Voltar para o blog

Design thinking para RH: saiba por que implementar

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 25/02/2022
Design thinking para RH: saiba por que implementar

Transformação Digital

Design Thinking para RH, já ouviu falar? Design Thinking em português quer dizer “pensando em design”. É um método aplicado para fazer uma boa gestão de pessoas e outros interesses do negócio. É uma metodologia criativa direcionada para solucionar problemas de maneira coletiva e colaborativa. 

Esse mecanismo promove a escuta de todos os envolvidos no processo, inclusive os consumidores. Tem como objetivo mapear e mesclar experiências culturais, a visão e as experiências de cada membro para solucionar de forma assertiva qualquer tipo de problema. Conheça mais sobre o assunto!  

Auxilia no recrutamento de talentos

O uso desse recurso torna os processos de gestão de pessoas mais otimizados e abrangentes. Ele tem a capacidade de ajudar as outras áreas da empresa a recrutar talentos com o perfil adequado e intensificar a multidisciplinaridade dos grupos, e com isso intensificar a cultura de inovação. 

Com essas novas práticas, os outros setores, assim como o RH, potencializam o local com inovações e estratégias benéficas para o seu desenvolvimento. Para que isso seja produtivo, é necessário que o funcionário seja reconhecido como agente principal em todos os processos. 

Reflete em toda a organização

Quando o design thinking é bem instalado na empresa, ele apresenta transformações positivas em todos os departamentos da instituição. A primeira modificação observada é na forma como os procedimentos são desenvolvidos. Nesse método, os usuários finais participam do sistema desde o início, e isso é um fator determinante para que o resultado seja intensivamente promissor. E mais, os produtos e serviços entregam resultados pontuais, por formatar equipes fortalecidas, maior engajamento e uma cultura de feedback frequente. 

Promove mentalidade inovadora 

O RH tem papel determinante no implemento dessa metodologia inovadora na organização, juntamente de os outros departamentos, afinal o cerne do Design Thinking são as atuações em conjunto. Por essa razão, é importantes adquirir uma cultura de mentalidade inovadora, dentre elas:

  • comportamentos que promovam crescimento;
  • resiliência às falhas;
  • liderança ativa, inspiradora e renovada;
  • parceria entre setores.

Facilita a solução de problemas complexos

A composição que permeia o Design Thinking, como a combinação de pensamentos criativos, instintivos, analíticos e orgânicos, potencializa os processos quanto a forma de solucionar circunstâncias que levariam um prazo maior a ser finalizado, ou uma maneira menos eficaz de atuação. 

Sendo assim, os gestores e todo o corpo de labuta tornam-se mais capacitados para dar uma finalização positiva aos mais variados problemas complexos. Essas ações intensificam a interrelação entre todos os funcionários, que se tornam uma equipe coesa e resistente para defender a organização em qualquer causa que o mercado apresente. Os profissionais aprendem a operar por meio de controle flexível, para que os resultados sempre entreguem soluções benéficas para a equipe e a instituição.

Como vimos, o Design Thinking para RH é um avanço para a empresa e todos os envolvidos nessa ação. O implemento das etapas são inspiradas no framework básico, e requerem alguns passos importantes, como empatia entre as pessoas, definição do problema, geração de ideias para solucionar as problemáticas, prototipagem no Design Thinking e testagem das soluções por meio de feedbacks.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto que pode transformar o RH das empresas? Confira nossos outros posts sobre RH e veja mais dicas.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias

Tendências

Entenda a importância da sustentabilidade empresarial e quais as ações necessárias
Leia mais
Lei da Digitalização de Documentos: conheça as diretrizes

Legislação

Lei da Digitalização de Documentos: conheça as diretrizes
Leia mais