Voltar para o blog

Gestão de equipe a distância: como manter os resultados positivos?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 14/06/2022
Gestão de equipe a distância: como manter os resultados positivos?

Transformação Digital

Para o bom funcionamento de uma empresa, é importante que o gestor coordene todos os trabalhos realizados dentro do estabelecimento. Contudo, esse monitoramento nem sempre será possível em decorrência de reuniões, viagens de negócios ou home office. Neste caso, para manter o nível de produtividade será necessário preparar-se para trabalhar com as equipes a longa distância.

Embora essa não seja uma tarefa tão complexa, muitos líderes sentem dificuldades para comandar os times de maneira virtual. Porém, se a gestão da equipe a distância for bem planejada pode-se obter excelentes resultados. Basta utilizar as estratégias certas, como construir relacionamentos de confiança, motivar a equipe, manter uma boa comunicação e oferecer feedbacks construtivos.

Deseja descobrir como é possível manter os resultados positivos e ter uma boa gestão de equipe à distância? Continue a leitura!

Qual é a importância de contar com uma boa gestão de equipe a distância?

O excesso de reuniões e de e-mails, o uso de aplicativos de mensagens e as conversas paralelas nos postos de trabalho são fatores que podem prejudicar a produção. O bom gerenciamento de equipes é importante por que visa reduzir conflitos desnecessários entre os membros, elimina e corrige comportamentos e ajuda a encontrar boas práticas para o melhor desempenho de todos.

Portanto, criar estratégias para manter o foco faz com que seja possível a análise de rendimento de cada colaborador. Um bom planejamento possibilita que os gestores de cada setor tenham uma visão ampliada de seus subordinados e trabalhem em torno de suas metas, engajamento e deficiências.

Quais são os processos de RH para manter os resultados positivos?

O sistema home office dá capacidade de construção de relacionamentos. O primeiro passo para trabalhar de forma remota é entender que a ideia não é ruim. Trata-se de uma forma mais prática do que o modelo presencial que já estamos acostumados. Existem fatores positivos que podem fazer os times atuar muito bem. Observe abaixo outras dicas importantes!

Oferecer feedbacks construtivos

Se quiser saber como os seus colaboradores estão se saindo no trabalho é importante fornecer feedbacks construtivos. Com esta prática, o gestor pode vistoriar a produtividade, descobrir suas falhar ou dificuldades e auxiliar a equipe remotamente para que cumpram as suas metas. Os gestores precisam obter e transmitir informações de modo claro e objetivo.

Manter uma boa comunicação

No sistema home office, é relevante fortalecer a comunicação entre os colaboradores e o líder. Quebre as barreiras geográficas que só atrapalham o desenvolvimento da equipe. A empresa precisa explorar vários meios e manter os canais sempre abertos para que o time fique sempre conectado. Essas ferramentas ajudam nas rotinas do dia a dia e tornam o trabalho mais eficiente.

Motivar a equipe

Recomenda-se realizar encontros presenciais de tempos em tempos. Essa união é necessária para que o gestor mantenha os laços fortalecidos com os seus assistentes e examine se tudo está correndo bem. Outro fator importante são as reuniões periódicas, pois elas ajudam a aumentar a interação dos membros, contribuem para auto avaliação, premiações e excelentes resultados.

Construir relacionamentos de confiança

Um gestor a distância não quer dizer um administrador ausente. Os funcionários precisam saber que existe um profissional disposto a ajudá-los a desenvolver o seu trabalho com segurança e boas estratégias. Por isso, esteja sempre pronto a ouvi-los por meio dos meios de comunicação. Utilize ferramentas que facilitem a interação e elimine as falhas pode prejudicar a produtividade de todos. 

Entendeu como fazer a gestão da equipe à distância e manter os resultados positivos? Saiba que os documentos digitalizados são uma excelente solução para equipes em home office, já que otimizam o fluxo de trabalho e melhora significativamente os resultados. Esses arquivos aumentam a produtividade e a eficiência dos colaboradores, bem como auxiliam na redução dos custos. 

Gostaria de saber mais sobre o tema? Então continue lendo e entenda a importância da indexação para a gestão documental

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias

Tendências

Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias
Leia mais
Lei da Digitalização de Documentos: conheça as diretrizes

Legislação

Lei da Digitalização de Documentos: conheça as diretrizes
Leia mais