Voltar para o blog

Design thinking para RH: saiba por que implementar

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 25/02/2022
Design thinking para RH: saiba por que implementar

Transformação Digital

Design Thinking para RH, já ouviu falar? Design Thinking em português quer dizer “pensando em design”. É um método aplicado para fazer uma boa gestão de pessoas e outros interesses do negócio. É uma metodologia criativa direcionada para solucionar problemas de maneira coletiva e colaborativa. 

Esse mecanismo promove a escuta de todos os envolvidos no processo, inclusive os consumidores. Tem como objetivo mapear e mesclar experiências culturais, a visão e as experiências de cada membro para solucionar de forma assertiva qualquer tipo de problema. Conheça mais sobre o assunto!  

Auxilia no recrutamento de talentos

O uso desse recurso torna os processos de gestão de pessoas mais otimizados e abrangentes. Ele tem a capacidade de ajudar as outras áreas da empresa a recrutar talentos com o perfil adequado e intensificar a multidisciplinaridade dos grupos, e com isso intensificar a cultura de inovação. 

Com essas novas práticas, os outros setores, assim como o RH, potencializam o local com inovações e estratégias benéficas para o seu desenvolvimento. Para que isso seja produtivo, é necessário que o funcionário seja reconhecido como agente principal em todos os processos. 

Reflete em toda a organização

Quando o design thinking é bem instalado na empresa, ele apresenta transformações positivas em todos os departamentos da instituição. A primeira modificação observada é na forma como os procedimentos são desenvolvidos. Nesse método, os usuários finais participam do sistema desde o início, e isso é um fator determinante para que o resultado seja intensivamente promissor. E mais, os produtos e serviços entregam resultados pontuais, por formatar equipes fortalecidas, maior engajamento e uma cultura de feedback frequente. 

Promove mentalidade inovadora 

O RH tem papel determinante no implemento dessa metodologia inovadora na organização, juntamente de os outros departamentos, afinal o cerne do Design Thinking são as atuações em conjunto. Por essa razão, é importantes adquirir uma cultura de mentalidade inovadora, dentre elas:

  • comportamentos que promovam crescimento;
  • resiliência às falhas;
  • liderança ativa, inspiradora e renovada;
  • parceria entre setores.

Facilita a solução de problemas complexos

A composição que permeia o Design Thinking, como a combinação de pensamentos criativos, instintivos, analíticos e orgânicos, potencializa os processos quanto a forma de solucionar circunstâncias que levariam um prazo maior a ser finalizado, ou uma maneira menos eficaz de atuação. 

Sendo assim, os gestores e todo o corpo de labuta tornam-se mais capacitados para dar uma finalização positiva aos mais variados problemas complexos. Essas ações intensificam a interrelação entre todos os funcionários, que se tornam uma equipe coesa e resistente para defender a organização em qualquer causa que o mercado apresente. Os profissionais aprendem a operar por meio de controle flexível, para que os resultados sempre entreguem soluções benéficas para a equipe e a instituição.

Como vimos, o Design Thinking para RH é um avanço para a empresa e todos os envolvidos nessa ação. O implemento das etapas são inspiradas no framework básico, e requerem alguns passos importantes, como empatia entre as pessoas, definição do problema, geração de ideias para solucionar as problemáticas, prototipagem no Design Thinking e testagem das soluções por meio de feedbacks.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto que pode transformar o RH das empresas? Confira nossos outros posts sobre RH e veja mais dicas.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais