Voltar para o blog

Entenda a importância da certificação ISO 27001

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 20/10/2020
Entenda a importância da certificação ISO 27001

Segurança


A certificação ISO 27001 é uma padronização de segurança internacional para administrar e garantir a segurança e a confiabilidade da informação. É uma norma internacional que foi publicada pela International Standardization Organization (ISO).

É um conjunto de controles e processos que uma organização usa para garantir a alta segurança de dados da empresa. Assim, pode administrar de forma efetiva todas as ameaças que comprometam as informações da instituição.

Quer entender como a certificação ISO 27001 pode fazer a sua empresa ser mais reconhecida no mercado? Continue lendo este artigo!

Para que serve a ISO 27001?

Com o avanço da tecnologia da informação, a acessibilidade aos dados, o compartilhamento destes em inúmeras situações — como transações bancárias, compras online, envio de e-mails — e o armazenamento de dados da empresa e de clientes, as empresas sofrem sérios riscos de crimes virtuais e de que suas informações sejam utilizadas em situações comprometedoras.

A certificação ISO tem o objetivo de oferecer segurança a todos os dados contidos no sistema que a empresa utiliza. Com isso, gestores, funcionários e clientes podem disponibilizar qualquer informação sigilosa sem correr o risco de os seus dados serem roubados.

Como a ISO 27001 funciona?

Devido às grandes ameaças aos dados por meio da tecnologia, o foco da certificação ISO 27001 é proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação de uma organização.

Após a identificação de possíveis problemáticas que podem acontecer com as informações da empresa, são definidas quais as necessidades que devem ser priorizadas para evitar que os problemas aconteçam. A filosofia da ISO é estabelecida em detectar riscos, descobrir onde eles estão e, depois de localizados, tratá-los sistematicamente.

Por que a ISO 27001 é boa para a organização?

O desenvolvimento da organização é o maior objetivo dos seus administradores. Assim, a certificação ISO 27001 proporciona a elevação de padrão da empresa por adquirir esse patamar, que é muito considerado dentro do mercado competitivo. Observe algumas vantagens que o certificado proporciona às empresas:

  • redução dos custos com a resolução de incidentes de segurança da informação;
  • redução de riscos, por serem administrados por meio de políticas de segurança documentadas;
  • organização da empresa em diversos aspectos;
  • integração de sistema de gestão;
  • maior credibilidade da marca, pois demonstra preocupação com os dados dos clientes;
  • fortalecimento na competição com outras marcas.

O que garante a uma empresa obter a certificação ISO 27001?

Toda empresa que utiliza em seu sistema a informação de clientes, fornecedores, dados financeiros, entre outros, estão vulneráveis à invasão desses registros. Por isso, a empresa deve dispor de uma tecnologia inovadora para assegurar a proteção de todos os seus dados, como a ISO.

Logo, reconhecer a importância da certificação ISO 27001 para garantir a segurança da informação é determinante para realizar a sua implementação. Para isso, deve ser desenvolvido o controle, os procedimentos e as políticas desse serviço, assim como treinamentos e diálogos sobre como proceder. O trabalho acontece conforme as características da empresa e é importante a participação dos altos gestores no acompanhamento de todo o processo de inserção.

Reconhecimento internacional

Em todo o mundo, a ISO 27001 é reconhecida por especialistas como a melhor prática internacional quando o assunto é gestão de segurança da informação, especialmente na luta contra os crimes cibernéticos.

Corporações mais criteriosas têm exigido, ao fecharem o contrato, que as empresas tenham a certificação ISO 27001, pois assim percebem que foram implementadas práticas de segurança da informação. Afinal, o que as corporações querem ao buscarem uma empresa para gerenciar os seus documentos é a certeza de que estarão seguras.

A eBox Digital

Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.

Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520 





Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais