Voltar para o blog

3 tendências na Gestão de Pessoas para você acompanhar

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 20/12/2021
3 tendências na Gestão de Pessoas para você acompanhar

Gestão

Em tempos de pandemia, provocada pelo novo coronavírus, o setor de Recursos Humanos tem passado por algumas mudanças significativas quanto ao gerenciamento dos membros da equipe. O período demandou alterações que precisam ser bem administradas pelo departamento, como o implementos de novas práticas.

É importante que o setor invista em novas tendências na gestão de pessoas, que direcionem à oportunidade de desenvolvimento dos colaboradores e da organização. Manter os funcionários motivados e empenhados é possível quando se aplica métodos adequados. É isto que vamos apresentar neste artigo. Acompanhe!

Aumento do trabalho remoto

No período mais crítico da pandemia, as organizações tiveram que, forçosamente, aderir ao home office. Com isso, o aumento desse tipo de trabalho começou a acontecer de forma significativa para que os negócios não chegassem ao ponto de falência. 

No segundo ano de pandemia (2021), mesmo com a volta do trabalho presencial, o home office continua em alta. Os colaboradores perceberam diversos benefícios ao realizarem suas atividades em casa. Por essa razão, o trabalho remoto é uma das tendências que promete permanecer em diversas organizações. Portanto, cabe à instituição, aprimorar recursos tecnológicos para que o profissional tenha o suporte necessário para exercer as suas tarefas de forma otimizada.

Investimento na saúde mental do colaborador

Os anos de 2020 e 2021 foram permeados de notícias e acontecimentos um tanto traumáticos para inúmeras pessoas. O número de ansiedade, depressão, medo e incertezas do futuro provocou diversos transtornos na vida dos indivíduos que perderam o emprego, ou que deveriam continuar seu trabalho diário, mesmo com a presença do vírus circulando. 

Portanto, uma das tendências consideradas fundamentais, que o setor de Recursos Humanos deve tratar com muita propriedade é de encontrar meios para promover a saúde mental dos seus profissionais. Para atender a essa indispensabilidade, é imprescindível que a organização ofereça apoio psicológico a todos os profissionais, independente de que aparentam ter necessidade. Assim como, dispor outras estratégias que possam causar bem-estar e saúde mental aos profissionais, como:

  • aprimorar o sistema de trabalho;
  • incentivar a inter-relação entre colaboradores;
  • oferecer flexibilidade de horário;
  • disponibilizar trabalho híbrido;
  • atualizar a cultura organizacional;
  • criar sala de descompressão para funcionários;
  • investir em design biofílico nos ambientes da empresa.

Job rotation

Job Rotation, conhecido também como rodízio de tarefas. É uma forte tendência que tem elevado as empresas à produtividade. O Job rotation tem o propósito de capacitar o profissional para ter experiências laborais em diversos setores da instituição. Esse formato de trabalho consiste no revezamento de tarefas entre os diversos colaboradores. Dessa forma os funcionários ficam preparados para substituir qualquer funcionário, caso haja necessidade.

Como vimos, o mundo do trabalho mudou no período pandêmico, e para que a organização acompanhe os acontecimentos referentes ao setor de Recursos Humanos, é fundamental que os responsáveis pelo setor estejam atentos às tendências na gestão de pessoas para que possam aplicar novos recursos de forma assertiva, para beneficiar os colaboradores e promover bons resultados na empresas.

Percebe como existem novas práticas que podem ser inseridas para elevar a produtividade dos colaboradores e alavancar a marca empresa? Outra tendência que tem motivado o trabalho dos profissionais é o implemento do onboarding digital. conheça melhor ao ler o artigo: onboarding digital: o que fazer sobre a integração de novos colaboradores?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

O que é digitalização certificada e quais seus benefícios?

Legislação

O que é digitalização certificada e quais seus benefícios?
Leia mais
Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?

Organização

Como organizar os documentos de cada um dos setores empresariais?
Leia mais