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Qual o papel da liderança em tempo de crise?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 15/04/2020
Qual o papel da liderança em tempo de crise?

Gestão

Nos momentos de crise, as empresas necessitam de uma liderança forte para evitar a ocorrência de perdas irreparáveis que levam à falência. Neste post, vamos falar sobre o papel da liderança em tempo de crise, e o que faz um líder para amenizar os impactos financeiros decorrentes de situações inesperadas. Atualmente o mundo inteiro sofre as consequências do ataque do Coronavírus, de modo que a economia mundial foi abalada por esse vírus epidêmico. O COVID-19 ataca a saúde humana, com isso os outros setores também sofrem os reflexos econômicos. Deseja saber mais sobre o papel dos líderes durante as crises? Então continue a sua leitura!

Por que as empresas necessitam de uma liderança forte em momentos de crise?

Neste cenário, um líder competente é fundamental para mitigar os efeitos negativos e fazer com que o negócio continue lucrativo. Esse profissional tem diversas responsabilidades, mas a principal delas é se preparar para trabalhar em períodos de adversidades e incertezas. As empresas contam com esses gestores ou empreendedores a fim de realizar suas inúmeras atividades. Os líderes transmitem segurança para os demais colaboradores, apresentando bom desempenho ainda que estejam sob estresse. São rápidos e perspicazes e não demonstram as suas fraquezas para a equipe, mantendo o controle dos seus pensamentos e permanecendo tranquilo nas condições mais adversas. Eles enfrentam os desafios com maturidade e confiança.

Qual é o papel do líder para amenizar os impactos em tempos de crise?

O verdadeiro líder assume a responsabilidade pelas suas próprias ações e estimula a equipe a trabalhar para minimizar os danos. Ele não fica procurando os culpados pelas situações complicadas, somente busca alternativas para solucionar os problemas. Separa a sua vida pessoal da profissional e se concentra na resolução. Líderes assim são pessoas preparadas para lidar com inúmeros assuntos e sabem que as suas decisões podem afetar positivamente os negócios, os funcionários e a sua carreira. Em alguns momentos, essas pessoas podem até ignorar algumas regras internas, quando tudo acontece de acordo com as expectativas, e decidir de modo inesperado. Veja algumas atitudes de gestores experientes e habilidosos.

Organização da equipe

Um líder estimula comportamentos positivos na sua equipe de trabalho por meio de reuniões, discursos e atitudes, reorganizando os trabalhos, delegando tarefas para os colaboradores e enfatizando o comprometimento de todos para alcançar resultados melhores.

Uso de ferramentas para home office

Ele utiliza as ferramentas para home office na realização das tarefas que podem ser feitas em casa pelos seus subordinados. Em alguns casos, equipamentos como notebooks e celulares podem ser liberados para o uso dos colaboradores, enquanto as linhas telefônicas podem ser desviadas para as suas residências.

Soluções eficientes para os problemas

Um profissional de liderança busca soluções eficientes, altera planos de maneira estruturada e toma decisões com agilidade para evitar que os recursos da empresa sejam desperdiçados. Além do mais, faz a revisão de objetivos adequando-os à realidade do contexto, realinhando oferta e demanda e estabelecendo novas metas.

Desenvolvimento de estratégias

Na gestão de equipes, os líderes também são os responsáveis por desenvolver novas estratégias cortando custos, ouvindo as sugestões dos trabalhadores sobre gastos dispensáveis e reavaliando projetos e orçamentos financeiros. Fazem tudo o que está ao seu alcance para assegurar o futuro competitivo do empreendimento, ao observar os indicadores de performance das suas equipes.

Administração das emoções

Os líderes superam as pressões físicas, psicológicas e mentais exercitando o autocontrole. Eles não gritam com os outros nem se mostram agressivos diante da atmosfera tensa, pois sabem que essas demonstrações seriam nocivas ao grupo e revelariam falta de habilidades para liderar. Essas atitudes podem gerar desespero entre os colaboradores e, por isso, jamais devem ser tomadas. Enfim, a liderança em tempo de crise se mantem calma e confiante até o término da situação, para que o grupo se recupere e não desista de cumprir as suas metas. Excelentes líderes permanecem de bom humor durante todo o período ruim, ganhando o respeito dos seus colegas de trabalho. Além de tudo isso, eles formam a identidade da organização onde trabalham, neutralizando o caos por meio de atitudes mentais positivas. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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