Voltar para o blog

Conheça 4 tendências digitais que já são realidade nas empresas

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 25/07/2022
Conheça 4 tendências digitais que já são realidade nas empresas

Transformação Digital

As inovações tecnológicas são criadas com imensa frequência. São elas que ajudam o mercado a ser cada dia mais dinâmico e permeado de ferramentas capazes de transformar os processos de qualquer organização. 

Diante dessa realidade, é imprescindível ficar atento às principais tendências digitais. Notar as novidades no mundo das tecnologias é uma excelente estratégia para potencializar rotinas de trabalho e elevar a produtividade do negócio.

Quer conhecer quais as tecnologias que são tendência no mercado? Continue a leitura para descobrir!

1. Sistemas Autônomos

Os Sistemas Autônomos (AS) são redes ou aglomerados de redes que estão sob uma administração comum, ou seja, são as instituições que têm os seus prefixos próprios de IP. O intuito é fazer o gerenciamento e a troca de tráfego por meio de uma política comum, capaz de definir normas de roteamento para internet.

A web, por exemplo, pode ser entendida como um agrupamento de Sistemas Autônomos interconectados, pois todos os elementos que estão ligados à rede encontram-se interligados indireta ou diretamente ao AS. E mais, cada dispositivo apresenta um IP, que é uma espécie de endereço na web.

Sendo assim, quando o provedor passa a ser um Sistema Autônomo, ele adquire mais autonomia para decidir o que pode ser efetuado com os IPs. Com essa sistemática, fica possível ter um endereçamento portável, um elevado quantitativo de endereços de IPs e alocação de IPs direto para os consumidores. 

Tais normas são a política de roteamento, baseadas em diversos parâmetros que decidem a quem é permitido acessar determinada informação e como isso pode ser feito. O provedor tem total controle sobre o tamanho dos pacotes de uma lista de acessibilidade etc.

2. People Analytics

O People Analytics é uma metodologia eficiente para realizar alguns processos referentes à gestão de pessoas, como armazenamento, organização e análise de informações de uma instituição. Tem como perspectiva ter uma atenção holística diante das atividades e do desempenho de cada funcionário.

Os métodos que podem ser usados para realizar tais ações são a inteligência artificial e o Big Data. Essa forma inovadora de analisar os colaboradores torna o RH estratégico. Isso faz com que os processos fiquem otimizados, eleva a atração de colaboradores e reduz o turnover.

3. Gestão Eletrônica de Documentos

A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) é uma forma de fazer a gestão de arquivos de maneira segura, rápida e eficaz, ao empregar um software. A dinâmica documental de uma empresa, independentemente do seu porte, deve oferecer sempre praticidade. Ao ter os documentos em formato eletrônico, facilita o acesso, fica possível compartilhá-los com outros setores e outras ações que levam ao desenvolvimento da empresa. 

4. Data fabric

Data fabric é uma modalidade de acesso a dados por meio de autoatendimento. Tal recurso tecnológico consegue integrar recursos para gerenciar os dados de maneira mais ampla. A malha de dados fomenta recursos importantes em um ambiente multicloud. 

Essa ferramenta garante a automatização de elementos que possam oferecer dados prontos para melhorar os processos da empresa. Com uma cadeia de dados numerosa, a instituição tem os dados exatos para serem usados na hora adequada.

Agora que já conhece as tendências digitais que existem no mercado, você pode escolher a que mais se adéqua ao seu negócio. Vale reforçar que é possível implementar várias tecnologias na empresa. E mais, mesmo que já empregue alguma, não esqueça que o fluxo de novidades é muito grande e que você precisa estar sempre bem informado. 

Gostou de saber sobre o que há de novo no mercado? Caso você deseje conhecer as tendências tecnológicas, sugerimos que assine a nossa newsletter, assim se mantém atualizado.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais