Voltar para o blog

RH estratégico: guia completo para implementá-lo na empresa

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 14/09/2021
RH estratégico: guia completo para implementá-lo na empresa

Gestão



A função do RH dentro das empresas vem mudando ao longo do tempo, à medida que a alta gestão toma consciência da importância das pessoas para os resultados do negócio. É nesse cenário que o RH estratégico ganha cada vez mais força dentro das organizações.

Ele é capaz de promover benefícios como uma melhor comunicação e aproveitamento dos recursos, trazendo importantes diferenciais competitivos para o negócio. Nesse cenário, investir em ações para que o RH da sua empresa seja cada vez mais estratégico é fundamental para a sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo.

Ao longo desta leitura trazemos um guia completo de RH estratégico para você implementar na sua empresa. Acompanhe!

O que é o RH estratégico?

Podemos entender como RH estratégico o setor que incorpora ações para que os profissionais que fazem parte da empresa enxerguem o departamento como estratégico, já que o mesmo utiliza dados reais para tomar as melhores decisões e, com isso, consegue melhorar seus processos, usando a tecnologia como facilitadora.

Nesse cenário, o RH estratégico consegue integrar pessoas e processos, dando suporte à liderança para o alcance dos objetivos da organização, sendo fundamental para o desenvolvimento, rentabilidade e sucesso da companhia.

Como o RH estratégico se diferencia do tradicional?

Existem diversos fatores que diferenciam o RH estratégico do RH tradicional. Separamos algumas situações a seguir para você acompanhar. Veja!

Burocracia

O excesso de burocracia, com fluxo de comunicação verticalizado e uma gestão autoritária, é uma das principais características do RH tradicional.

O setor que opera com esses padrões lida com um grande volume de papéis e sua relação com o público interno da empresa é altamente rígido.

Nesse cenário, tem dificuldade de encontrar e reter talentos, lida com um alto nível de absenteísmo, além do clima organizacional ser ruim.

Em contrapartida, no modelo de RH estratégico, existe uma forte parceria entre os setores da empresa, e tudo parte da alta gestão, que confere mais liberdade e flexibilidade para os processos.

Diversidade e inovação

Enquanto o RH operacional fica preso a processos rígidos e aos trâmites burocráticos, o RH estratégico atua com a disponibilidade de propor ao seu público de relacionamento novas formas de pensar e ideias inovadoras.

Para isso, avalia cada questão enfrentada pela empresa como única e particular, e é capaz de se relacionar de forma fluida com todas as partes interessadas.

Assim, o RH estratégico entende essas necessidades, e passa a atuar na busca de soluções personalizadas, com o objetivo de aprimorar o negócio rumo às metas estabelecidas.

Melhor comunicação

Como adiantamos, a comunicação no RH tradicional é verticalizada, ou seja, acontece de cima para baixo, sem muito espaço para o diálogo.

Em contrapartida, uma das grandes frentes de trabalho da RH estratégico é promover equipes engajadas e alinhadas com os objetivos organizacionais, e para isso a comunicação é usada como fator fundamental.

Logo, enquanto o discurso do RH tradicional está relacionado intimamente às estruturas rígidas e hierarquias verticais, o RH estratégico atua para promover um ambiente que favoreça a troca de informações, o que colabora para o diálogo e a interação.

Com isso, a empresa fortalece a sua marca empregadora, passa a atrair e a reter talentos, além de aumentar a qualidade de seus produtos e serviços.

Quais os benefícios de ter um RH estratégico?

Como você pode perceber, quando a empresa investe no RH estratégico, ela fica muito mais alinhada com os objetivos comuns às pessoas, que é a interação, socialização e o sentimento de fazer parte.

Com isso, uma série de benefícios são alcançados pelas companhias que aderem ao RH estratégico. Confira!

Comunicação interna aprimorada

Como adiantamos, quando a empresa investe no RH estratégico, a comunicação é realizada de forma mais fluida, o que traz uma série de vantagens para funcionário e empresa.

Isso porque os colaboradores se engajam mais nos desafios organizacionais, os setores se comunicam de forma mais eficiente e o clima organizacional tende a ser positivo, o que confere melhores resultados.

Alinhamento da cultura organizacional

Com uma comunicação eficiente, é natural que a alinhamento da cultura organizacional seja cada vez melhor, colocando todos os públicos de relacionamento da empresa para vivenciar os valores e a cultura organizacional de forma mais natural e também efetiva.

Redução do turnover

Com a comunicação eficiente e a cultura organizacional alinhada aos valores da empresa, o clima organizacional tende a ser mais positivo, promovendo a marca empregadora da companhia.

Com isso, as pessoas tendem a querer permanecer mais tempo na organização, reduzindo as taxas de rotatividade de pessoal.

Aumento do engajamento e a satisfação dos colaboradores

O RH estratégico está sempre atento a promover ações que incentivem o engajamento e a satisfação dos colaboradores. Para isso, investem em ações com a liderança, políticas de feedback e até benefícios para incentivar a motivação do pessoal.

Desenvolve a performance do time

As ações de treinamento e desenvolvimento estão entre os pilares do RH estratégico. Com isso, é possível garantir uma equipe de trabalho alinhada e também preparada para os desafios do mercado.

Como implantar o RH estratégico?

 O primeiro ponto para implantar o RH estratégico é contar com o comprometimento da alta gestão da empresa. Sem isso, as ações tendem a ser frustradas, pois não contará com o apoio necessário para a efetivação dos trabalhos.

O RH estratégico também tem a tecnologia como uma das suas principais aliadas. Isso porque, com ela, é possível otimizar processos e também fazer uma gestão baseada em dados.

Com isso em mente, veja a seguir como implantar o RH estratégico na sua empresa!

Visão de processos

Ter uma visão ampla dos processos da empresa permitirá ao RH estratégico fazer contratações mais acertadas, buscando por profissionais que tenham aderência à cultura organizacional da companhia.

Assim, ao contratar profissionais que estejam mais alinhados com a organização, é possível contar com uma equipe engajada e preparada para buscar os resultados pretendidos, o que também ajuda na retenção de talentos.

Logo, diferentemente do que acontece no RH operacional, no RH estratégico a preocupação não é somente fazer o preenchimento das vagas, mas sim, alavancar o desenvolvimento da empresa.

Trabalhar a análise de dados

A análise de dados do negócio é o que norteia as ações do RH estratégico. Com isso, é possível considerar os dados gerados pela empresa, entendendo de forma mais efetiva quais as necessidades da organização, e quais são os perfis profissionais ideais para cada uma delas.

Dessa forma, é possível afastar a subjetividade das tomadas de decisão, sendo essa uma ação fundamental para estabelecer uma coerência nas atitudes tomadas.

Os recursos que utilizam o Big Data são os mais indicados para fazer a organização dos dados e também propor o direcionando de candidatos mais alinhados com o cargo, o que significa uma importante economia de recursos e tempo para esta demanda.

Integrar a comunicação

Uma das grandes chaves do RH estratégico, além da tomada de decisão baseada em dados, é a comunicação. Isso porque, ela é capaz de integrar pessoas em prol de objetivos comuns.

Para isso, é preciso contar com profissionais de comunicação na companhia para estruturar as demandas, e também alimentar os colaboradores com informações valiosas para o negócio.

As ações de endomarketing podem ser facilitadas pelo setor de comunicação, e atuar em conjunto com o RH estratégico, ajudando a aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Além disso, uma comunicação integrada ainda ajuda na promoção de ações mais efetivas de RH, a exemplo de eventos, treinamentos, encontros e outras ações que tenham como objetivo aproveitar ao máximo as habilidades dos talentos da empresa.

Investir em tecnologias

Para viabilizar as ações do RH estratégico, é preciso investir em tecnologia. Isso porque, é através dela que a gestão poderá embasar as suas decisões, coletando dados e levando em conta tendências e cenários futuros, além de poder analisar históricos referentes às demandas da organização.

O setor de RH também pode contar com a ajuda de ferramentas para auxiliar nas demandas burocráticas, como folha de ponto e folha de pagamento. Com isso, sobra mais tempo para os funcionários do setor atuarem de forma estratégica.

Outra ferramenta muito interessante são os softwares de recrutamento e seleção. Eles são capazes de auxiliar os recrutadores a encontrarem o perfil de candidato ideal, levando em conta ainda o fit cultural com a organização.

Fazer a gestão documental

Fazer a gestão documental é essencial para promover uma maior organização do setor, tirando do ambiente pilhas e mais pilhas de documentos que não são utilizados de forma constante.

Ao promover um ambiente mais limpo e com os recursos tecnológicos disponíveis, a gestão de RH terá mais tempo e foco para pensar nas soluções que verdadeiramente possam contribuir com os resultados almejados pela organização.

Como melhorar os resultados do RH estratégico da empresa?

Após fazer a implementação de todos os processos de RH estratégico, é preciso ficar atento e revisitar as rotinas, em especial aquelas relacionadas à adoção de softwares e análise de dados.

Isso porque, é necessário garantir a atualização das ferramentas, a fim de que elas sejam realmente efetivas, ou seja, tragam os resultados desejados e estejam alinhadas com os propósitos da organização.

Além disso, a proatividade é uma das principais características do RH estratégico, e por isso, é necessário que a gestão se antecipe às demandas, a fim de manter as atividades atualizadas com as demandas de mercado.

Ainda podemos citar a criação de métricas para avaliar o desempenho das ações implantadas. Com isso, é possível mensurar e corrigir as ações, com o objetivo de se alcançar os melhores resultados.

Como vimos, o RH estratégico confere para as empresas importantes diferenciais, que são capazes de promover o negócio, ao mesmo tempo em que torna a empresa um lugar almejado para se trabalhar pelos melhores talentos do mercado.

Se você gostou deste guia sobre RH estratégico, confira também o nosso infográfico sobre os principais documentos de RH.



Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais