Voltar para o blog

Quais os benefícios de implantar o RH estratégico na empresa?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 02/08/2022
Quais os benefícios de implantar o RH estratégico na empresa?

Tendências

Já ouviu falar em RH estratégico? É um setor de Recursos Humanos (RH) com uma nova "roupagem". Isso significa que o departamento passa a trabalhar com perspectiva em resultados fundamentados em dados, para gerir melhor os seus processos, e com isso, conquistar objetivos mais produtivos.

Um RH estratégico atua na organização de forma mais abrangente. Ele faz uso de recursos que possibilitam a integração do setor com as diversas áreas da empresa. Com isso, todos os processos de rotina ganham um novo ritmo de trabalho. 

Neste post, você vai conhecer como o setor de RH pode implantar métodos estratégicos e quais os benefícios dessa ação. Confira!

Por que é importante ter um RH estratégico?

Um RH estratégico tem uma nova visão na forma de atuar. Ele entende que é fundamental alinhar os propósitos da instituição aos dos funcionários e, que isso mantém a equipe engajada com os objetivos da empresa. A sua forma de comunicar é de maneira horizontal, por entender que todos os membros da corporação são valorosos para o seu crescimento.

Como implantar um RH estratégico?

O primeiro passo é fazer um planejamento bem definido. É necessário que se entenda que, a implantação de um RH estratégico é formado por um conjunto de práticas e elementos materiais, que somados, levam a receber soluções capazes de potencializar as atividades diárias com maior praticidade. Tudo acontece por meio de uma gestão diferenciada. Para isso, é importante adotar alguns mecanismos, como:

  • análise dos indicadores atuais;
  • definição de objetivos estratégicos;
  • fortalecimento de ações para atração e retenção de talentos;
  • adoção de recursos que melhorem a comunicação interna;
  • introdução de ferramentas tecnológicas;
  • atualização da cultura organizacional;
  • investimento em diversidade de pessoal.

Além de todos esses pontos fundamentais, queremos enfatizar que existem dois recursos que são indispensáveis para realmente transformar um RH tradicional em um RH estratégico bem estruturado. São métodos possíveis, mas que dependem de boas escolhas.

Faça uso de tecnologias inovadoras

Tecnologia é a palavra-chave de desenvolvimento de todos os negócios que desejam realmente se estabelecer muito bem no mercado, é por meio dela que acontece a transformação digital. Mas não é importante apenas inserir qualquer ferramenta tecnológica na empresa. A diferença está em optar pelas mais inovadoras, completas e que possam ser estendidas para toda a organização.

Adote a digitalização de documentos

GED (Gestão Eletrônica de Documentos), já ouviu falar? Dentro de setores que manuseiam práticas burocráticas ele é um “tônico” de transformação. Uma boa gestão documental é composta de documentos digitalizados que facilitam todos os processos do setor de RH e dos outros da organização.

A digitalização de documentos é um método eficaz e seguro para qualquer empresa. O objetivo de digitalizar os registros é transformá-los em formato digital inviolável. Os procedimentos para torná-los digitais são feitos com certificação digital e atendimento às normas do Decreto Federal nº 10.278, de 18 de março de 2020. Em seguida, são colocados em uma plataforma própria na web. 

As informações de um documento digitalizado permite manipulação e indexação para que seja pesquisado a qualquer momento. Esse processo acontece por meio de um programa de reconhecimento óptico de caracteres OCR. O programa usado torna possível o reconhecimento de caracteres de texto de imagens e os transforma em documentos totalmente legíveis.

Quais os benefícios de um RH estratégico?

Quando a implantação do RH estratégico é bem feita, os seus resultados são capazes de impactar todos os processos na organização, e ainda transformar a vida dos profissionais, que são motivados a ser um grupo engajado e forte.

Reduz atividades burocráticas

Com um RH estratégico na empresa, a burocracia dos setores vira coisa do passado. Isso é possível ao ter acesso a documentos totalmente digitalizados e a possibilidade de compartilhá-los entre setores. Além do mais, os registros têm valor jurídico, por ser possível realizar assinaturas digitais. Com esses novos formatos de trabalho, o uso do papel é quase eliminado.

Melhora o clima organizacional

Ao implantar inovações assertivas na empresa o clima organizacional passa por mudanças benéficas e reflete diretamente nas ações dos colaboradores. É perceptível a mudança no nível de motivação, na redução de estresse, trabalho mútuo, descontração saudável no horário de trabalho, agilidade nos feedbacks etc. Os resultados de todas essas e outras atuações é um final de expediente com quase todas as missões cumpridas de forma salutar e eficiente. 

Vale ressaltar que, quando as atividades na empresa são concluídas em menos espaço de tempo, os colaboradores têm mais tempo para investir em sua qualidade de vida, como ter mais tempo no momento do lanche e almoço, para que possa socializar com com seus amigos de trabalho; ficar mais tempo na sala de descompressão etc. 

Agiliza os processos seletivos de talentos

Quando o RH usa estratégias modernas, inovadoras e tecnológicas, o processo de recrutamento e seleção acontece com maior celeridade. O resultado é o preenchimento da vaga com uma pessoa habilitada para o cargo, dessa forma, as atividades voltam ao normal de maneira mais rápida.

Reduz diversos gastos e erros

Uma das funções do RH estratégico é, também, contribuir com a redução de custos no setor. Ao captar os talentos mais adequados para a empresa, reduz a necessidade de investir em novos recrutamentos, contratações e treinamentos para os colaboradores que são inseridos nos setores da corporação.

Um RH estratégico age com muito mais precisão e assertividade, e assim, o índice de erros é quase que totalmente erradicado. Isso faz com que as suas iniciativas tornem melhor o uso do tempo nas atividades e a dinâmica na forma de trabalhar. Sendo assim, as equipes podem produzir mais em menos tempo.

Enfim, é importante ressaltar que, quando o RH estratégico é implementado, as suas mudanças vão muito além do uso das novas tecnologias. Essa modalidade de RH inova também as suas práticas no que se refere ao seu grupo de pessoal, ao investir no bem estar e desenvolvimento dos colaboradores; redução do turnover; nos cuidados com o meio ambiente etc. Tudo isso o torna mais fortalecido para enfrentar a competitividade do mercado.

Gostou de descobrir como tornar um setor de RH estratégico e quais os bons resultados dessa prática? Você pode ficar informado sobre diversos assuntos ao nos seguir nas redes sociais. É possível nos encontrar no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Você sabe como organizar o arquivo permanente de sua empresa?

Organização

Você sabe como organizar o arquivo permanente de sua empresa?
Leia mais
Gestão documental no home office: 4 melhores dicas para fazer

Transformação Digital

Gestão documental no home office: 4 melhores dicas para fazer
Leia mais