Voltar para o blog

Anywhere Office: no que consiste esse modelo de trabalho?

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 17/11/2021
Anywhere Office: no que consiste esse modelo de trabalho?

Transformação Digital

Com o avanço tecnológico, é cada vez mais comum que as pessoas usem os dispositivos móveis como forma de realizar suas atividades. Seja por meio do celular ou do computador, você pode realizar tanto tarefas mais simples quanto mais complexas.  

O surgimento da Covid-19 e a subsequente necessidade do isolamento social fizeram com que do dia para a noite milhões de profissionais adotassem o home office em caráter de urgência. E, apesar do susto inicial e dos diversos desafios envolvendo a questão, o trabalho a distância se tornou uma alternativa viável. Como resultado, começou a se popularizar o conceito do Anywhere Office.

Mas, afinal, você sabe o que significa o Anywhere Offíce? Neste artigo, explicaremos o que é esse modelo de trabalho e porque ele se tornou tão importante no cenário atual, destacando o que é necessário para se adaptar a tendência. Acompanhe a leitura!

 

O que é o modelo de trabalho Anywhere Office?

Em tradução literal, o Anywhere office significa “escritório em qualquer lugar”, e é exatamente isso que a ideia propõe: o poder de decisão aos seus colaboradores sobre suas próprias rotinas de trabalho.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo de trabalho flexível que permite que o funcionário trabalhe literalmente de onde quiser — seja na própria empresa, em casa, em coworkings, em um café ou qualquer outro lugar.

Na prática, tudo que você precisa para atuar é um dispositivo para se conectar à equipe, às ferramentas de trabalho e ao ambiente digital, assim como uma boa conexão de internet. Dessa forma, a eficácia do trabalho não é medida por meio das horas dentro em um escritório, mas sim do resultado conquistado.

Com o anywhere office, as empresas dão aos colaboradores mais autonomia para escolherem onde trabalhar, oferecendo máxima autonomia para que eles estejam onde de fato se sentem bem para produzir, estimulando, assim, a criação de uma cultura organizacional mais livre, saudável e inovadora.

No Brasil, o modelo de trabalho ainda está se popularizando entre as empresas, principalmente entre as mais inovadoras, cujas estruturas operacionais nativas já são flexíveis. É o caso das startups, por exemplo.

 

Por que o modelo de trabalho tem grande relevância no cenário atual?

O fato do anywhere office se tornar uma tendência está relacionada com a inserção de modelos de trabalho mais flexíveis no mercado como um todo. Nesse caso, a pandemia serviu como um “empurrão”, agilizando uma transformação que já era esperada em muitas organizações.

Outro fato importante que explica a evolução desse modelo de trabalho, em um contexto mais amplo do que a autonomia de escolha do local onde trabalhar, está na experiência social propiciada. Isso porque, no formato tradicional, o ambiente se torna estático e os hábitos seguem a mesma tendência. 

Porém, quando deixamos de impor essa imobilidade, as atividades são diferentes a cada dia, e isso faz com que os colaboradores também tenham estímulos diferentes, o que possibilita valores imprescindíveis para as empresas nos dias de hoje, como a criatividade e a inovação. 

Além disso, é importante destacar que existem ferramentas tecnológicas que podem tornar esse trabalho ainda mais eficiente, oferecendo todo o auxílio para que as tarefas sejam feitas de forma remota.  

Portanto, podemos dizer que o anywhere office é uma evolução que se destaca em um mundo repleto de transformações digitais. Para as organizações, é uma oportunidade de se adaptar a um modelo de trabalho que oferece excelente resultados. E, para os profissionais, é uma virada de chave que promete ser determinante.

 

Como se adaptar a essa tendência?

Para que o anywhere office funcione bem, é necessário realizar algumas adaptações tecnológicas, operacionais e relacionadas à cultura empresarial e aos hábitos dos profissionais envolvidos. Afinal, a mudança não ocorre simplesmente mandando todos para casa. A empresa precisa fornecer tudo que é preciso para o trabalho acontecer. 

A seguir, separamos algumas dicas de como se adaptar a essa tendência. Confira!

Faça um planejamento

Em um primeiro momento, é preciso entender a melhor maneira de adaptar o fluxo de trabalho da empresa para esse formato. Por isso, a aplicação deve ser planejada devidamente, para que a execução tenha o mínimo de adversidades.

A partir disso, a empresa deve revisar e atualizar todos os procedimentos de trabalho, assim como determinar horários, escolher ferramentas de acompanhando de tarefas e projetos e, por fim, estabelecer juntamente com a equipe todas as regras para a criação do trabalho de modo remoto.

Mude a cultura organizacional

É importante destacar que esse modelo de trabalho é uma cultura organizacional. Afinal, ele representa uma mudança completa de paradigma, que permite uma troca de experiências rica e aumenta a satisfação dos profissionais consideravelmente.

Na prática, a cultura organizacional é fundamental para motivar o time e contribuir para o seu crescimento. Por isso, adotá-la não é impor aos colaboradores que eles comecem a mudar o local de trabalho. Pelo contrário, é conhecer suas particularidades e possibilitar que cada um opte por aquilo que lhe pareça mais favorável no momento.

Portanto, para garantir a produtividade esperada dos colaboradores e gestores, a mudança de cultura deve levar em consideração o perfil desses profissionais, uma vez que cada pessoa se adequa de uma forma, sobretudo se ele já estiver adaptado à estrutura tradicional.

Qualifique as lideranças

De modo geral, os líderes precisam ser capacitados para gerir suas equipes de forma remota, já que nem todas as regras do trabalho presencial se aplicam ao anywhere office. Nesse caso, é importante que os líderes promovam ações que ajudem as equipes a se adaptar ao novo cenário. O primeiro aspecto é deixar todas as regras bem estabelecidas e divulgadas, para que os colaboradores se sintam seguros e amparados.

Facilite o acesso aos dados e informações

Um dos grandes desafios do trabalho remoto é justamente a possibilidade de acessar todos os dados e informações necessárias de qualquer lugar. Embora a tecnologia possibilite a permissividade de dados, é necessário se certificar de que toda a equipe tenha os recursos de que precisam para se conectar e realizar suas funções. A parte estrutural também é uma necessidade para que o anywhere office funcione adequadamente.

Automatize os processos

A tecnologia é uma aliada indispensável aos colaboradores quando a intenção é adotar o anywhere office. Isso se traduz na utilização de ferramentas que permitem descentralizar o ambiente de trabalho e o acesso a plataformas, sistemas, dados e todo aparato de comunicação.

Para isso, é necessário adotar algumas ferramentas, que facilitam a comunicação e a troca de experiências entre os seus colaboradores de uma forma dinâmica, como sistemas de organização de acervos, gestão de documentos, assinatura eletrônica, admissão digital, entre outros. Assim, com a automação, é possível aumentar a produtividade dos times e melhorar o controle dos gestores.

 

Quais são as estratégias para a adoção do modelo Anywhere Office?

Para que não tenha nenhum tipo de dúvidas, é importante ressaltar que o anywhere office não é igual a home office, como algumas pessoas podem imaginar. O trabalho em casa é apenas uma das modalidades desse modelo de trabalho, que também pode ser executado em espaços de coworkings — modelo que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de um escritório —, na sede da empresa, nos cafés, nas bibliotecas ou onde a pessoa se sentir mais à vontade.

Em outras palavras, o anywhere office é sinônimo de implementar mecanismos e estratégias de trabalho móveis e passar a chamar lugares comuns de escritório. Isso significa que o conceito de escritório se ampliou e pode estar em todo lugar.

Portanto, vale a pena começar a considerar esse formato de trabalho a distância e adequá-lo à realidade da sua empresa. Temos a certeza de que, com um bom planejamento, você conseguirá alcançar bons resultados e aumentar a produtividade da sua equipe.

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha entendido mais sobre o anywhere office e sua importância atualmente. E, se você quer ficar por dentro de mais novidades, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Inscreva-se também no nosso canal do Youtube!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

Confira outros artigos

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos

Gestão

eBox e Ambev, uma parceria que é muito mais que guarda de documentos
Leia mais
Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?

Gestão

Onboarding digital: o que saber sobre a integração de novos colaboradores?
Leia mais