Voltar para o blog

Como usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 27/08/2019
Como usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Gestão

O processo seletivo nem sempre é uma tarefa fácil para a equipe de RH. Existem diversas variáveis para analisar e etapas a serem desenvolvidas, influenciando diretamente no sucesso das escolhas. Mas você sabia que é possível usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção dos seus colaboradores? Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo apresentamos tudo o que você precisa saber para usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção de novos talentos do seu negócio. Confira!

O que é a inteligência artificial?

Trata-se de uma potente ferramenta que usa dados e algoritmos para viabilizar e facilitar a tomada de decisões estratégicas de um negócio, ou seja, ela fornece a capacidade das máquinas “pensarem” de forma racional e ordenada. Para que funcione, na prática, é preciso que esses algoritmos sejam alimentados por uma grande quantidade de informações e dados. Assim, o software consegue identificar padrões de comportamento e avaliar as melhores possibilidades de execução de um determinado objetivo. Indo muito além de mais uma ferramenta tecnológica, o sistema pode analisar milhões de dados, classificar informações e aprender a definir as preferências dos usuários.

Como ela pode ser aplicada em diversas atividades?

Existem muitas alternativas possíveis para aplicar a inteligência artificial, seja por meio de atividades comuns da rotina dos consumidores, seja de ações cotidianas de uma empresa, como a gestão de pessoal ou o recrutamento e seleção de colaboradores. No RH, ela pode ser uma importante aliada na construção de um processo seletivo mais otimizado e eficiente. Com isso, além de tornar mais fácil a rotina dos recrutadores, é possível designar a equipe para funções estratégicas nas empresas. A sua aplicação a partir de gamificações, chatbots, assistentes virtuais, aplicativos de prestação de serviço e atendimentos personalizados são uma tendência cada vez mais comum adotada pelas marcas com um diferencial tecnológico.

Quais são os benefícios da inteligência artificial no recrutamento e seleção?

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de contar com essa ferramenta no processo seletivo do seu negócio.

Redução de custos

O uso dessa tecnologia possibilita a redução de custos operacionais de processos de seleção convencional. Isso porque diminuiu a necessidade de etapas presenciais de recrutamento, assim como a de colaboradores adicionais trabalhando em horas extras para suprir a demanda.

Seleção mais eficiente

A partir da IA, a seleção de candidatos que sejam realmente adequados ao perfil e necessidades da sua empresa é muito maior, pois o software consegue analisar os dados de cada um em comparação com o objetivo da vaga. Tudo feito de forma rápida e eficaz.

Aumento da produtividade

Quando usada corretamente, uma ferramenta de IA reduz o tempo de trabalho e o esforço da sua equipe de RH. É o fim das pilhas de currículo e seleções que parecem não terminar nunca, focando os colaboradores em atividades relevantes e, consequentemente, aumentando a sua produtividade. Esses são só alguns exemplos. Com o uso otimizado da inteligência artificial no recrutamento e seleção, é possível acompanhar diversas vantagens significativas que oferecem melhores resultados para o seu negócio em curto, médio e longo prazo. Vale experimentar! Agora que você já sabe como usar essa tecnologia, confira o nosso próximo artigo e descubra quais as vantagens e desvantagens de fazer um recrutamento online.

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais