Voltar para o blog

5 dicas para melhorar o gerenciamento de processos da sua empresa

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 11/07/2022
5 dicas para melhorar o gerenciamento de processos da sua empresa

Gestão

Continuamente as empresas buscam por sistemáticas que têm como principal objetivo a produtividade do seu grupo de trabalho. Para garantir que as atividades de rotina colaborem para chegar a bons resultados é necessário que a instituição ofereça recursos adequados para esse fim. 

Para melhorar o gerenciamento de processos da sua empresa é imprescindível realizar uma gestão bastante avançada e inovadora, como a digitalização de documentos. Esse método tecnológico é capaz de aperfeiçoar os processos organizacionais e transformar os resultados da corporação.

Ao continuar a leitura deste artigo, você vai descobrir excelentes dicas que irão alavancar as rotinas de trabalho dos colaboradores por meio da digitalização documental. Acompanhe!

1. Identificar quais são os processos da empresa

Antes de tomar qualquer iniciativa para melhorar a rotina de atividades da sua equipe é necessário fazer uma averiguação bem detalhada. Ao fazer isso, fica mais fácil ter uma visão mais ampliada do fluxo de trabalho, para perceber onde estão as maiores problemáticas ou o que precisa ser renovado e modernizado. Essa observação tem o intuito de identificar onde há necessidade de ajustes, para promover celeridade e assertividade no dia a dia dos profissionais.

Colocar em ação o poder de escuta da empresa, pode deixar os colaboradores bem à vontade para aportarem onde estão as suas maiores dificuldades de trabalho no que se refere aos processos da empresa. A partir de então, é bem significativo que os funcionários participem de toda a transformação que deverá ocorrer na empresa.

2. Investir em tecnologia adequada

Em pleno mundo contemporâneo e altamente tecnológico, a maneira mais coerente de melhorar a gestão de processos da empresa, é adotar as tecnologias mais modernas que existem no mercado, para otimizar as tarefas. Aí está o grande diferencial. É imprescindível investigar para saber o que há de novo no mercado e acolhê-lo em seu negócio.

Ter um uma tecnologia bastante abrangente, ao ter como exemplo a digitalização de documentos, é importante para resolver diversos fatores que são realizados todos os dias nos sistemas da sua empresa, como envio de documentos, assinaturas eletrônicas e outras ações que devem ser realizadas dentro da legalidade.

3. Implementar novos canais de comunicação

As melhorias dos resultados nascem, também, a partir do implemento de novos canais de comunicação que podem ser instalados no sistema de gestão da organização. Uma comunicação rápida e correta é indispensável para que os trabalhos executados alcancem os seus propósitos.

Para tornar a comunicação mais dinâmica e que envolva todos os profissionais, é fundamental optar por recursos tecnológicos que possam atender às demandas da empresa e gerar outros benefícios para a empresa e colaboradores. Isso pode ocorrer ao implementar canais de comunicação como, aplicativos mobile, plataformas de gerenciamento de gestão de processos, sistema de gestão de documentos etc. 

Favorecer a comunicação entre os setores, instiga a inter-relação entre os profissionais e departamentos, para concluir os trabalhos com brevidade. A rapidez com que as situações são resolvidas têm interferência direta na satisfação do cliente, que por consequência, afeta a imagem da empresa no mercado.

4. Dinamizar as atividades do dia a dia

O que torna os processos das atividades e dos feedbacks mais rápidos é tornar os trabalhos de rotina cada dia mais dinâmicos e atrativos aos colaboradores. Esse é um dos motivos que a empresa precisa, o de investir em uma plataforma moderna e intuitiva, em nuvem, que faça uso de inteligência artificial, sistema integrado que tenha funções como webhook, API REST, FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) etc.

A intenção da oferta de diversos recursos tecnológicos é que as atividades dos profissionais tornem-se muito mais flexíveis e interativas entre eles. Com isso, solucionar as demandas da empresa com maior agilidade, sem que chegue ao ponto de provocar cansaço e estresse nos colaboradores.

Ao ter um sistema de trabalho mais avançado e integrado, por exemplo, facilita as atividades remotas e híbridas. Que por sinal, são modalidades laborais que atualmente são muito comuns em diversas empresas que compreendem a competência dos seus colaboradores e o entendimento de elas favorecem qualidade de vida. Pois o colaborador pode trabalhar em qualquer horário e em qualquer lugar, de forma virtual.

5. Solicite uma consultoria especializada

Para que todas as melhorias que citamos acima realmente aconteçam e que sejam realizadas com segurança, é interessante a visita de uma consultoria especialista em gerenciamento de processos.

Os consultores são profissionais que têm experiência no trato de sistemas empresariais. Eles são capazes de fazer uma investigação bastante profissional e descobrir as entradas e saídas dos processos, construir diagramas de fluxo, orientar sobre instalação de recursos tecnológicos capazes de melhorar os processos, inclusive os documentais.

Para reforçar as dicas que citamos acima, é importante lembrar que o serviço de consultoria é coisa muito séria e que pode transformar a sua organização como um todo. Essa mudança pode ocorrer por meio da atuação dos colaboradores e dos procedimentos com que os trabalhos são realizados.

Falamos isso para dizer que é imprescindível escolher e contratar uma empresa de consultoria que seja renomada no mercado, principalmente na área em que você deseja crescimento na sua instituição, que é um gerenciamento de processo mais otimizado e seguro.

Um apontamento que confirma a experiência e eficiência que a empresa tem para implementar um sistema que realmente facilite as atividades na sua empresa é uma organização que seja certificada. Como já falamos que a digitalização documental pode ser ser a melhor iniciativa de gerenciamento, você pode buscar informação sobre empresas que têm Certificação ISO 27001.

A ISO 27001 é uma norma de gestão de segurança da informação que tem como requisitos, gerenciar a segurança da informação do empreendimento, os controles, os processos e tudo que se trata de segurança de sistema. Diante desses parâmetros, você pode decidir por uma consultoria altamente confiável.

No decorrer do artigo percebemos que existem diversas formas para fazer um gerenciamento de processos assertivo na empresa. Sendo que a digitalização praticamente engloba todas essas práticas. A digitalização otimiza os processos no dia a dia da empresa. E mais, é um formato de trabalho que atende a todas as legalidades impostas pela LGPD. 

Agora que você já sabe que a digitalização pode potencializar os sistemas da sua organização, que tal conhecer mais sobre o assunto ao ler o artigo: o que é digitalização certificada e quais seus benefícios?

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Política de segurança da informação: como elaborar? Entenda mais aqui!

Segurança

Política de segurança da informação: como elaborar? Entenda mais aqui!
Leia mais
NDA: saiba mais sobre o contrato de confidencialidade!

Gestão

NDA: saiba mais sobre o contrato de confidencialidade!
Leia mais