Voltar para o blog

RH Digital: o que é e como aplicar?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 25/03/2019
RH Digital: o que é e como aplicar?

Produtividade

As empresas, nas últimas décadas, vêm passando por uma reestruturação na gestão dos seus setores, que eram considerados estritamente como operacionais até passarem a ser vistos como estratégicos. Como aconteceu com a Indústria 4.0, o setor de Recursos Humanos viu uma necessidade de tornar seus processos mais fáceis, práticos e com menor burocracia. Assim, surgiu o RH Digital. Nesse contexto, é comum que os profissionais tenham dúvidas, como: o que é essa reestruturação? Quais são as vantagens dela? Quais ferramentas são utilizadas? Mas não se preocupe! Continue a leitura que vamos explicar tudo sobre o RH Digital. Assim, você poderá começar agora mesmo a planejar a implantação dessa ferramenta na sua empresa!

O que é RH Digital?

Os processos de Recursos Humanos são comumente baseados na percepção dos profissionais, que são pessoas e, portanto, podem apresentar uma visão subjetiva. Além disso, também podem surgir dificuldades para realizar as funções de recrutamento e seleção, acompanhamento do desenvolvimento e treinamento de todos os colaboradores, além de dúvidas sobre como fazer a gestão dos indicadores de desempenho. Com o auxílio da tecnologia, foram criadas algumas ferramentas para facilitar a rotina diária desse setor, tornando-a mais digital.

Quais as vantagens de utilizá-lo?

Como visto acima, essa tendência veio para ficar no mundo dos negócios. Além disso, são várias as vantagens de implantá-la na sua empresa. Confira as principais delas abaixo:
  • otimização dos processos;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos operacionais;
  • melhoria na gestão de pessoas.

Quais ferramentas ajudam a tornar a rotina do RH mais digital?

Existem várias ferramentas capazes de ajudar a rotina do RH já disponíveis no mercado. A seguir, saiba mais sobre elas!

Digitalização de documentos

A primeira estratégia que deve ser adotada é a digitalização dos documentos, ou seja, arquivar os processos físicos em formato digital. Nesse formato, todos os colaboradores poderão ter acesso à papelada em uma simples busca, ficando atualizados sobre o que acontece na organização e tendo os seus processos agilizados.

Ponto eletrônico

O sistema de ponto eletrônico permite a marcação dos horários dos funcionários e a disponibilização, em tempo real, das batidas ocorridas. Além disso, esse sistema conta com o mecanismo de gestão de batidas irregulares, faltas, adicional noturno, afastamentos, hora extra, férias dentre outras informações relevantes para inclusão na folha de pagamento.

Recrutamento digital

O recrutamento e a seleção deixaram de ser os trabalhos mais morosos do setor de Recursos Humanos, pois a utilização das mídias sociais e de aplicativos de mensagens nos processos seletivos gera a redução do tempo.

People Analytics

Essa ferramenta é utilizada para gestão dos colaboradores, pois compila todas as informações do comportamento de cada funcionário. Assim, os gestores conseguem analisar de forma estratégica se determinada pessoa precisa de treinamento, se está desmotivada, entre outros fatores importantes para a tomada de decisões. Vale ressaltar que para isso acontecer é necessário realizar a integração de todas as outras ferramentas utilizadas no dia a dia, como as citadas acima, por exemplo. Como você pôde ver, o RH Digital trouxe várias ferramentas e medidas que podem transformar o seu setor, tornando-o mais produtivo e dinâmico. Então, não deixe sua empresa fora dessa transformação! Agora que você entende o que é RH Digital, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “5 Tendências para o futuro do RH que você precisa conhecer!”. Torne-se um especialista no assunto!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!

Gestão

RH estratégico e gestão de documentos: confira 7 boas práticas!
Leia mais
Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?

Segurança

Qual a importância do acesso seguro a documentos nas empresas?
Leia mais