Voltar para o blog

ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 21/09/2020
ISO 27001: como está a segurança dos dados da sua empresa?

Segurança


Se antes da pandemia já era impossível fazer negócios sem a Internet, depois dela essa necessidade ficou ainda maior. 

Muitas empresas tiveram de recorrer ao home office para manter sua rotina de trabalho. 

Com os colaboradores trabalhando em casa, a preocupação com a segurança das informações online só aumentou. Isso porque neste local, nem sempre as pessoas têm as mesmas ferramentas de segurança digitais usadas nas empresas. 

O problema é que em caso de ataques, os prejuízos podem ser devastadores. Além de manchar a reputação da empresa, os dados vazados podem trazer prejuízos financeiros importantes. 

De acordo com a CyberSecurity Ventures, até 2021 o cibercrime deve causar prejuízos de US$ 6 trilhões ao redor do mundo. Já a IBM estima que as despesas de uma violação de dados a uma organização possam chegar a US$ 3,92 milhões. 

E mais: com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, as informações dos usuários deverão ficar ainda mais protegidas e eles ainda terão que saber como e porque seus dados estão sendo coletados e armazenados. 

Mas o que fazer?

Dentro deste cenário o ideal é procurar profissionais ou empresas especializadas em segurança, de preferência aquelas com certificação ISO 27001. 

Mas o que é isso?

Trata-se de uma referência internacional para a gestão da segurança da informação. O princípio geral da norma é a adoção, pela organização certificada, de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de gerir adequadamente o risco da organização.

Empresas certificadas ISO 27001 seguem um modelo adequado de implementação, operação, monitoração, revisão e gestão para o SGSI - Sistema de Gestão e Segurança da Informação, que é diretamente influenciado pelas suas necessidades, exigências de segurança, processos e estrutura geral.

Reconhecimento internacional

Em todo o mundo, a ISO 27001 é reconhecida por especialistas como a melhor prática internacional quando o assunto é gestão de segurança da informação, especialmente na luta contra os crimes cibernéticos.

Corporações mais criteriosas têm exigido, ao fecharem o contrato, que as empresas tenham a certificação ISO 27001, pois assim percebem que foram implementadas práticas de segurança da informação. Afinal, o que as corporações querem ao buscarem uma empresa para gerenciar os seus documentos é a certeza de que estarão seguras.

A eBox Digital

Uma destas empresas, certificadas com a ISO 27001 é a eBox Digital. Com ela você conta com um serviço adequado de segurança da informação e tem a certeza de que seus documentos estão protegidos. Isso porque para ser certificada a empresa precisa ser auditada, além de seguir uma série de normas técnicas.


Se você precisa de segurança para a gestão e guarda de documentos físicos ou digitais da sua empresa fale com um de nossos consultores (11) 4280-5520 



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital

eBox na Mídia

Artigo ʺ5 conceitos de transformação digital" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer

Gestão

Arquivamento de documentos: passo a passo para fazer
Leia mais