Voltar para o blog

6 ideias de sustentabilidade nas empresas para adotar já

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 07/02/2020
6 ideias de sustentabilidade nas empresas para adotar já

Tendências

Indo muito além dos lucros obtidos, as corporações têm um papel muito relevante na sociedade: elas entregam serviços que melhoram a vida das pessoas, gerando inovação e empregos, além de, claro, movimentar a economia do país. Estamos falando, portanto, de uma grande responsabilidade social. Dentro desse contexto, nos últimos anos, tem se falado muito sobre a sustentabilidade nas empresas. Para alcançar essa sustentabilidade nos negócios é necessário que as empresas adotem estratégias e atitudes sustentáveis. Essas ações vão garantir a manutenção das companhias e da própria natureza no futuro. Quer tornar a sua empresa sustentável? Então continue acompanhando este texto, pois trouxemos algumas dicas essenciais para você! Boa leitura!

1. Invista em práticas de reciclagem

Se não vai mais utilizar, busque uma forma de reciclar os materiais que antes seriam descartados. Um bom exemplo são os papéis que foram usados para impressão e que não servem mais, afinal, eles podem virar pequenos blocos de anotação ou, ainda, folhas de rascunho. Além disso, uma boa ação é espalhar lixeiras pela empresa, para facilitar a separação do lixo reciclável do lixo orgânico, por exemplo.

2. Evite ao máximo o uso de papel e impressão

Se a organização deseja se tornar uma empresa sustentável, o passo inicial é acabar com toda a papelada e evitar ao máximo fazer impressões. Uma ótima solução é adotar um sistema on-line de controle de documentos, pois, assim, você reduz o consumo de papel, aumenta a segurança de documentos confidenciais e importantes, economiza espaço de arquivamento e ainda agiliza as buscas, economizando tempo.

3. Use equipamentos eletrônicos energeticamente eficientes

Geladeira, ar-condicionado, computadores, impressora, entre outros equipamentos, podem ajudar na economia de energia e de suprimentos, tornando a sua empresa ainda mais sustentável. Invista sempre em aparelhos mais novos e que sigam os padrões de classificação de consumo sustentável de energia.

4. Utilize fontes de energias renováveis

Um exemplo que cresce todos os dias é a energia solar. Leve em consideração a possibilidade de usá-la nos escritórios e em seus processos produtivos, já que se trata de uma energia renovável e uma realidade crescente em nosso país. Procure pesquisar também outras fontes de energias renováveis que sejam viáveis para seu negócio.

5. Busque fornecedores sustentáveis

Para que um negócio seja realmente considerado sustentável, é necessário levar em conta toda a cadeia produtiva da empresa, desde a aquisição de insumos até a forma de distribuição dos produtos ou serviços aos consumidores. Por isso, é importante buscar parcerias com fornecedores que pratiquem a sustentabilidade no seu dia a dia. Analise se suas necessidades não podem ser supridas por empresários ou produtores locais e opte sempre por empresas que tenham certificações ambientais. Fazendo isso, você acaba estimulando a economia e o comércio da região, contribuindo para o desenvolvimento do local onde a empresa se encontra.

6. Treine a equipe

Para a empresa se tornar sustentável é fundamental que toda a equipe esteja por dentro das práticas adotadas. Por essa razão, os colaboradores precisam estar plenamente convencidos da efetividade e do valor das ações sustentáveis. Além disso, o time precisa saber da relevância do retorno trazido para o negócio. Sendo assim, é imprescindível que se invista em treinamento, especialmente para os profissionais que ocupam cargos estratégicos dentro da organização. Sem dúvida alguma, um escritório sem papel é o futuro dos negócios. Nas empresas mais modernas, o papel cada vez mais deixa de ser usado não só visando a proteção do planeta, mas também pelas facilidades que os sistemas informatizados proporcionam. Ao adotar a causa “escritório sem papel”, você acaba otimizando seus processos, contribui para o meio ambiente e alcança mais eficiência em suas rotinas. Se você ainda não conhece uma empresa que investiu na sustentabilidade, seja o pioneiro, pois essa é a verdadeira missão do empreendedor de sucesso! E aí, gostou de conhecer essas ideias de sustentabilidade nas empresas? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então aproveite para complementar sua leitura com o que diz a lei da digitalização de documentos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais