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4 dicas de como fazer holerite digitalmente

Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves 23/02/2022
4 dicas de como fazer holerite digitalmente

Legislação

O holerite é conhecido no Brasil como contracheque. É um documento extremamente importante para a empresa e para os funcionários. Feito de forma exclusiva para cada colaborador, o documento é criado e emitido pelo setor de Recursos Humanos.

O documento especifica o salário e outros ganhos, descontos, impostos debitados etc. Pode ser confeccionado para profissionais liberais e autônomos. Por ser um documento minucioso e resultar de muitos cálculos, é essencial saber como fazer holerite de forma segura. Continue a leitura para conhecer algumas dicas. Acompanhe!

1. Conheça a categoria do funcionário

A primeira atenção que o profissional deve ter antes de iniciar o holerite é identificar qual a categoria do funcionário, por exemplo, comércio, indústria etc. Dar atenção a esse aspecto é indispensável, devido às diferentes categorias terem convenções coletivas diferenciadas. A obrigatoriedade da identificação adequada é importante para que ocorra o cumprimento de regras específicas.

2. Escolha um sistema completo

Para fazer um documento eletrônico de tamanha importância, é imprescindível que você opte por um sistema confiável, seguro, completo e com referências sobre ele. O holerite requer inúmeros cálculos, como horas extras, bônus, comissões e outros que precisam ser bem calculados para evitar problemas com a Justiça do Trabalho. Sendo assim, é importante pesquisar para saber qual é o melhor sistema digital que existe no mercado.  

3. Cheque as informações relevantes

Um dos maiores norteadores para fazer um holerite completo e dentro das normas, é o cartão de ponto do colaborador. É necessário que todas as informações sejam frequentemente observadas. São esses dados que direcionarão os cálculos no que tange às diversas ocorrências laborais mensais na vida do funcionário.

Uma excelente estratégia para facilitar e acelerar os processos é ter uma checklist com diversas informações dos dados fixos de descontos dos funcionários e as categorias diferentes, como vale-alimentação ou vale refeição, plano de saúde, 13º salário, contribuição sindical e outros.

Ao se atentar para os detalhes da folha de ponto, o responsável por criar esse documento, pode evitar transtornos para a organização, independente de qual sistema esteja utilizando. Pois qualquer equívoco no registro pode ocasionar problemas jurídicos futuramente. Caso seja possível, o ideal é fazer uma breve revisão das informações.

4. Fique atento aos cálculos mensais

Vale ressaltar que o holerite pode apresentar mudanças a cada mês, pois em uma instituição corporativa muitos processos são bastante dinâmicos, como o número de horas extras, o índice de faltas e outras ocorrências. A contagem desses acontecimentos devem ser feitas minuciosamente, pois todos os dados devem estar de acordo com o cartão de ponto do colaborador. É importante lembrar que mesmo com uma plataforma de tecnologia de ponta, a inserção dessas informações dependem de eficiência humana.

Portanto, saber como fazer holerite de maneira digital não é uma tarefa difícil quando se tem um sistema que promove uma boa assistência. Para isso, você precisa fazer o cadastro no site, cadastrar a sua empresa, as funções dos funcionários e, em seguida, iniciar o holerite.

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Roberto Gonçalves
Escrito por

Roberto Gonçalves

Conecta tudo e todos dentro da eBox. É especialista em Gestão de Processos Gerenciais e Segurança Cibernética. Vem liderando desafios há pelo menos 20 anos nas empresas mais relevantes do setor.

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