Voltar para o blog

Automação de processos de RH: por que implementar na sua empresa?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 05/06/2020
Automação de processos de RH: por que implementar na sua empresa?

Gestão

A tecnologia tem se tornado cada vez mais uma aliada das corporações. Afinal, ferramentas tecnológicas são responsáveis por agilizar a rotina, tornar os processos mais eficientes e otimizar os resultados.

Sem dúvida, estar por dentro dessas transformações e adequar-se à realidade imposta pela tecnologia são fatores essenciais para o crescimento da empresa. Mas, para que a transformação digital ofereça bons resultados, é necessário que todos os setores da instituição se adéquem ao modo de atuação.

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos (RH) apresenta funções essenciais e cada vez mais abrangentes dentro da organização. Desde o recrutamento de profissionais até a execução de pagamentos, os processos do RH desempenham um papel extremamente importante. Por isso, demandam processos automáticos.

Quer saber por que implementar a automação de processos de RH na sua empresa? Acompanhe nosso artigo e conheça as vantagens desse recurso. Boa leitura!

O que é a automação de processos de RH?

Por participar ativamente das decisões do negócio e colaborar com o alcance dos objetivos da empresa, por meio da gestão do capital humano, o departamento de RH tornou-se um dos setores mais estratégicos dentro das organizações. Daí vem a importância de inovar suas operações.

De modo geral, a automatização consiste na integração e na otimização dos procedimentos, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, para que os serviços sejam feitos de forma automática. Seu principal objetivo é agilizar os procedimentos e tornar as atividades mais eficientes.

Automatizar os processos significa mais flexibilidade. Após a desvinculação de processos burocráticos, as empresas passam a ter mais autonomia e liberdade para trabalhar e compartilhar informações mais facilmente.

Quais são as vantagens da automação de processos de RH?

Certamente, a principal vantagem da automatização de processos de RH é a simplificação de tarefas, tirando dos profissionais o peso de operações repetitivas e manuais e tornando-os mais eficazes e produtivos.

Como dito, a automação de processos garante diversas vantagens ao setor de RH, tais como:

  • reduz os custos;
  • auxilia no cumprimento de prazos;
  • aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • diminui a possibilidade de erros;
  • padroniza o fluxo de trabalho;
  • melhora a performance dos colaboradores;
  • facilita a análise de dados;
  • redireciona os esforços do time;
  • permite o armazenamento de documentos mais facilmente;
  • agiliza os procedimentos e economiza tempo nas atividades.

Diante disso, é evidente que o uso dessas tecnologias oferece benefícios que ajudam nos resultados e na valorização do departamento dentro da empresa, por isso, é extremamente importante. 

Quais processos de RH podem ser automatizados?

Um dos maiores desafios do setor de RH é realizar contratações. Afinal, além de gerar gastos com o processo seletivo, um colaborador mal posicionado pode atrapalhar o funcionamento da empresa. Com o uso da tecnologia, as etapas de admissão tornam-se ágeis e as vagas são direcionadas devidamente dentro do time.

A execução de pagamentos também pode ser realizada por meio de recursos automatizados. A folha de pagamento automática evita atrasos no recebimento dos salários, reduz as falhas humanas e pode ser realizada de acordo com parâmetros estabelecidos pelos gestores.

Outro aspecto importante é com relação à gestão dos dados cadastrais, que passam a ser registrados, padronizados e armazenados em local seguro e de fácil acesso. Além disso, a automação facilita os processos de afastamento e desligamento de funcionários, bem como aprimora a comunicação interna da instituição.

Na prática, automatizar processos de RH consiste em investir em novas metodologias de gestão que melhoram o desempenho do setor de pessoal. Por isso, algumas ferramentas se tornam essenciais, tais como:

  • softwares de RH e de gestão documental;
  • ponto digital;
  • canais de comunicação e redes sociais;
  • aplicativos;
  • ferramentas de recrutamento e seleção;
  • inteligência artificial (IA);
  • people analytics;
  • certificado digital;
  • assinaturas eletrônicas e digitais.

Por fim, a automação de processos de RH colabora com a reestruturação da gestão e a melhoria do desempenho dos funcionários, além de promover maior confiabilidade ao processamento dos dados. Além disso, as informações são dispostas de forma imediata, facilitando a procura de documentos e a emissão de relatórios.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook. Assim, você fica sempre por dentro das novidades e dos nossos posts!



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?

Tendências

Sustentabilidade em tempos digitais: como exercitar?
Leia mais
Entenda a importância da transformação digital em tempos de crise

Transformação Digital

Entenda a importância da transformação digital em tempos de crise
Leia mais