Voltar para o blog

Afinal, como fazer uma boa gestão de mudanças organizacionais?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 19/08/2020
Afinal, como fazer uma boa gestão de mudanças organizacionais?

Gestão

De modo geral, as mudanças organizacionais correspondem a uma série de processos no qual as empresas modificam sua cultura, valores e procedimentos internos para se tornarem mais coerentes ao que acreditam e aos objetivos que apresentam. 

Tal prática é adotada pelas empresas para se adequarem às novas exigências e demandas impostas pelo mercado, com o intuito de se manterem competitivas e alcançarem o crescimento que tanto desejam.

No entanto, um problema frequente durante o processo é a resistência dos colaboradores diante das mudanças no ambiente de trabalho, sobretudo quanto à cultura organizacional. Por isso, para que a implantação e a execução das ações estratégicas sejam bem aceitas e eficientes, é importante que os gestores estejam alinhados e as equipes comprometidas.

Quer saber como fazer uma boa gestão de mudanças organizacionais? Acompanhe nosso artigo e veja como engajar os funcionários na implementação das transformações. Confira!

Importância de engajar os colaboradores nas mudanças organizacionais

As mudanças organizacionais, realizadas para melhorar a gestão de processos, nem sempre são “vistas com bons olhos” por aqueles que participam e precisam se adaptar aos novos procedimentos. Muitas vezes, os profissionais se sentem afetados e resistentes ao novo contexto, o que faz com que o meio se torne prejudicial para o engajamento necessário. Pensando nisso, alguns questionamentos são considerados. Saiba mais!

Como envolver toda a equipe nas mudanças organizacionais?

O gestor do processo deve ser o responsável por fazer a associação entre as mudanças que ocorrem e os colaboradores. Como o processo de mudança requer novas atitudes e maneiras de trabalhar, é fundamental oferecer apoio e treinamentos necessários para os envolvidos.

Ainda que essas mudanças sejam refletidas na empresa como um todo, são as ações focadas no comportamento dos indivíduos que iniciam o processo. Por isso, desde o início até o resultado da gestão, a comunicação é a ferramenta que une todos os colaboradores da empresa sob o mesmo objetivo.

Como engajar os funcionários na implantação de novos recursos?

A falta de engajamento é uma das principais barreiras da mudança. Por isso, esse é o momento de exercer a boa gestão, tranquilizando os colaboradores, mostrando a importância da ação e engajando-os na adesão de novos processos. Afinal, em um cenário de transformações, é necessário criar um ambiente saudável para que os colaboradores sintam que a transformação será vantajosa para todos.

Como mostrar valor da mudança de processos?

Para a maioria dos colaboradores, as mudanças organizacionais representam uma ameaça. Isso acontece porque, muitas vezes, eles não participaram ativamente do processo decisório e da construção da mudança. Nesse sentido, cabe ao gestor controlar essas situações e informar os acontecimentos aos colaboradores, permitindo a eles o posicionamento diante dos novos elementos do ambiente organizacional.

Como gerir o processo de transformação

Depois de conhecer a importância de engajar os colaboradores nas mudanças organizacionais, é relevante apontar como se dá o processo de execução da prática. Em primeiro plano, o líder tem papel crucial na condução do processo, ele é responsável por conhecer exatamente quais mudanças deseja efetuar e aprender a maneira correta de implantá-las, estabelecendo um planejamento das estratégias.

Em seguida, precisa-se de uma abordagem estruturada para promover tais mudanças, com o monitoramento das ações para saber o que pode acontecer e como se posicionar.

Para isso, podemos abordar alguns pontos importantes:

  • embora as mudanças sejam normalmente de natureza complexa, a metodologia do processo de transformação não precisa ser. Quanto mais simples e adaptadas à cultura da empresa, melhor;
  • é comum que haja diferentes graus de envolvimento de acordo com os níveis da organização, contudo é preciso envolver toda a empresa;
  • a comunicação deve-se dar por meio de vários recursos, mostrando-se essencial ao envolvimento de todos os níveis organizacionais.

Por fim, com cuidado e eficácia, a gestão de mudanças organizacionais permite o sucesso do projeto estabelecido, gerando resultados positivos ao negócio e aumentando a produtividade dos colaboradores. Além disso, seguindo as recomendações apresentadas, é possível envolver toda a equipe e realizar uma boa gestão. Por isso, planeje-se com cautela e não deixe de acompanhar atentamente os efeitos e realizar as melhorias necessárias.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita no blog para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro de todas as atualizações.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais
Leia mais
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?
Leia mais