Voltar para o blog

Tecnologia ambiental: entenda quais os seus impactos

Rodrigo Giosa
Rodrigo Giosa 26/12/2022
Tecnologia ambiental: entenda quais os seus impactos

Tendências

As consequências da falta de cuidado com o meio ambiente têm sido demonstradas por meio de claras calamidades públicas, aquecimento global, problemas de saúde etc. Para evitar esses danos, a tecnologia ambiental tem o papel de minimizar os causadores desses fatores que afetam o ecossistema. 

É importante que as empresas estejam atentas a essas questões relativas à preservação do meio ambiente e como implementar soluções de tecnologia ambiental, que por sinal são inúmeras, para contribuir com o planeta, pensando nas gerações futuras. Ser uma empresa sustentável é uma necessidade. Neste artigo você vai conhecer algumas soluções que a tecnologia ambiental pode promover ao meio ambiente. Confira!

Redução de poluentes

Em tempos modernos, a tecnologia ambiental é uma forte aliada para promover a redução de inúmeros poluentes que resultam do uso de vários elementos utilizados pelo homem. 

A relação entre ser humano e natureza, passa por ciclos que podem desencadear resultados positivos e negativos, tudo depende de como cada produto é produzido ou colocado no meio ambiente. As pessoas descartam, a natureza recebe e enfim gera resultados que comprometem o planeta ou não.

Ultimamente são grandes as agressões realizadas pelo homem à natureza, como o desmatamento florestal, a queima de matas e a presença de gases nocivos, como óxido nítrico dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros que estão presentes na atmosfera. 

Um dos benefícios da tecnologia ambiental nos últimos anos foi a produção de carros elétricos. O intuito de projetar um automóvel com esse perfil foi exatamente reduzir a poluição do meio ambiente. O veículo não necessita de combustível, por isso não expele fumaça nem resíduos e requer menos manutenção, o que diminui a confecção de peças.

Diminuição do consumo de energia

Com o aumento do número de novas indústrias e outras diversas modalidades de empresas, o fluxo de energia cresce cada dia mais em todo o mundo. A globalização é outro fator que instiga o desenvolvimento de corporações que atingem um patamar de crescimento bem elevado, fator que leva ao maior uso de energia elétrica.

Ao adotar tecnologias ambientais na empresa o consumo de energia elétrica pode ser bastante reduzido. Muitas instituições, para tornar-se sustentável, estão tomando medidas totalmente radicais e transformando seu sistema energético de energia renovável, chamado de energia limpa ou alternativa.

Esse tipo de energia é adquirida por meio de recursos naturais, como vento, sol, biomassa etc. A medida mais usada nos empreendimentos é o implemento de sistema fotovoltaico.Mas além dele, os colaboradores também podem realizar pequenas ações de rotina que ajudam a reduzir a quantidade do uso de energia, como desligar os equipamentos das tomadas ao final do expediente etc. Ao aplicar essas medidas a instituição passa a ser considerada uma empresa eco friendly.

Eliminação de resíduos

O consumo de diversos produtos pelos seres humanos, levam ao descarte de plásticos, papéis, metais e outros objetos a serem jogados na natureza de forma irresponsável pelo próprio homem, como também, os restos de matérias-primas das indústrias e tantos outros elementos estão comprometendo cada dia mais o meio ambiente. É uma quantidade elevada de resíduos que na maioria das vezes são descartados de forma inadequada, o que gera problema ainda maior para o os rios e as áreas vegetais. 

Mas ainda há possibilidade de diminuir esses malfeitos ao fazer uso de tecnologias ambientais e se tornar uma empresa sustentável. O uso dessa ferramenta potencializa a transformação digital para tornar possível a preservação dos recursos naturais.

Limpeza dos processos de produção

A tendência mundial é que as empresas tomem consciência da realidade em que o planeta está nos dias atuais, ou seja, bem debilitado. À vista disso, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnumae), para incentivar as corporações a serem sustentáveis. Por isso, criou-se o conceito de Produção mais limpa (P+L), que objetiva lançar menos poluente no ecossistema, gerar menos resíduo e diminuir o consumo de recursos naturais.

A Produção Mais Limpa refere-se à ações contínuas de uma iniciativa econômica ambiental somada a uma tecnologia integrada aos processos de produção da corporação. Seu intuito é aumentar a eficiência quanto ao uso das matérias-primas que possam ser recicladas ou que gerem menos resíduos para a natureza.

Aliás, a P+L tem como princípio básico eliminar a poluição ainda quando as fábricas estiverem em atividade, ou seja, evita com que o problema seja lançado para o meio ambiente para depois solucionar, e esse avanço se dá ao ter tecnologia verde aprimoradas e elaboradas especificamente para cada processo que a indústria realizar.

O interessante é que a P+L incentiva as organizações a atuarem de forma sustentável em todos os níveis e setores da empresa, que vai desde o departamento de compras, o design do produto, a maneira mais adequada de empregar insumo para que gere menos resíduo. Tudo isso é possível, quando a instituição adota várias tecnologias para as diversas etapas dos processos produtivos.

Extingue o uso de papel na corporação

Por mais que as tecnologias estejam avançadas, o uso de papel ainda é grande em muitas organizações, sobretudo aquelas que ainda não aderiram à tecnologias aprimoradas, ou seja, fazem uso da tecnologia, mas mesmo assim, ainda permanecem fazendo impressão de seus documentos arquivando de forma tradicional.

Porém, já existem softwares totalmente aprimorados em que o uso de papel é zero, por isso, o uso de impressoras se torna indispensável para as instituições que adotam essa estratégia de realizar seus serviços operacionais. O trânsito de papel para outra empresa se torna desnecessário ao permitir o compartilhamento de documentos para confirmar assinatura, por exemplo. Os arquivos físicos também podem ser eliminados ao fazer a digitalização documental para obter na empresa apenas documentos digitais, fator que torna o acesso aos documentos mais rápido e seguro.

Enfim, é imprescindível que as empresas adotem medidas preventivas para contribuir com os cuidados do contexto ambiental. O RH tem uma função determinante no implemento de uma cultura de sustentabilidade ao sugerir o uso de tecnologia ambiental na corporação ao sugerir a criação de campanha de conscientização dos colaboradores quanto às ações de sustentabilidade, como também o implemento de um software moderno na empresa que ajude a cuidar do meio ambiente.

Esse post trouxe informações relevantes para você? Então, deixe seu comentário e fique à vontade para deixar sugestões de cuidados por meio do uso de tecnologia ambiental.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Rodrigo Giosa
Escrito por

Rodrigo Giosa

Está à frente do time de desenvolvimento e inovação da eBox. Possui mais de 20 anos de experiência, sempre "codando" e liderando times de tecnologia. É obcecado por segurança e sistemas de alta performance.

Confira outros artigos

Política de segurança da informação: como elaborar? Entenda mais aqui!

Segurança

Política de segurança da informação: como elaborar? Entenda mais aqui!
Leia mais
NDA: saiba mais sobre o contrato de confidencialidade!

Gestão

NDA: saiba mais sobre o contrato de confidencialidade!
Leia mais