Voltar para o blog

Como usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 27/08/2019
Como usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Gestão

O processo seletivo nem sempre é uma tarefa fácil para a equipe de RH. Existem diversas variáveis para analisar e etapas a serem desenvolvidas, influenciando diretamente no sucesso das escolhas. Mas você sabia que é possível usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção dos seus colaboradores? Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo apresentamos tudo o que você precisa saber para usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção de novos talentos do seu negócio. Confira!

O que é a inteligência artificial?

Trata-se de uma potente ferramenta que usa dados e algoritmos para viabilizar e facilitar a tomada de decisões estratégicas de um negócio, ou seja, ela fornece a capacidade das máquinas “pensarem” de forma racional e ordenada. Para que funcione, na prática, é preciso que esses algoritmos sejam alimentados por uma grande quantidade de informações e dados. Assim, o software consegue identificar padrões de comportamento e avaliar as melhores possibilidades de execução de um determinado objetivo. Indo muito além de mais uma ferramenta tecnológica, o sistema pode analisar milhões de dados, classificar informações e aprender a definir as preferências dos usuários.

Como ela pode ser aplicada em diversas atividades?

Existem muitas alternativas possíveis para aplicar a inteligência artificial, seja por meio de atividades comuns da rotina dos consumidores, seja de ações cotidianas de uma empresa, como a gestão de pessoal ou o recrutamento e seleção de colaboradores. No RH, ela pode ser uma importante aliada na construção de um processo seletivo mais otimizado e eficiente. Com isso, além de tornar mais fácil a rotina dos recrutadores, é possível designar a equipe para funções estratégicas nas empresas. A sua aplicação a partir de gamificações, chatbots, assistentes virtuais, aplicativos de prestação de serviço e atendimentos personalizados são uma tendência cada vez mais comum adotada pelas marcas com um diferencial tecnológico.

Quais são os benefícios da inteligência artificial no recrutamento e seleção?

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de contar com essa ferramenta no processo seletivo do seu negócio.

Redução de custos

O uso dessa tecnologia possibilita a redução de custos operacionais de processos de seleção convencional. Isso porque diminuiu a necessidade de etapas presenciais de recrutamento, assim como a de colaboradores adicionais trabalhando em horas extras para suprir a demanda.

Seleção mais eficiente

A partir da IA, a seleção de candidatos que sejam realmente adequados ao perfil e necessidades da sua empresa é muito maior, pois o software consegue analisar os dados de cada um em comparação com o objetivo da vaga. Tudo feito de forma rápida e eficaz.

Aumento da produtividade

Quando usada corretamente, uma ferramenta de IA reduz o tempo de trabalho e o esforço da sua equipe de RH. É o fim das pilhas de currículo e seleções que parecem não terminar nunca, focando os colaboradores em atividades relevantes e, consequentemente, aumentando a sua produtividade. Esses são só alguns exemplos. Com o uso otimizado da inteligência artificial no recrutamento e seleção, é possível acompanhar diversas vantagens significativas que oferecem melhores resultados para o seu negócio em curto, médio e longo prazo. Vale experimentar! Agora que você já sabe como usar essa tecnologia, confira o nosso próximo artigo e descubra quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "eBox Digital celebra 10 anos" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Por que orquestrar dados é diferente de acumular?" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais