Voltar para o blog

Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 23/09/2020
Aprenda como não errar na sua gestão de documentos fiscais

Organização


Você sabia que a gestão de documentos fiscais tem um papel fundamental no desenvolvimento da sua empresa? Se feito de forma correta, esse processo pode servir como uma ferramenta estratégica, impactando diretamente nos resultados de um negócio a curto, médio e longo prazo.

Mas como é possível garantir as melhores soluções e, assim, evitar erros durante o gerenciamento de informações? Para te ajudar com essa questão, a seguir listamos as principais dicas para melhorar a gestão de documentos do seu negócio. Continue a leitura, confira e inspire-se!

Uso de novas tecnologias

O uso de novas tecnologias pode contribuir bastante na organização e gestão de documentos de uma empresa. Atualmente, existem diversas opções de sistemas e soluções que garantem a automatização dos processos e, consequentemente, a desburocratização da rotina dos seus colaboradores.

Com o uso do software adequado é possível gerar documentos fiscais, emitir NF-e, gerenciar arquivos na nuvem e muito mais. Além disso, graças à tecnologia o acesso aos dados se tornou muito mais rápido, eficiente e seguro.

Armazenamento digital

O armazenamento digital dos documentos já é realidade na maioria das empresas. Quanto mais a sua gestão estiver centrada nos ambientes online, menor será a necessidade do uso de espaço físico dentro das empresas e mais ágil será o compartilhamento de dados entre os colaboradores.

Outros benefícios do armazenamento digital incluem o menor impacto no meio ambiente, a redução dos custos com insumos e da produção de lixo, além da maior conservação dos arquivos a longo prazo.

Definição de uma política de armazenamento

Para que a gestão de documentos fiscais seja bem-sucedida é preciso definir uma política clara de armazenamento, identificando como será feita cada etapa do arquivamento. Lembre-se de que todos esses dados precisam estar guardados em segurança. Por isso, a organização é um item essencial.

Ao criar uma política interna de armazenamento que seja realmente efetiva, o seu negócio estará protegido de possíveis extravios de dados e todos os colaboradores responsáveis vão se sentir mais confiantes para a realização das suas atividades.

Padronização na classificação de documentos

Uma classificação padronizada dos seus documentos fiscais pode ser muito útil na hora de localizar um determinado arquivo. Por isso, após a criação da política de armazenamento, é super importante definir de que forma essas nomeações e organizações serão feitas, sempre levando em consideração as necessidades da empresa.

É comum fazer a classificação de documentos usando as datas de emissão ou recebimento, o nome dos clientes ou fornecedores ou até mesmo a já tradicional ordem alfabética. O importante é encontrar um sistema que funcione para o seu negócio e deixar um padrão estabelecido entre os colaboradores.

Lembre-se de que os documentos fiscais são a alma de uma empresa e saber geri-los de maneira eficiente é essencial para manter o bom funcionamento financeiro, evitando complicações judiciais ou trabalhistas. Por isso esteja atento às dicas e encontre o melhor formato de gestão para o seu negócio.

Agora que você já conhece boas prática para uma gestão de documentos fiscais mais eficiente, confira o nosso próximo post e descubra por que é tão importante investir em processo inteligente de documentos.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui

Organização

Como organizar os documentos de funcionários? Entenda aqui
Leia mais
Entenda a importância da certificação ISO 27001

Segurança

Entenda a importância da certificação ISO 27001
Leia mais