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Turnover: entenda o que é e como ele prejudica a sua empresa!

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 21/02/2019
Turnover: entenda o que é e como ele prejudica a sua empresa!

Produtividade

O turnover, ou taxa de rotatividade de funcionários, é algo intrínseco aos negócios independentemente do setor. É natural que as pessoas eventualmente saiam da empresa, por diversos motivos. Porém, quando isso acontece em excesso, tem impacto na eficiência geral, tanto em nível estratégico quanto no operacional. Compreender os efeitos de altos níveis de perdas de colaboradores é fundamental para melhorar a taxa de sucesso. Então, continue sua leitura para entender melhor!

O que é o turnover?

Em termos matemáticos, o índice de turnover é expresso pela seguinte fórmula: Turnover geral = [(nº de admissões no período + nº de desligamentos no período) / 2] / total de funcionários Ou seja, quanto mais colaboradores a empresa contratar e demitir no período mais alto será o turnover. Porém, não devemos observar apenas o resultado, mas também analisar suas características. Por exemplo, se houve muitas admissões por expansão das operações, pontualmente o índice será alto naquele período, o que não necessariamente indica algo negativo. Além disso, é interessante estudar o segmento de mercado para fazer comparações corretas. Setores como varejo ou construção civil normalmente apresentam índices de turnover historicamente mais altos do que o observado em outras indústrias.

Quais as implicações da alta rotatividade?

Altas taxas de rotatividade podem afetar negativamente uma empresa e seus funcionários de várias maneiras. Com a constante necessidade de contratar e treinar, é fácil desviar-se da verdadeira missão e visão da organização. Ao reter colaboradores, é possível afetar positivamente o resultado final. A rotatividade tem um impacto direto na receita e lucratividade da empresa. Os aspectos que contribuem para isso incluem despesas com treinamento de mão-de-obra, perda de vendas e produtividade. Obviamente, o impacto da receita pode ser muito maior, dependendo da indústria, da posição do funcionário e do salário. Considere, também, os custos em dinheiro e perda de tempo dos processos de seleção, com anúncios e entrevistas. Sem falar nos encargos trabalhistas. O turnover alto afeta também o moral dos funcionários, uma vez que alguns colaboradores ficam sobrecarregados cobrindo aqueles que saíram. Isso sem falar no clima de incerteza que se cria com as constantes saídas. A continuidade desse tipo de ambiente de trabalho pode ocasionar mais dificuldades para a empresa atrair e manter talentos de alta qualidade. Um número baixo de empregados experientes e capazes de dar as respostas que a empresa precisa gera menor produtividade e também uma queda na qualidade. Isso é especialmente verdadeiro em setores onde a repetição tem um papel maior do que a inovação. Esse problema pode ter impacto considerável na satisfação do cliente.

Quais as principais causas?

Diversos fatores podem influenciar no turnover. Podem ser questões externas, como crises econômicas, mudanças de regulações por parte do governo ou movimento de outros players no mercado. É preciso ter ciência dos motivadores e trabalhar nas melhorias. Porém, em muitos casos, a alta rotatividade é influenciada por questões internas das próprias empresas. Por exemplo, em equipes mal gerenciadas e com alta pressão por resultados, é comum observar um alto nível estresse e de carga de trabalho, o que pode resultar em pedidos de saída. Colaboradores também se incomodam com gestores que estabelecem uma comunicação falha e ineficiente, gerando distúrbios que podem motivar demissões. Outro problema comum é quando o recrutamento é mal elaborado, contratando pessoas sem fit com a empresa e que rapidamente saem por não se adaptarem à cultura.

O que fazer para reduzir o turnover?

Para reduzir a taxa de rotatividade, é fundamental investir na criação de uma cultura empresarial alinhada aos objetivos do negócio e que seja transmitida de forma clara aos colaboradores atuais e aos candidatos. É importante também incentivar os feedbacks constantemente, de forma a conhecer os fatores motivacionais e orientar os colaboradores para que façam o que precisa ser feito. Conheça as necessidades e busque atendê-las, sempre que possível. De forma complementar, fortaleça a integração das equipes, propiciando o senso de pertencimento. As pessoas se sentem melhor quando são bem acolhidas e conseguem estabelecer relacionamentos. Vimos quais são os impactos que o turnover pode trazer para a empresa, em diferentes frentes, e possíveis saídas para reduzi-lo. Como o turnover é tratado em sua empresa? Compartilhe conosco as suas impressões a respeito do assunto deixando aqui seu comentário!

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Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

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