Voltar para o blog

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 21/09/2020
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança


Se antes da pandemia já era impossível fazer negócios sem a Internet, depois dela essa necessidade ficou ainda maior. 

Muitas empresas tiveram de recorrer ao home office para manter sua rotina de trabalho. 

Com os colaboradores trabalhando em casa, a preocupação com a segurança das informações online só aumentou. Isso porque neste local, nem sempre as pessoas têm as mesmas ferramentas de segurança digitais usadas nas empresas. 

O problema é que em caso de ataques, os prejuízos podem ser devastadores. Além de manchar a reputação da empresa, os dados vazados podem trazer prejuízos financeiros importantes. 

De acordo com a CyberSecurity Ventures, até 2021 o cibercrime deve causar prejuízos de US$ 6 trilhões ao redor do mundo. Já a IBM estima que as despesas de uma violação de dados a uma organização possam chegar a US$ 3,92 milhões. 

E mais: com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, as informações dos usuários deverão ficar ainda mais protegidas e eles ainda terão que saber como e porque seus dados estão sendo coletados e armazenados. 

Mas o que fazer?

Dentro deste cenário o ideal é procurar profissionais ou empresas especializadas em segurança, de preferência aquelas com certificação ISO 27001. 

Mas o que é isso?

Trata-se de uma referência internacional para a gestão da segurança da informação. O princípio geral da norma é a adoção, pela organização certificada, de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de gerir adequadamente o risco da organização.

Empresas certificadas ISO 27001 seguem um modelo adequado de implementação, operação, monitoração, revisão e gestão para o SGSI - Sistema de Gestão e Segurança da Informação, que é diretamente influenciado pelas suas necessidades, exigências de segurança, processos e estrutura geral.

Reconhecimento internacional

Em todo o mundo, a ISO 27001 é reconhecida por especialistas como a melhor prática internacional quando o assunto é gestão de segurança da informação, especialmente na luta contra os crimes cibernéticos.

Corporações mais criteriosas têm exigido, ao fecharem o contrato, que as empresas tenham a certificação ISO 27001, pois assim percebem que foram implementadas práticas de segurança da informação. Afinal, o que as corporações querem ao buscarem uma empresa para gerenciar os seus documentos é a certeza de que estarão seguras.

A eBox Digital

Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.


Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520 



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais