Voltar para o blog

Os 4 segredos da gestão remota eficiente

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 26/08/2020
Os 4 segredos da gestão remota eficiente

Tendências

Este ano de pandemia é um período atípico para a maioria das organizações. Contudo, devido às dificuldades econômicas que o país enfrenta, as empresas não podem paralisar. Por consequência do isolamento social, foi necessário reinventar a forma de trabalhar e o home office foi uma excelente solução para o momento.

No entanto, para que as atividades feitas em casa tenham bom êxito, é imprescindível uma gestão remota eficiente. Assim, será possível definir metas alcançáveis e adequadas às especificidades das equipes, investimento em tecnologia para o processo de gestão, explicação das etapas dos processos a serem realizados pelos seus colaboradores e manter as equipes integradas e engajadas.

Quer entender como fazer uma gestão remota acertada na sua organização? Continue a ler!

1. Definir metas alcançáveis e adequadas às especificidades das equipes

Uma das formas de alcançar os objetivos nas tarefas de responsabilidade dos colaboradores é estabelecer metas possíveis de serem realizadas por meio do trabalho remoto. É necessário deixar os grupos bem informados sobre essa decisão, porém, essas determinações precisam estar adequadas às tarefas dos grupos.

Todo funcionário, para ser produtivo, precisa manter um foco. As tarefas precisam ser específicas dentro da área de competência de cada trabalhador. Afinal, para que o trabalho tenha produtividade, é essencial que o colaborador se utilize de seus conhecimentos para realizá-los com eficiência.

2. Investir em tecnologia para o processo de gestão

Para gerir um grupo de trabalhadores remotamente, é necessário ter um sistema de gestão otimizado. Para que essa administração seja realizada com eficiência, é imprescindível ter a tecnologia como aliada. Assim, pode-se fazer uso de plataformas e aplicativos que tenham diversas funcionalidades, como gestão de desempenho, controle de horas, processo de onboarding, ponto online, administração de envio de trabalhos e outras atividades da empresa.

3. Definir e explicar as etapas dos processos a serem realizados pelos colaboradores

Uma administração bem esquematizada é um dos requisitos para obter resultados promissores. Por isso, cabe ao gestor definir todas as etapas, o dia e a hora dos processos que são de responsabilidade de cada funcionário. Assim, o fluxo de atividades tem um andamento dentro dos padrões de produtividade da organização.

Contudo, para que todo o processo de atividades tenha um resultado positivo, cada membro dos grupos de funcionários precisa conhecer minuciosamente as etapas que deve cumprir. Assim, ao fim do procedimento, as metas podem ser realizadas de acordo com o planejado. Afinal, é notório que o cumprimento dos objetivos é determinante para a produtividade da organização.

4. Manter as equipes integradas e engajadas

Sabe-se que os colaboradores de uma empresa são os membros mais valorosos para a produtividade do negócio. Por isso, no que se refere a trabalho remoto, a gestão desses grupos se faz ainda mais necessária.

Cabe ao administrador utilizar estratégias bem-feitas para motivar o grupo a realizar a comunicação interna com muita precisão. A integração das pessoas, com diálogo, feedbacks e outras práticas, favorecem o engajamento das equipes de colaboradores, facilitam os processos de trabalho e resultam no desenvolvimento da empresa.

Observou que para fazer uma gestão remota eficiente só é preciso de alguns conhecimentos essenciais? Dentre eles, definir metas que sejam adequadas e explicá-las às equipes, investir em tecnologias para o processo de gestão e outras ações que são indispensáveis. Desse modo, o trabalho remoto poder continuar a evoluir de forma significativa para o aprimoramento dos funcionários e para o sucesso da empresa.

Gostou de conhecer essas dicas? Então, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Shadow IT: por que é comum atualmente e como evitar?

Segurança

Shadow IT: por que é comum atualmente e como evitar?
Leia mais
Plataforma tecnológica de armazenamento de dados: veja como funciona

Transformação Digital

Plataforma tecnológica de armazenamento de dados: veja como funciona
Leia mais