Voltar para o blog

Como usar entrevista por Skype no processo seletivo? Entenda!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 28/05/2019
Como usar entrevista por Skype no processo seletivo? Entenda!

Gestão

A utilização da entrevista por Skype para realizar o processo de recrutamento e seleção é uma das vantagens do uso de novas tecnologias no ambiente empresarial. Dessa forma, ela é uma conversa realizada entre o recrutador e o candidato por meio da transmissão de vídeos. Essa tendência vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, devido às rotinas cada vez mais intensas. Assim, as empresas perceberam a importância de encontrar novas ferramentas para simplificar o processo seletivo, facilitando tanto a vida do candidato quanto dos profissionais de RH. Quer entender mais sobre a entrevista por Skype? Neste artigo, vamos explicar como ela funciona e quais são as vantagens de implementá-la na sua empresa. Confira!

Como funciona uma entrevista por Skype?

As entrevistas por vídeo funcionam na fase inicial do processo seletivo, não descartando outras ferramentas nas fases seguintes. Confira, abaixo, em quais situações elas são bastante comuns:
  • quando o candidato mora em outra cidade;
  • como uma pré-entrevista para a avaliação dos pontos fundamentais das atividades para qual é candidato a assumir.
Outros pontos devem ser considerados no momento da realização da entrevista, como o ambiente. O local que o entrevistador escolher para usar deve contar com uma boa conexão com a internet, além de ficar distante dos barulhos e ruídos, evitando que causas externas atrapalhem a conversa.

Quais são as vantagens de utilizá-la no processo seletivo?

Os processos de recrutamento e seleção demandam tempo, planejamento e dinheiro, o que nem sempre é possível arcar. O uso dessa ferramenta traz benefícios incríveis ao seu RH, agilizando uma tarefa tão necessária à empresa. Veja as principais vantagens, a seguir!

Agilidade no processo

Com a utilização dos vídeos para realizar as entrevistas iniciais, reduz-se o tempo de duração dos processos seletivos e aumenta-se a precisão da seleção. Assim, a equipe consegue realizar um maior número de contatos por dia e diminuir o tempo gasto com a preparação, já que esse processo tende a ser executado de forma ágil, aumentando a produtividade do setor de RH.

Redução de custos

Além de agilizar e automatizar o processo de recrutamento, a redução dos custos é outro ponto a favor da entrevista por vídeo. Com a utilização de recursos próprios para a execução dessa atividade, proporciona-se segurança, comodidade e economia para a empresa. Além disso, o candidato também é beneficiado com essa metodologia, já que ele não precisará se deslocar até o local.

Maior alcance de candidatos

Às vezes, o candidato perfeito para uma vaga pode morar em outra cidade, e isso não deve ser empecilho para avaliá-lo. Essa é uma das principais vantagens da entrevista por Skype, uma vez que o deslocamento para a região da empresa, apenas para a realização do processo seletivo, pode ser um enorme gasto sem garantia de contratação. Quando essa etapa é feita por vídeo, as duas partes saem ganhando e essas barreiras são ultrapassadas.

Facilidade de integração com softwares

A entrevista em formato de vídeo é facilmente integrada com outros softwares do setor de Recursos Humanos, podendo ser armazenada e compilada em qualquer local. Assim, toda a equipe possui acesso aos dados completos do candidato, administrando tudo no mesmo ambiente, de maneira prática e simples. A otimização do processo de seleção gera agilidade e captação do talento ideal para a vaga oferecida. Como vimos, a entrevista por Skype é uma tendência no mundo corporativo, uma vez que é uma ferramenta extremamente eficaz para a equipe de Recursos Humanos. Vale ressaltar que o olho no olho continua sendo vital para as outras etapas da contratação, pois conhecer o candidato pessoalmente, sentindo o interesse pelo trabalho, sua energia e disposição, facilita na escolha assertiva. Agora que você conhece um pouco sobre a entrevista por Skype, aproveite para saber mais sobre o RH Digital!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Artigo

eBox na Mídia

Artigo "Três principais métodos de armazenagem de dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais
3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades

Segurança

3 tipos de assinatura eletrônica e suas particularidades
Leia mais