Voltar para o blog

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 13/07/2020
Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências


As novas tecnologias estão em pleno desenvolvimento diariamente. São assistências que estão em aparelhos de diversos tamanhos, que só precisam ser tocados com a ponta dos dedos para que, quase tudo, se resolva.

Contudo, o meio ambiente já dá sinais dos impactos causados por elas. Daí a necessidade da sustentabilidade em tempos digitais. Por isso, é importante adotar um novo mindset (mudança de mentalidade), como otimizar o sistema de navegação da empresa, comprar energia limpa pela internet, saber usar inteligência artificial e usar a tecnologia sustentável.

Quer entender como é possível usar a tecnologia e praticar a sustentabilidade no meio ambiente? Continue lendo este artigo!

Otimizar o sistema de navegação da empresa

O sistema de transporte das empresas, sobretudos das que realizam delivery, ocorrem em um fluxo muito elevado, diariamente. Esses veículos expelem gases poluentes no meio ambiente. Otimizar as rotas, tornando-as mais curtas e rápidas é uma maneira sustentável de laborar e evitar danos à natureza. Planejar as rotas é a forma mais adequada para que tudo seja realizado com eficiência e cuidado.

Uma sugestão para diminuir o elevado índice de poluentes, quanto ao uso de veículos, é fazer a troca do número de transportes por um carro maior, que possa realizar o mesmo serviço. Dessa forma, sua empresa atuará de maneira sustentável.

Comprar energia limpa pela internet

O investimento em energia limpa já é realidade em algumas residências e principalmente nas empresas. A construção de torres eólicas, compras de placas solares etc., são fontes de energias limpas e podem ser encontradas facilmente na internet. Os clientes negociam valores, prazos e outras condições, diretamente com os fornecedores ou geradores.

Saber usar a inteligência artificial

A IA, devido ao conjunto de algoritmos automatizados, tem impactado diversos setores por oferecer facilidade no momento de resolver situações sem sair de casa, de forma ágil, por meio do sistema da informação. A IA é usada nos bancos, trânsito, saúde, recrutamento, saúde e outros.

Esse ramo digital pode ajudar a solucionar vários recursos naturais que a própria tecnologia tem destruído com o seu avanço desordenado, principalmente a flora. A pesquisa da PwC, encomendada pela Microsoft, demonstrou em um relatório que em, até 2030, 32 milhões de hectares de florestas podem ser salvas caso os governos intensifiquem o uso da IA por meio de leis.

Usar a tecnologia sustentável

Na era digital, as empresas já não sobrevivem sem os recursos tecnológicos, porém, também já entenderam os impactos que eles têm deixado no meio ambiente. Algumas companhias fazem uso de softwares que gerenciam as equipes que realizam manutenção, planejamento efetivo para diminuir custos e produtos desnecessários, entre outros serviços.

Como sabemos, a era digital contribui com as pessoas, porém, desgasta a natureza. Por isso, a sustentabilidade em tempos digitais, como a sustentabilidade 4.0, chama atenção para o uso dos recursos naturais e das inovações tecnológicas avançadas de forma consciente e prática. A sustentabilidade 4.0 alerta a prática ativa de renovar o meio ambiente. Pois, devem acontecer reciprocidades de cuidados entre a natureza e os indivíduos.

Gostou de conhecer sobre a sustentabilidade em tempos digitais? Então, perceba como você pode colocá-la em prática na sua empresa lendo o nosso artigo: veja como limpar arquivos mortos do seu computador.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais