Voltar para o blog

Como definir metas de curto e médio prazo? Confira!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 17/09/2020
Como definir metas de curto e médio prazo? Confira!

Gestão

Antes de investir em novos projetos é importante conhecer o tempo de cada meta. As metas de curto prazo são as atingíveis em até um ano, enquanto que as de médio prazo podem ser realizadas entre um a cinco anos. Já as metas de longo prazo são as que podem se concretizar em, no mínimo, cinco anos.

O período de pandemia, provocado pelo novo coronavírus, é um momento propício para realizar novas estratégias de negócio e definir metas atingíveis dentro do prazo determinado.

Quer conhecer algumas dicas eficientes de realizar as metas na sua organização? Descubra ao ler este artigo!

Estipule seus objetivos com clareza

O planejamento é o primeiro passo quando se tem um projeto para ser alcançado. É sempre muito válido você fazer o planejamento em forma de cronograma, assim os objetivos e todas as informações ficam bem visíveis e próximas para não serem esquecidas e ajudarem a manter o foco.

É importante analisar muito bem os objetivos que deverão ser atendidos e colocá-los de forma bem esclarecida e detalhada. Determine as prioridades e os prazos para que você desenvolva o projeto dia a dia e, assim, realize todos os objetivos.

Descubra quais ferramentas e ações serão tomadas

Devido ao período de pandemia as ações serão bem diferenciadas quando se pensa no agora e no pós-pandemia. Por isso, é importante decidir que ferramentas e quais ações serão utilizadas para que o projeto se concretize. Veja algumas ferramentas que podem contribuir para esse processo:

  • canvas modelo de negócios;
  • matriz swot;
  • mapa da empatia;
  • forças de porter;
  • plataformas.

Decidir e cumprir as ações do projeto de forma efetiva é uma ótima iniciativa para que os melhores resultados sejam alcançados. Observe o que pode ser feito:

  • estude o mercado;
  • determine seu público-alvo;
  • estabeleça missão, visão e valores;
  • determine estratégias para realizar o projeto;
  • organize planos de ação;
  • escolha indicadores para mensurar os resultados.

Considere os desafios que podem aparecer

O término da pandemia ainda é uma incógnita para todos que desejam investir em novas atividades no mercado, por isso, não se sabe quais desafios ainda estão por vir e por quanto tempo vão permanecer impedindo que as tarefas sejam realizadas da forma planejada. Mas isso não pode ser impedimento para quem tem sonhos.

Todos os seguimentos mundiais paralisaram, dentre eles o mundo comercial. Vieram as dificuldades financeiras, desemprego, preocupações com o negócio etc. Porém, todos esses acontecimentos devem ser motivadores para a realização de novos planos.

O segredo é seguir o planejamento e ir realizando ajustes conforme os desafios vão aparecendo. O mais importante é vencer as dificuldades de forma estratégica e mantendo o foco nos objetivos, assim, tudo será superado e as metas se realizarão.

Enfim, para que as metas de curto e médio prazo sejam bem realizadas é essencial que todo o processo seja muito bem organizado. Por isso, poder contar com ferramentas eficazes durante esse período é determinante para auxiliar e tornar o cumprimento das metas mais simples. Pois é o conjunto de diversas iniciativas que tornam possível a realização do projeto.

Observou como é necessário utilizar ferramentas confiáveis para cumprir as metas do seu negócio? Então, faça contato conosco. Temos a ferramenta ideal para as estratégias da sua organização.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui

Organização

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui
Leia mais
Entenda a importância da certificação ISO 27001

Segurança

Entenda a importância da certificação ISO 27001
Leia mais