Voltar para o blog

Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Sua empresa está preparada?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 18/09/2020
Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Sua empresa está preparada?

Segurança


Se você é empresário é bom estar preparado, a Lei Geral de Proteção de Dados já está valendo. Ela acaba de ser sancionada pelo presidente da República.

Mas ainda dá tempo de se adequar. Isso porque as punições e multas previstas pelo decreto só serão aplicadas a partir de agosto de 2021. 

Mas o que é a LGPD e para que ela serve?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou Lei nº 13.709, tem como objetivo regulamentar o uso de dados pessoais pelas empresas, de forma que as pessoas saibam como suas informações estão sendo coletadas e de que forma estão sendo utilizadas. 

Como minha empresa pode se adequar a esta nova lei?

Como se trata de um assunto muito sério e de alta complexidade, o ideal é seguir uma série de passos para cumprir todas as exigências. Veja:

- Prepare-se: antes de sair pela empresa fazendo mudanças, informe-se sobre todos os aspectos da nova lei;

- Envolva seus colaboradores: é preciso que todos saibam quais são as regras da nova LGPD para que ela faça parte da cultura da empresa, principalmente para quem trabalha com os dados;

- Faça um levantamento de todos os dados coletados pela empresa, físicos e digitais: onde estão, quem tem acesso, como foram coletados e para que estão sendo utilizados;

- Defina quem será seu Diretor de Proteção de Dados (DPO). Ele será o colaborador responsável pela proteção dos dados e será o contato da sua empresa com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que vai fiscalizar o cumprimento da lei;

- Evite o vazamento de informações: cuide para que seus sistemas estejam bem protegidos dos ataques de hackers. 


O que acontece se minha empresa não conseguir se adequar?

Empresas que não cumprirem a LGPD estão sujeitas a várias penalidades, entre elas uma que mexe diretamente no bolso e inclui uma multa de até 2% do faturamento da empresa em questão, sendo que o valor máximo da sanção é de R$ 50 milhões. 


Como garantir que minha empresa irá se adequar de forma segura e eficaz?

Para evitar problemas com a lei e garantir o cumprimento da LGPD, o ideal é contratar uma empresa especializada nesta tarefa. 

A eBox Digital é especialista em guarda e a gestão de documentos físicos e digitais com alta tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas e pode ajudar você a se adequar a nova LGPD. 

Trata-se de uma empresa certificada com o ISO 27001. Isso significa que a eBox Digital segue um modelo adequado de implementação, operação, monitoração, revisão e gestão para o SGSI - Sistema de Gestão e Segurança da Informação. 


Se você estiver precisando de ajuda para adequar sua empresa à nova LGPD, fale com um de nossos consultores pelo (11) 4280-5520.


Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados em nosso eBook





Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Logística e Gestão de Processos Gerenciais. Vem liderando desafios há pelo menos 15 anos nas maiores empresas do ramo.

Confira outros artigos

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui

Organização

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui
Leia mais
Entenda a importância da certificação ISO 27001

Segurança

Entenda a importância da certificação ISO 27001
Leia mais