Voltar para o blog

4 boas práticas de retenção de talentos para adotar na empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 10/04/2023
4 boas práticas de retenção de talentos para adotar na empresa

Produtividade

O objetivo deste artigo é explicar o que é retenção de talentos e a importância para as empresas em tomar iniciativas para alcançar a contratação e a manutenção dos melhores profissionais, ao aplicar boas práticas nos processos executados pelo setor de RH.

Sendo uma das mais importantes ações estratégicas utilizadas na gestão de pessoas, é constituída por um conjunto de ações que auxiliarão na transformação do ambiente organizacional, tornando-se bem mais atrativo para os profissionais.

Dessa forma, é relevante que o setor de RH encontre as melhores ações para adequar a realidade do negócio empresarial aos perfis comportamentais das pessoas e à cultura interna.

A tarefa não é simples nem fácil, porém não é impossível, pois basta grande dedicação e conhecimento do setor responsável para obter resultados imediatos para todos.

Continue a leitura e conheça mais sobre as melhores práticas de retenção de talentos. Confira!

O que é a retenção de talentos e qual é sua importância?

Primeiramente, vamos conceituar o que são considerados os talentos da empresa. Eles são os colaboradores que melhoram a qualidade da mão de obra prestada nos serviços que executam, conforme suas funções, colocando a empresa em um patamar elevado no mercado de atuação.

Levando isso em consideração, a retenção de talentos é a realização de ações em conjunto, pelo setor de RH, com o intuito de motivar as pessoas no ambiente de trabalho.

O RH consegue desempenhar tarefas que criam um ambiente agradável, mantendo a percepção dos profissionais sob boas perspectivas, não tendo mais motivos para eles deixarem a empresa onde trabalham.

Por certo, sabe-se que tais medidas não devem ser efetuadas de forma isolada, pois para que tenham um efeito durável é necessário avaliar a complexidade em lidar com os diferentes perfis e necessidades das pessoas envolvidas, alcançando resultados eficazes. A parte mais importante desse processo é a empresa voltar o seu foco para a consideração do colaborador como um "ativo de valor", o qual será respeitado pelo bom desempenho dele.

Atualmente, em um mercado tão competitivo, é indispensável que o negócio conte com a alta performance da sua equipe para se manter em destaque perante os concorrentes.

No entanto, salário não é tudo para as pessoas que são bem capacitadas tecnicamente. Elas prezam ainda a qualidade de vida, por conta da promoção da saúde emocional e do bem-estar no ambiente de trabalho.

Por isso, deve-se proporcionar aos funcionários ações que estejam alinhadas com um local mais harmonioso, produtivo e criativo, beneficiando o crescimento pessoal dos talentos. Nesse sentido, colaboradores mais valorizados ficam motivados a produzir, além de se tornarem propagadores da política da empresa para fora dela.

Quais as boas práticas que o RH deve utilizar para reter talentos?

A retenção de talentos se baseia em técnicas e algumas políticas, as quais já são empregadas com o objetivo da manutenção dos melhores colaboradores na equipe. Além disso, tem o foco no preparo daqueles que já integram o quadro para as demais funções dentro da empresa.

Dessa forma, as empresas aplicam os melhores métodos para elaborar um bom plano de carreira, com equipe competitiva e objetivos mais claros, a fim de que sejam proporcionados diversos benefícios para ambas as partes. Abaixo, listamos quatro práticas para adotar no seu negócio.

1. Desenvolva um processo seletivo eficiente

A retenção de talentos é iniciada muito antes da admissão, pois é no processo de recrutamento e seleção eficiente e otimizado que serão utilizadas as práticas adequadas para a efetiva escolha dos colaboradores mais relevantes.

Dessa forma, o RH precisa efetuar o alinhamento para a definição das características das vagas que serão disponibilizadas, estratégica e pontualmente, para que as contratações sejam executadas com assertividade, a fim ainda de diminuir a rotatividade de colaboradores no futuro.

Portanto, a retenção de talentos significa encontrar bons perfis já no processo seletivo, não apenas pelos conhecimentos técnicos indicados no currículo, mas pelas habilidades comportamentais mais relevantes para o fit cultural da empresa, verificando o candidato mais apto para ocupar a vaga.

2. Ofereça benefícios corporativos

Deve-se perceber o que traz para o colaborador uma sensação satisfatória em trabalhar em um bom ambiente, onde seja reconhecido profissionalmente, à medida que se engaja cada vez melhor no desempenho de suas atividades.

A questão salarial não é tudo, pois os profissionais dão muito valor para as empresas que oferecem bons pacotes de benefícios, os quais vão agregar valor financeiro às suas remunerações mensais.

Além da criação de um ambiente corporativo inspirador e seguro, é crucial oferecer benefícios que demonstrem preocupação com o bem-estar do funcionário, relacionados à saúde financeira, obtendo assim uma grande vantagem competitiva na atração e na retenção dos melhores talentos do mercado.

3. Valorize os funcionários

Um bom investimento na retenção de talentos faz com que os funcionários tenham um senso de pertencimento na empresa, além de um melhor clima organizacional, pois se sentem mais valorizados.

Fomentando a manutenção do capital humano nas empresas, com a soma de todos os seus talentos, faz-se a solidificação das equipes e o fortalecimento na entrega de resultados melhores. Isso mantém um equilíbrio entre a mescla de perfis profissionais que se complementam e beneficia, simultaneamente, a todos.

Tal valorização dos funcionários, por meio de um clima organizacional aprimorado, aproxima as pessoas de uma forma natural e leve. Diante disso, a cooperação entre os integrantes das equipes melhora a solução dos problemas e a atuação em conjunto para a entrega de resultados mais rápidos e produtivos.

4. Conte com um plano de carreira

Um bom plano de carreira possibilita ao funcionário uma melhor previsibilidade de ascensão profissional dentro da empresa, o que tem como característica tranquilizar o talento, diante da melhor opção pelos próximos passos a serem dados ou pelas providências seguintes a serem tomadas.

Assim, o colaborador se mantém focado no propósito de se esforçar cada vez mais para alcançar o objetivo profissional dele, direcionando com mais precisão o caminho a seguir, estabelecendo metas para o futuro como uma estratégia de alinhamento das suas expectativas com o que a empresa oferece.

Como identificar o talento entre os colaboradores do seu time?

Todo profissional talentoso é uma pessoa apaixonada pelo o que faz, indo além da simples execução das tarefas com eficiência, mas ainda sempre supera as expectativas, porque tem disposição em aprender, aplicando seus conhecimentos de modo certeiro e realizando um trabalho excelente.

O caminho direto a ser tomado na identificação desses talentos é designar novos desafios para observar como vão ocorrer as soluções. Prestando atenção no posicionamento de cada um, a fim de perceber o empenho por fazer melhor, buscando o aprendizado a cada oportunidade oferecida.

Vimos neste artigo qual é a importância da retenção de talentos nas empresas, mostrando algumas dicas de boas práticas para serem adotadas. Além disso, apresentamos o que seria fundamental para alcançar bons resultados, inclusive na identificação de talentos entre os seus colaboradores.

Gostou do assunto abordado neste texto? Siga a nossa página no Facebook e confira mais dos nossos conteúdos.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais