Voltar para o blog

Como ser produtivo em tempos de crise?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 17/04/2020
Como ser produtivo em tempos de crise?

Gestão

A chegada do Covid-19 e da medida protetiva de quarentena anunciada pelo atual governo mudou a vida e a rotina de trabalho de muitas pessoas. Tarefas que antes eram feitas apenas presencialmente, agora passam a ser realizadas em home office. Gerentes, líderes e trabalhadores em geral podem se encaixar nessa nova maneira de desenvolver atividades a partir de suas casas. Se antes já era difícil gerenciar os trabalhos das pessoas que atuam na sua empresa, agora você pode achar impossível acompanhar de perto as rotinas. Mas saiba que é mais fácil do que você imagina. Basta estipular algumas regras de trabalho remoto e incentivar a sua equipe a se organizar para que todos sejam produtivos, comprometendo-se com o futuro da organização que gera os rendimentos para a manutenção de todo o grupo. Deseja saber como ser produtivo e auxiliar a sua equipe para que realize um bom trabalho home office? Continue a sua leitura!

Como manter a produtividade de seus colaboradores em tempos de crise?

Um dos maiores desafios que você vai enfrentar é manter os colaboradores animados e produtivos durante os dias em que estiverem trabalhando home office. Muitos vão estar ansiosos, amedrontados e terão dificuldades para se organizar e realizar as tarefas. Assim, é de extrema importância que você crie uma pauta com algumas dicas de organização. Veja abaixo algumas opções que separamos para você utilizar!

Construa regras claras

Estabelecer regras claras com objetivos individuais é uma ótima alternativa para controlar os trabalhos de sua equipe. Assim, cada colaborador pode ser avaliado e, dessa forma, você vai obter melhores resultados ao longo desse período de confinamento. No momento em que estiver criando as regras e estipulando os horários para as tarefas serem realizadas e entregues remotamente, pense que as metas precisam ser atingíveis. Dessa forma, todos vão se empenhar para alcançar os resultados e os trabalhos vão fluir normalmente.

Ofereça os recursos necessários

Para que todos os seus colaboradores possam entender como ser produtivos e executar diariamente seus trabalhos em home office, não se esqueça de oferecer os recursos necessários àqueles que estão dispostos trabalhar. Entre as ferramentas e atitudes fundamentais estão:
  • fornecimento de infraestrutura adequada;
  • liberação de internet com alta velocidade;
  • instalação, configuração e acesso às ferramentas digitais;
  • divulgação das metas para o trabalho remoto;
  • atualização de pastas compartilhadas.
Os projetos da sua empresa devem ser gerenciados com objetividade e clareza para não comprometer a produtividade da sua equipe. Talvez seja importante utilizar softwares que ajudem no planejamento e acompanhamento diário das atividades. Eles têm a capacidade de permitir a inclusão de todas as informações em um único ambiente e facilitar a integração e o trabalho em grupo.

Faça reuniões periódicas

Você pode fazer reuniões por videoconferência para verificar o andamento dos trabalhos em home office. Com isso, os participantes se concentrarão melhor, fornecendo informações relevantes para facilitar a tomada de decisão mais assertiva. Eles vão compartilhar as suas dificuldades e os seus anseios.

Pratique o feedback

Não se esqueça de elogiar e de reforçar os fatores positivos dos momentos de crise. Ouça as críticas e busque sugestões para melhorar as condições de trabalho da sua equipe. Dê feedback para cada membro a respeito do seu desempenho, enfatizando os acertos e incentivando o aperfeiçoamento dos pontos fracos.

Incentive a criação de uma rotina de trabalho

Alguns podem ter dificuldades em transformar a sua própria casa em um escritório para trabalhar. Por isso, auxilie a sua equipe na criação de uma rotina de trabalho que possibilite a concentração e evite que eles se distraiam com os barulhos externos. Forneça dicas para o estabelecimento de horários e para que eles informem aos familiares que precisam cumprir a sua jornada como se estivessem na empresa. Agora você já sabe como pode orientar os seus colaboradores sobre como ser produtivo durante a realização de trabalho em home office! Aplique os métodos mencionados, faça seus próprios testes e tire as suas conclusões para que tudo funcione com perfeição nesses tempos de crise. Não se esqueça de contar com o auxílio da tecnologia para garantir que todos os documentos da empresa continuem em ordem mesmo remotamente. Quer saber como atingir esse objetivo? Entre em contato com a eBox Digital e conheça nossas soluções!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais