Voltar para o blog

Equipe enxuta: quais as vantagens e como gerenciar com eficiência?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 30/03/2023
Equipe enxuta: quais as vantagens e como gerenciar com eficiência?

Produtividade

Ter um grupo forte é ter uma base resistente. Equipe enxuta não é conceituada pelo número menor de colaboradores que uma organização tem. Equipe enxuta é aquela que mesmo com um número mínimo de profissionais sabe gerir seus processos com o mínimo de recursos, porém com alta eficiência e assertividade, e com isso, seus resultados são bem produtivos.

Os desafios das corporações, no que se refere a gestão profissional, é saber captar os colaboradores com maiores habilidades e perceber quais são as melhores tendências digitais para que a equipe desempenhe bem o seu papel.

Continue a leitura e entenda mais sobre a equipe enxuta. Acompanhe!

Mais eficiência na comunicação

A comunicação interna é um dos segredos da produtividade das grandes empresas. Na verdade, a comunicação entre os colaboradores têm diversos resultados positivos, como engajar, motivar, exemplificar, e tornar os processos bem ágeis. Empresas que têm uma cultura de feedback bem definida, faz com que cada funcionário atente-se para essa prática. 

Quando a comunicação é eficiente, as perguntas e as respostas acontecem de maneira muito rápida, e com isso, tudo é solucionado com muita celeridade. O resultado dessas ações é o reconhecimento dos trabalhos da equipe, maior satisfação dos clientes e crescimento do negócio.

Menos burocracia

A parte burocrática das organizações são processos essenciais e que vão estar sempre presentes, isso é fato. No entanto, diante tantas ferramentas modernas, essas condições de trabalho podem ser otimizadas de forma significativa. Um time enxuto, dá valor a pequenos espaços de tempo, fazem dele uma solução bem expressiva e que impacta grandiosamente a empresa. Ela entende copiosamente que o tempo é precioso para promover produtividade.

Empresa com esse perfil percebe que obter ferramentas tecnológicas inovadoras é a solução para desenvolver ainda mais a gestão de pessoas e melhorar a performance dos seus colaboradores. Ao otimizar os processos, os profissionais aproveitam mais o tempo disponível para realizar outras atividades que também são indispensáveis para o crescimento do negócio, como os planejamentos estratégicos. 

Ao adquirir um software específico para a área de atuação, é possível encontrar as funções essenciais que possibilitam realizar todas as fases do serviço de maneira acelerada e correta.

Gestão mais assertiva

Quando uma empresa tem uma equipe enxuta, até mesmo a forma de gerir o setor torna-se muito mais facilitada e assertiva. Sendo assim, a visão do que é necessário realizar fica mais clarificada, e com isso, a gestão torna-se mais fortalecida e os resultados são bastante positivos. Portanto, algumas iniciativas podem ser executadas.

Defina os objetivos

Os objetivos são a meta que a empresa pretende alcançar em determinado espaço de tempo. À vista disso, cada departamento da organização deve fazê-lo por meio de um planejamento bem estratégico. Pois, é a partir desse norteamento que todos os procedimentos irão acontecer, sendo assim, é necessário que a equipe tenha foco no objetivo principal, como também, nos secundários.

É fundamental que cada membro do time conheça esse objetivo e sejam orientados para trilhar os melhores caminhos para realizá-lo. Quando essas informações são bem explanadas, ocorre menor possibilidade de desvio do que foi proposto. Vale entender que é possível ter uma equipe enxuta, seja qual for o tamanho da instituição, o segredo está em realizar uma boa gestão e as ferramentas corretas para que cada colaborador possa otimizar as suas atividades e executá-las com uma performance potencializada.

Quando a equipe é apoiada por meio desses recursos, é quase impossível observar procrastinação, turnover, absenteísmo, desmotivação e outros fatores que levam a resultados negativos. Ao ter esse suporte, os objetivos secundários vão sendo conquistados gradativamente diariamente, ao ponto de serem concluídos dentro do prazo estabelecido.

Faça a integração dos departamentos

Nenhum setor se desenvolve sozinho dentro de uma empresa, não é mesmo? É fundamental que os setores e os colaboradores estejam com a mesma sinergia e muito bem alinhados para que os processos sejam aprimorados constantemente. 

Essa relação deve acontecer entre os membros do próprio setor, como também, com os profissionais de outros departamentos, pois eles também são responsáveis por iniciativas e decisões ágeis. Até porque, em muitas empresas, um setor depende da definição de outro para dar prosseguimento em determinadas tarefas.

É um misto de individualidade e sociabilidade que resulta em um todo, e esse todo deve ser o mais produtivo possível. Em conformidade com esse entendimento, é imprescindível que os gestores maiores, em atendimento a visão dos diretores de cada departamento, tomem iniciativas para implementar ferramentas que melhor atendam a esse perfil de trabalho.

Identifique e elimine processos repetitivos

O papel dos gestores de cada setor das empresas é observar como os trabalhos estão sendo e o tempo estimado para isso. Informações como planejamento, como os processos funcionam e a responsabilidade de cada equipe e colaborador, ajudam a entender sobre as atividades de rotina.

Ao fazer uma avaliação minuciosa é possível perceber alguns tipos de gargalos, dentre eles os processos repetitivos. Quando a repetição acontece com frequência, fica claro que alguns recursos estão sendo desperdiçados, como tempo e outros elementos, aqui podemos citar, até mesmo o desgaste humano. A percepção desses entraves ajudam o gestor a encontrar novos caminhos para solucionar o que está ocasionando essas problemáticas.

Use tecnologias

Podemos afirmar que diante de tanto avanço tecnológico e de como as funções das ferramentas têm passado por aprimoramentos, elas são as melhores soluções para o desenvolvimento dos empreendimentos . Adquirir um recurso tecnológico para potencializar os trabalhos das equipes é a maior estratégia para construir uma equipe enxuta e totalmente alinhada às expectativas da empresa.

Por meio desses mecanismos, além de minimizar o desperdício do tempo e dos trabalhos de repetição, investir na ferramenta correta e com todas as funcionalidades necessárias para cada fase dos processos, o setor torna-se um grande potencial em meio aos seus concorrentes.

Como percebemos ao longo do artigo, ter uma equipe enxuta oferece vantagens que ajudam a empresa a obter grandes benefícios para o negócio. Adotar um sistema de digitalização do RH, auxilia o setor a executar as suas atividades com maior precisão e praticidade. A seleção, admissão e o gerenciamento dos diversos processos que o departamento realiza no dia a dia, tornam-se mais eficazes. Mas para isso, é importante saber escolher um software confiável, seguro e com tecnologia avançada.

Gostou do conteúdo? Então, que tal nos seguir nas redes sociais? Ao fazer isso você vai encontrar muitas informações por lá. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?

Transformação Digital

Como tornar os processos ágeis com a assinatura eletrônica?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais