírus em suas mãos ou em outros lugares do corpo.

Ações de conscientização e informação aos colaboradores

A Covid-19 ocasionada pelo novo coronavírus desestruturou o psicológico de muitas pessoas devido à mudança brusca de vida. Os ambientes de trabalho tomaram um novo norte e muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer e o que esperar. Nesse momento, é papel do RH fortalecer o seu grupo por meio de conscientização e informação das equipes quanto às medidas de segurança necessárias no ambiente organizacional.

Busca por maior ergonomia no home office

A pandemia veio transformar as formas de trabalho das empresas. O home office se expandiu consideravelmente e, com ele, a necessidade de otimizar as condições de trabalho das equipes. Embora trabalhando em casa, as obrigações e responsabilidades permanecem e as entregas com bons resultados devem estar em dia. Por isso, o RH tem como papel fomentar recursos para manter o grupo engajado e produtivo.

Busca por parcerias com academias que ofereçam tutoria online

O mais importante é que a empresa pense na saúde dos seus colaboradores em aspecto mental e corpóreo. Praticar exercícios físicos fortalece o sistema imunológico, eleva os hormônios da felicidade (dopamina, ocitocina, endorfina e serotonina), que proporcionam bem-estar, disposição para as tarefas do dia a dia e evitam ansiedade, insônia, depressão etc.

Poder fazer atividade física em casa é um bom incentivo para quem evita contatos externos. Uma ótima medida é a empresa fazer parcerias com academias que possam oferecer diversas modalidades online.

Portanto, o RH tem que atuar com muito dinamismo para manter o grupo focado nas atividades diárias da empresa. Cuidar da saúde física na pandemia é extremamente importante para manter os funcionários em atividade e seguros. Para isso, o setor pode criar estratégias, como videoconferência por profissionais da saúde, palestra sobre resiliência, conscientizar sobre a compreensão do momento em que estamos passando, reforçar a autoestima no ambiente organizacional e outras iniciativas.

Achou o artigo interessante? Então, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, assim, outras pessoas ficarão mais informadas.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Como fazer a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios?

Tendências

Como fazer a gestão de fundos de investimento em direitos creditórios?
Leia mais
Quais são os problemas do RH que surgiram na pandemia e como resolvê-los?

Gestão

Quais são os problemas do RH que surgiram na pandemia e como resolvê-los?
Leia mais