Voltar para o blog

O que você precisa para ter mais controle na gestão empresarial?

Marcelo Araújo
Marcelo Araújo 28/08/2018
O que você precisa para ter mais controle na gestão empresarial?

Organização

Ter um bom controle das atividades de gestão empresarial é essencial. Na prática, porém, as dificuldades fazem que essa tarefa nem sempre seja simples. Por isso é importante investir em conhecimento e ferramentas que ajudam a implantar uma administração com foco em processos e procedimentos. Neste post, destacamos o contexto da boa gestão empresarial e apresentamos algumas formas de como obter mais controle e visibilidade no exercício dessa prática! Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é gestão empresarial?

É a aplicação de técnicas orientadas a administração, estruturação e controle de processos e projetos desenvolvidos em uma instituição. Em outras palavras, é a forma utilizada para que o negócio possa acontecer de fato. A gestão empresarial envolve diversos subsistemas administrativos, como marketing, recursos humanos, finanças e produção. Por sua complexidade, ela tem sido alvo de estudos e análises desde que passamos a entender o que é uma empresa. Há uma infinidade de técnicas e ferramentas de gerenciamento em uso em corporações de todo o mundo. Os conceitos são revistos e atualizados para possibilitar novas formas de organizar o trabalho, de ser mais produtivos e de oferecer mais valor para os clientes.

Como fazer a gestão empresarial com efetividade?

Para que a administração de um negócio ocorra de forma a otimizar o uso de recursos e obter o retorno esperado pelos acionistas, são necessários alguns cuidados. É muito importante, por exemplo, investir em práticas que permitam dar visão e controle ao funcionamento do todo. O gerenciamento de processos é um dos modos de fazer isso. É um conceito que busca unir a gestão do negócio e a tecnologia da informação para melhorar os resultados globais. Isso é feito por meio do aperfeiçoamento dos processos de rotina, aqueles que se repetem no dia a dia e que sustentam a produção ou a prestação de serviços. Há uma série de iniciativas que podem ajudar nesse sentido. Apresentamos algumas delas a seguir. Acompanhe!

Estabeleça métricas

Uma das práticas mais recomendadas para melhorar a gestão empresarial é mensurar os resultados. Para tanto, é importante definir indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators - KPIs) para cada um deles, tanto nas fases intermediárias quanto para medir a produtividade final. Dessa forma, é possível expressar, matematicamente, o nível de desempenho do negócio. Por meio dos KPIs, os gestores podem analisar e avaliar determinadas ações que afetam diretamente o funcionamento da empresa. É importante que eles sejam de fácil apuração e possam ser entendidos por todos.

Faça o processamento de documentos

Um bom gerenciamento de informações é fundamental para a gestão como um todo. Quando os documentos não são mantidos da forma correta, inúmeros problemas podem acontecer. Da simples perda de tempo para levantar dados até aspectos mais complexos, como atraso em tributos ou incapacidade de atender às auditorias. Dessa forma, é importante investir em uma administração profissional. Vale a pena, por exemplo, contar com um parceiro para o arquivamento das informações ou mesmo com a utilização da gestão eletrônica de documentos, que facilita e possibilita inúmeros ganhos de confiabilidade e acessibilidade.

Invista em pessoas

O ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo as de capital intensivo, são as pessoas. Então, é primordial cuidar do desenvolvimento e do bem-estar de cada uma delas, pois são elas que executam as rotinas e promovem as mudanças necessárias para que a organização atinja seus objetivos. Funcionários motivados são umas das chaves para o sucesso da gestão empresarial. É praticamente impossível estabelecer qualquer tipo de controle em um ambiente em que as pessoas não se dedicam ou até mesmo vão de encontro ao que se espera delas. Investir na gestão empresarial pode, sem dúvida, fazer toda a diferença. Quando essas técnicas são implantadas, os resultados passam a acontecer de forma planejada, sem que fiquem sujeitos ao acaso. A boa gestão influencia diretamente a produtividade e a eficiência dos processos. Quer aprender mais sobre as melhores práticas da gestão empresarial? Veja também de que formas a gestão de documentos pode ajudar a otimizar processos!

Gostou? Inscreva-se e receba novidades!

Marcelo Araújo
Escrito por

Marcelo Araújo

Responsável pelo time de vendas e marketing da eBox. Mais de 25 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços.

Confira outros artigos

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?

Gestão

Consultoria documental especializada: como funciona e quais os benefícios?
Leia mais
Artigo

eBox na Mídia

Artigo "OCR e a segurança dos dados" pelo Diretor Comercial da eBox, Marcelo Araújo
Leia mais