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Como é a gestão de pessoas em um processo de home office?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 24/07/2020
Como é a gestão de pessoas em um processo de home office?

Gestão

Cada vez mais frequente nas empresas, o home office é uma modalidade de trabalho em que o colaborador ou profissional contratado exerce suas funções fora do ambiente físico da empresa.

Graças à evolução da tecnologia, esse novo modelo ganhou representatividade, permitindo o contato entre pessoas, mesmo distantes, e tornou-se ainda mais relevante com o atual cenário envolvendo a pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, o maior receio dos gestores é que sua equipe não apresente o mesmo rendimento e diminua a produtividade por estar trabalhando em casa. Para que isso não ocorra, é fundamental fazer um planejamento pertinente às atividades que são executadas pelos colaboradores, além de manter uma comunicação eficiente. 

Quer saber como realizar a gestão de pessoas em home office? Acompanhe nosso artigo!

Como deve ser a gestão de pessoas em um processo de home office?

De modo geral, para alinhar os procedimentos conforme os objetivos da empresa, é preciso manter estruturada a gestão dos colaboradores, que, além de treinamento e desenvolvimento de habilidades, abrange o controle da produtividade e da qualidade do trabalho efetuado.

A gestão de pessoas no processo de home office pode ser desafiadora, uma vez que não há um encontro presencial para manifestar o cuidado com um determinado projeto ou a satisfação relacionada ao serviço bem feito.

Porém, cabe ao gestor adotar algumas regras para orientar os profissionais e definir critérios do fluxo de trabalho, para que o gerenciamento seja mais prático e eficiente. Confira, a seguir, algumas dicas de como gerir a equipe de forma remota!

Oriente sua equipe e desenvolva um cronograma

Primeiramente, os funcionários que estão em home office precisam ter clareza do que é esperado no que se refere as suas entregas no período do afastamento presencial. Isso oferece segurança e transparência no planejamento da rotina de trabalho.

Por isso, é fundamental orientar a equipe e estabelecer um contato constante com os membros. Além disso, desenvolver um cronograma predefinido para reuniões com todos os colaboradores com o intuito de criar momentos de interação, nos quais cada um possa falar sobre a sua experiência. 

Implemente ferramentas online

Existem diversos recursos que permitem o desempenho de atividades de qualquer lugar que podem ser utilizados pelas equipes, como chamadas de vídeo e chat, compartilhamento de arquivos, ferramentas de produtividade, entre outros. Essas ferramentas ajudam no acompanhamento do trabalho e da equipe por meio de uma comunicação interna mais ágil. 

Acompanhe a jornada de trabalho da equipe

A melhor maneira de avaliar o desempenho de uma equipe e o resultado dos processos é por meio do acompanhamento das atividades. Com esse controle, é possível identificar os pontos fortes e o que precisa aperfeiçoar a fim de que os resultados esperados sejam melhores.

O controle pode ser realizado baseado em indicadores e ferramentas de desempenho, por exemplo. Além disso, é fundamental solicitar aos colaboradores o andamento dos relatórios, que determine as metas diárias de trabalho e as entregas feitas.

Invista em feedbacks constantes

Investir em feedbacks é essencial para que a equipe se sinta conectada ao restante da empresa e tenha comprometimento com seus objetivos. Isso permite, também, que os colaboradores fiquem mais motivados e engajados com o trabalho. 

Como a digitalização auxilia a equipe em home office?

Desde o momento em que o home office faz parte da rotina de uma empresa, é necessário disponibilizar ferramentas que possibilitem o acesso aos dados, compartilhamento, armazenamento de informações e interação com os envolvidos.

Todas essas funções podem ser realizadas em tempo real e acessadas de qualquer lugar quando todos os documentos são digitalizados e gerenciados por um software. Isso permite maximizar a produtividade da equipe e evita que os colaboradores levem toda a papelada para casa. Também previne extravios ou perdas, além de ser mais ágil ter todos os documentos digitalizados e indexados.

Por fim, a gestão de pessoas em home office possibilita que a empresa obtenha mobilidade e flexibilidade, para otimizar os processos e obter melhores resultados. É uma alternativa para que os colaboradores realizem suas atividades de onde estiverem, sem perder o desempenho e o seu devido monitoramento. 

Agora que você já conhece a gestão de pessoas em um processo de home office, que tal saber como os contratos digitais podem ajudar em momentos de crise?



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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, desenvolveu expertise em vendas de produtos de tecnologia e serviços. Lidera o time de vendas e marketing da eBox, impulsionando o crescimento e posicionamento da empresa no mercado.

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